A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma questão de representação: idéias para se pensar uma doença

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma questão de representação: idéias para se pensar uma doença"— Transcrição da apresentação:

1 Uma questão de representação: idéias para se pensar uma doença
HANSENÍASE Uma questão de representação: idéias para se pensar uma doença

2 Reminiscências histórico-culturais:
O termo LEPRA > LEPRAE em latim, tem o significado original de DESCAMAÇÃO. No conjunto de idéias sobre a doença estava qualquer delas que causasse danos aparentes na pele.

3 Reminiscências histórico-culturais:
Registros históricos: 4266 a.C. no Egito 500 a 2000 a.C. nos livros sagrados da Índia 1100 a.C. na China Brasil: 1600 , Rio de Janeiro Doença se propaga para Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Maranhão Século VII : endemia, inclusive nos países “frios” da Europa

4 Características históricas:
Antigas civilizações: punição, trajes especiais, segregação. Deformidades + mutilações / ONTEM E HOJE Preconceito e estigma

5 A idéia de degradação A associação das doenças que causavam degradações aparentes na pele com mitos e outros significados, levou a idéia de uma degradação moral.

6 LEPRA A LEPRA É PORTANTO UMA IDÉIA, MUITAS VEZES DESGARRADA DO SIGNIFICADO CIENTÍFICO DA DESCOBERTA DO BACILO QUE ORIGINA A HANSENÍASE E SUAS CONSEQUÊNCIAS. DOENÇAS HOJE CONHECIDAS COMO DIABETES, TODAS AS DOENÇAS DE PELE, OU QUALQUER UMA OUTRA QUE CAUSASSE DANOS APARENTES, ERAM VISTAS COMO LEPRA.

7 Isolamento Desde então os “leprosos” eram privados do convívio social, sendo condenados a ilhas e áreas isoladas onde constituíam colônias. ESTA REALIDADE PERMANECE NO BRASIL E NO MUNDO ATÉ A DÉCADA DE 70, DO SÉCULO XX.

8 No Brasil: 1920: instalação dos leprosários
1940: introdução da sulfonoterapia – TODA A VIDA Década de 60: tratamento ambulatorial 1982: Introdução da PQT

9 Algumas idéias: São Lázaro – ideário cristão
Omulu – dentro das crenças africanas e com significância no sincretismo brasileiro Francisco de Assis – o outro lado da vida Che Guevara – o outro lado do rio

10 Lei 9010 de 29/03/1995: O termo lepra foi substituído por hanseníase ou “mal de Hansen” ( Rothberg)

11 Isolamento x Exclusão social
Passado recente: ISOLAMENTO NAS COLÔNIAS E LEPROSÁRIOS Atualidade: RELAÇÕES DA INCIDÊNCIA DA DOENÇA COM ÍNDICES DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

12 Estigma e Preconceito A história da doença relacionada ao isolamento social e ao abandono e também ao fator da doença ser contagiante, faz com que haja ainda hoje uma resistência, ou no mínimo um ambiente de desinformação generalizada, sobre a doença, gerando consequências concretas de estigma e flagrantes de preconceito contra os pacientes.

13 Uma outra visão de SAÚDE
SUS – Sistema Único de Saúde, preconiza integralidade, equidade, universalidade dos serviços. Uma outra interpretação possível: levar a a saúde para todas as “comunidades” (as áreas isoladas dos serviços básicos como saúde e educação)

14 Eclosão da Cidadania plena e direitos humanos
RELAÇÕES IMPORTANTES Hanseníase > Exclusão social Eclosão da Cidadania plena e direitos humanos


Carregar ppt "Uma questão de representação: idéias para se pensar uma doença"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google