A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Encontro de Diretores das Escolas do Campo Hotel Tauá,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Encontro de Diretores das Escolas do Campo Hotel Tauá,"— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Encontro de Diretores das Escolas do Campo Hotel Tauá, 19 a 22 de agosto de 2013 Qualidade na Educação e na gestão pedagógica das Escolas do Campo: concepções, possibilidades e desafios do Diretor Escolar

2 A qualidade das escolas do campo pressupõe um processo educativo que deve criar oportunidades de desenvolvimento, realização pessoais e sociais e que ofereça atrativos àqueles que nele desejarem permanecer e vencer, superando a idéia de que existe uma superioridade da cidade sobre o campo.

3 3 Um desafio... Os gestores devem conscientizar-se de que seu papel na escola de hoje é muito mais de um LÍDER que de um burocrata. (...) Clóvis R. Santos, exercer liderança educacional numa gestão pedagógica efetiva, pode determinar a diferença entre uma escola estagnada e uma escola em movimento.

4 A liderança é gestão de energia, primeiramente própria e depois dos outros. Drucker Liderança significa responsabilidade: o que eu quero X o que precisa ser feito Popularidade não é liderança. Resultados com foco em pessoas, sim.

5 5 LIDERANÇA ADMINISTRAÇÃO Diz respeito ao enfrentamento da mudança Diz respeito ao enfrentamento da complexidade Estabelece a direção pela:.Definição da visão de futuro.Comunica a visão.Inspira as pessoas a superar os obstáculos Traz ordem e consistência por meio de:.Planos formais.Estrutura e monitoramento de resultados A coisa certaO jeito certo Sucesso da Escola: liderança precisa vir primeiro

6 DESAFIOS Desafio de sustentação de altos níveis de energia Um dos maiores desafios do Gestor Líder é manter a energia e o entusiasmo em alta, incentivar as pessoas para um maior envolvimento, comunicar continuamente os novos sucessos e simultaneamente assegurar o foco claro comum da escola.

7 Os Desafios dos gestores públicos Explorar os limites da liberdade que possuem por meio da criatividade e da ousadia para que possam tomar decisões mais eficazes e fazer a diferença Visão integradora Mobilização da equipe Objetivo comum 7

8 A finalidade de todo o trabalho do Diretor Escolar é garantir que a relação entre ensino e aprendizagem se concretize (...) As questões burocráticas e administrativas são apenas meios para concretizar as propostas pedagógicas. Vitor H. Paro / USP A finalidade de todo o trabalho do Diretor Escolar é garantir que a relação entre ensino e aprendizagem se concretize (...) As questões burocráticas e administrativas são apenas meios para concretizar as propostas pedagógicas. Vitor H. Paro / USP Exigências

9 Cada homem está situado no espaço e no tempo, no sentido em que vive numa época precisa, num lugar preciso, num contexto social e cultural preciso. O homem é um ser de raízes espaço- temporais. Paulo Freire, 1980 Cada homem está situado no espaço e no tempo, no sentido em que vive numa época precisa, num lugar preciso, num contexto social e cultural preciso. O homem é um ser de raízes espaço- temporais. Paulo Freire, 1980

10 Algumas concepções e princípios que devem nortear a Educação do Campo e garantir uma liderança efetiva na Escola Conhecer a história de constituição dos povos do campo e das infâncias, adolescências e juventudes ali presentes Garantir acesso a conhecimentos e habilidades que se constituíram como direitos de aprendizagem para todos os mineiros e brasileiros Abordar no currículo temas relevantes para as comunidades rurais, mas propor também ações concretas para que os alunos possam estender, para além dos muros da escola, suas conquistas e suas aprendizagens

11 Estreitar e valorizar os vínculos dos alunos com a comunidade rural, exercendo papel mais amplo e para além da dimensão estrita do ensino. Definir como ponto de partida da implementação do currículo as experiências sociais das comunidades Construir conhecimentos significativos, valorizando os diferentes saberes do povo do campo, comunidade, família, contribuindo para a identificação cultural, social e política dos alunos. Algumas concepções e princípios que devem nortear a Educação do Campo e garantir uma liderança efetiva na Escola

12 Garantir a ampliação cultural articulada ao fortalecimento da cultura local e à valorização dos saberes da comunidade: centro das intencionalidades de uma educação engajada com os interesses da educação do campo Valorizar o pensamento crítico, a capacidade de pensar e repensar valores, favorecendo a construção de identidades pessoais e sociais compatíveis Utilizar a prática da interdisciplinaridade no desenvolvimento do currículo, em que, a partir de um problema ou tema de interesse dos alunos, diversas áreas do conhecimento são mobilizadas. Algumas concepções e princípios que devem nortear a Educação do Campo e garantir uma liderança efetiva na Escola

13 Não se trata de diferenciar campo e cidade, mas de situá-los desde a história e projeto de vida dos sujeitos, da dinâmica da região, e do funcionamento do país e do mundo. É importante frisar que a educação do campo não propõe um fechamento, ao contrário, quer abrir o mundo, ao novo, a formação dos sujeitos do campo. Silva, Leal e Lima, Pacto/2013 Caderno 2, Educação do Campo Não se trata de diferenciar campo e cidade, mas de situá-los desde a história e projeto de vida dos sujeitos, da dinâmica da região, e do funcionamento do país e do mundo. É importante frisar que a educação do campo não propõe um fechamento, ao contrário, quer abrir o mundo, ao novo, a formação dos sujeitos do campo. Silva, Leal e Lima, Pacto/2013 Caderno 2, Educação do Campo Fortalecer a identidade dos sujeitos do campo é um dos papéis centrais da escola. (...)

14 O aluno no centro de nossas atenções… 14

15 Gestão PedagógicaEixo do trabalho da SEEEixo do trabalho da SREEixo do trabalho da Escola Gestão pedagógica como eixo do trabalho educacional 15

16 O Princípio da continuidade da trajetória escolar do aluno Nosso compromisso ético e social Erradicar a Pedagogia da repetência Instaurar em seu lugar, uma Pedagogia de Ensino Eficaz 16

17 Educação Inclusiva e de Qualidade O desafio da Escola na modernidade ser emancipadora, libertadora e inclusiva recuperar a sua centralidade que é o aluno cuidar e educar o aluno e garantir sua aprendizagem CORRESPONSABILIDADE Sistema Educacional Demais Órgãos Públicos Profissionais da Educação Família Comunidade 17 Sociedade

18 Desafios do Diretor das Escolas do Campo na implementação dos Projetos e Processos Estratégicos da SB Papel de Liderança Papel Político Papel Pedagógico

19 Processo Estratégico: Programa de Intervenção Pedagógica / Ensino Fundamental Liderar todo o processo e, em conjunto com os Especialistas, responsabilizar-se pela implementação do PPP, do Plano de Intervenção Pedagógica e garantir a aprendizagem dos alunos, com foco na sala de aula. Desafios / papel do Diretor Escolar

20 Projeto Estratégico: Reinventando o Ensino Médio Coordenar a implementação das ações do Projeto na escola, articulando ações, acompanhando, avaliando e garantindo a aprendizagem dos alunos. Desafios / papel do Diretor Escolar

21 Projeto Estratégico: Educação em Tempo Integral Garantir a implementação das ações do Projeto na escola, apoiando e articulando com todos os profissionais envolvidos, contribuindo para a formação integral do aluno e o sucesso de sua trajetória escolar. Desafios / papel do Diretor Escolar

22 Processo Estratégico: Gestão do PEP Coordenar e acompanhar a execução do Projeto, apoiando e zelando pela qualidade da aprendizagem e pela regularidade das ações desenvolvidas. Desafios / papel do Diretor Escolar

23 O Maior Desafio do DIRETOR /LÍDER: Usar de sua LIDERANÇA, de seu PODER e de sua AUTORIDADE para gerar, em sua Equipe, o compromisso apaixonado com a aprendizagem efetiva de TODOS os alunos, no TEMPO CERTO. O maior desafio da Escola hoje: superar a NÃO aprendizagem 23

24 -Qualquer um que queira ser um líder entre vocês, deve primeiro ser o servidor. Se você opta por liderar, deve servir. Jesus Cristo

25 Os melhores líderes servidores são aqueles que cumprem os compromissos que assumem. James C. Hunter Contem sempre conosco! Muito obrigada! Raquel Elizabete SB / SEE


Carregar ppt "Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica Encontro de Diretores das Escolas do Campo Hotel Tauá,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google