A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conceito e Funções A comunicação é a transferência e a compreensão dos significados, pelo receptor, emitidos pela fonte. O Processo de Comunicação Canal.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conceito e Funções A comunicação é a transferência e a compreensão dos significados, pelo receptor, emitidos pela fonte. O Processo de Comunicação Canal."— Transcrição da apresentação:

1 Conceito e Funções A comunicação é a transferência e a compreensão dos significados, pelo receptor, emitidos pela fonte. O Processo de Comunicação Canal Fonte Receptor Mensagem a ser enviada Codificação da mensagem Mensagem Recebida Mensagem Decodificada Ruido Feedback A comunicação tem quatro funções básicas: controle, motivação, expressão emocional e informação. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

2 Processo Básico de Comunicação
Uma mensagem pode ser transmitida de modo: 1. VERBAL: A comunicação verbal é o modo de comunicação mais familiar e mais freqüentemente usado. Divide-se em: A) VERBAL-ORAL: Refere-se a esforços de comunicação tais como dar instruções a um colega, entrevistar um candidato a um emprego, informar alguma coisa a alguém, e assim por diante.). B) VERBAL-ESCRITA: Refere-se a memorandos, relatórios por escrito, normas e procedimentos. 2. SIMBÓLICA: As pessoas cercam-se de vários símbolos, os quais podem comunicar muito a outras pessoas. O lugar que moramos, as roupas que usamos, o carro que dirigimos, a decoração do escritório e outras coisas mais expressam parte da nossa personalidade. 3. NÃO-VERBAL: A comunicação não-verbal, que se refere à transmissão de uma mensagem por algum meio diverso da fala e da escrita, é uma das facetas mais interessantes da comunicação. Incorpora coisas como o modo com que usamos o nosso corpo, os nossos gestos e nossa voz para transmitir certas mensagens. Linguagem de sinais Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

3 A Comunicação A interação social depende da comunicação, tanto da linguagem quanto de pistas fornecidas pelos movimentos corporais; A linguagem humana é um sistema imensamente complexo, flexível e produtivo, ao contrário do que ocorre com as outras espécies sociais; Estas integram os comportamentos envolvidos em funções sexuais, agonísticas, parentais e cooperativas. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

4 Problemas de Pesquisas sobre Comunicação Não-Verbal
As pessoas quando interagem falam e manifestam uma sequência de movimentos corporais; A paralinguagem é um aspecto adicional da comunicação não-verbal (pausas, gaguejos, repetição de frases, resmungos, suspiros e risos); Para o psicólogo social, o desafio é descobrir: 1. Quanto deste fluxo é comuticativo e quanto é um acompanhamento da fala; 2. Quanto é notado e intepretado pelo receptor e quanto é pretendito pelo emissor; 3. Pesquisas de regularidades de significado. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

5 Comunicação ou Simplesmente Informação
Comportamento comunicativo: refere-se ao comportamento a que o emissor insere uma intenção. Um comportamento é comunicativo na medida em que o indivíduo manipula de maneira deliberada a impressão do observador sobre ele; Para que qualquer ato seja comunicativo deve-se utilizar de um código comum de significado. Comportamento Informativo: refere-se ao comportamento que nos diz algo sobre o estado do indivíduo, que este seja incapaz de esconder ou ao menos não esteja preocupado neste sentido. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

6 Estrutura em Linguagem e Comunicação Não-Verbal
Um dos problemas do estudo do comportamento não-verbal é a identificação de elementos e de regras pelas quais estes elementos se combinam; A comunicação não-verbal pode ser analogamente estruturada, porém os movimentos corporais não ocorrem em sequências de elementos singulares; Não se tem explorado muito a pesquisa psicológica sobre a comunicação. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

7 Comunicação Não-Verbal e Verbal na Administração da Interação Social
Para os psicólogos sociais, os sinais não-verbais têm as funções específicas de regular e “encadear” a interação social, e de expressar emoção e atitudes interpessoais; Consideram ainda que a principal função da linguagem é a comunicação sobre idéias, eventos e coisas não imediatamente presentes. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

8 Normas Culturais e Comunicação Não-Verbal
Existem convenções que regem comportamentos, tais como, gesticular, sorrir, orientação espacial, uso de vestuário e cosméticos, tom de voz, etc, os quais são específicos de cada cultura. Como exemplos podem-se citar: Em países ocidentais, coçar a cabeça é um gesto que se intepreta como a falta de entendimento. Porém, para os japoneses indica ira. O “chifrinho” é utilizado como sinal de boa sorte entre os venezuelanos, como maldição na África e para os italianos significa marido traído. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

9 Comportamento em Público
Estar em público excerce um grande influência sobre o comportamento; Mantemos controle sobre nossas expressões faciais, gestos e posturas faciais; Temos cuidado em manter uma “correta” distância espacial entre nós próprios e pessoas estranhas; Desvios muito ligeiros das “maneiras” normais em público apontam os indivíduos como excêntricos, mas possivelmente perturbados; Sorrir e olhar demais para outras pessoas, gesticular com excessivo vigor, andar batendo os pés com demasiada força. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

10 Administração dos Encontros Sociais
Além dos movimentos oculares e do ajustamento espacial as pessoas usulamente iniciam (e terminam) os encontros com um sorriso; Durante um encontro social ambas as partes fornecem, através de movimentos corporais, expressões faciais e gestos, provas de que estão acompanhando o que se diz; O término de um encontro social envolve uma sequência igualmente complexa de sinais; “Entre pessoas que têm tido alguma experiência de interação mútua, os encontros convencionais terminam frequentemente de modo a dar a aparência de que todos os participantes atingiram, independentemente, o mesmo momento de se afastar.” (Goffman) Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

11 A Comunicação de Atitudes Interpessoais
O movimento de olhos e a direção do olhar assinalam tanto atitudes de afeição como de dominação; Olhar-se mutuamente de forma insistente é interpretado como envolvimento pessoal; Encarar alguém demoradamente enquanto fala é tido como sinal de interesse; Movimento de olhos desempenha papel importante para regular os padrões de falas e comunicar às pessoas suas atitudes recíprocas podendo transmitir atitudes conflitantes. Expressões Faciais Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

12 Informação sobre Estados Emocionais a partir de Pistas Não-Verbais
Durante a interação comunicamos mutuamente importantes atitudes interpessoais; A expressão de emoção através de pistas faciais – Charles Darwin; Existe diferenças entre rostos comunicando emoções e rostos que nos informam sobre um estado emocional; A expressões faciais ocorrem em sequência, em contexto e em conjunto com outro comportamento, isto é, o observador interpretará o estado emocional e outrem a partir de sinais; As expressões emocionais derivam parte de seu significado da sequência em que ocorrem. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

13 Informação sobre Estados Emocionais a partir de Pistas Não-Verbais
A maioria das vezes não estamos conscientes que tentamos avaliar es emoções espontâneas de uma pessoas; As qualidades de voz demonstram informação sobre o estado emocional de uma pessoa; Existem estudos que afirmam que aqueles que são bons na projeção de emoções através da voz são ainda melhores em reconhecê-las na voz de outras pessoas. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

14 Transmissão de Impressões do Eu e do Papel
Uma parte do nosso comportamento não-verbal é dirigida no sentido de administrar os mecanismos de interação social; Outra parte envolve a expressão de atitudes e relações aos nossos parceiros, e ainda outra parte implica a comunicação de estados emocionais; Projetamos uma dada impressão de nós mesmos de várias maneiras; Habilidade de manifestar impressões através da comunicação é essencial para o êxito da cena cotidiana. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

15 Linguagem A linguagem comunica a informação sobre idéias e eventos ao passo que a comunicação não-verbal se ocupa exclusivamente da informação pertinente ao encontro social imediato; Uma das importantes características da linguagem é que serve para a interação social; Geralmente a linguagem é altamente estruturada e inambígua, ao contrário da linguagem não-verbal. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

16 A Escolha em Linguagem Numa comunicação verbal, a escolha da linguagem determina a natueza da ocasião e a relação dos interlocutores, assim como acontece com os sinais não-verbais; Porém, existe um fator adicional que restringe seu uso: Trata-se do tópico e do assunto da comunicação. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

17 Barreiras à Comunicação Eficaz
1. Sobrecarga de Informações: quando temos mais informações do que somos capazes de ordenar e utilizar. 2. Tipos de informações: as informações que se encaixarem com o nosso autoconceito tendem a ser recebidas e aceitas muito mais prontamente do que dados que venham a contradizer o que já sabemos. Em muitos casos negamos aquelas que contrariam nossas crenças e valores. 3. Fonte de informações: como algumas pessoas contam com mais credibilidade do que outras (status), temos tendência a acreditar nessas pessoas e descontar de informações recebidas de outras. 4. Localização física: a localização física e a proximidade entre transmissor e receptor também influenciam a eficácia da comunicação. Resultados de pesquisas têm sugerido que a probabilidade de duas pessoas se comunicarem decresce proporcionalmente ao quadrado da distância entre elas. 5. Defensidade: uma das principais causas de muitas falhas de comunicação ocorre quando um ou mais dos participantes assume a defensiva. Indivíduos que se sintam ameaçados ou sob ataque tenderão a reagir de maneiras que diminuem a probabilidade de entendimento mútuo Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

18 Assertividade Exemplo da empresa de construção civil;
Nota-se que o funcionário não foi assertivo o suficiente para confrontar, expor suas próprias idéias ao seu gerente; Ilustra que a comunicação inadequada, ou falta de assertividade, com colegas de trabalho pode impactar o desempenho da empresa. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

19 Assertividade: Conceitos
É a auto-expressão por meio da qual a pessoa manifesta o que sente e pensa, defendendo seus direitos humanos básicos sem desrespeitar os direitos básicos dos outros; É quando uma pessoa expressa suas próprias opiniões e sentimentos de maneira direta, e em um tom moderado, olho no olho, por exemplo. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

20 Assertividade: Conceitos
A pessoa não-assertiva (muitas vezes percebida como submissa ou passiva) freqüentemente não se manifesta por pensar que o que tem a dizer não é importante ou pode trazer-lhe conseqüências negativas; Já a pessoa assertiva, pode expressar discordância e insatisfação, mas, ao fazê-lo, direciona esses sentimentos ao comportamento ou questão – não à pessoa – e, sem constrangimento ou ansiedade; faz com que esta saiba exatamente o que deseja ou precisa  sem tentar dominar, humilhar ou insultar. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

21 Tipos de Comportamentos
Existem comportamentos: Assertivos; Agressivos; Passivos. Diferenciam-se tanto nos componentes verbais quanto nos não verbais. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

22 Componentes Verbais do Comportamento Assertivo
reflete uma consideração pelos desejos da outra pessoa e pelos próprios desejos, através de uma posição conciliatória, que beneficia parcialmente ambas as partes; expressa expectativas, desejos e sentimentos de forma direta e; é socialmente apropriado. Exemplos de verbalizações: “Penso”; “Sinto”; “Quero”; “Como podemos resolver isso?”; “O que você acha?” Mensagem básica: “Isto é o que eu penso; isto é o que eu sinto; isto é o que eu quero.” Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

23 Componentes Verbais do Comportamento Agressivo
desconsidera os desejos do outro, tentando alcançar os próprios desejos; não costuma envolver expressão direta dos desejos, expectativas e sentimentos; costuma ser socialmente inapropriado. Exemplos de verbalizações: “Você faria melhor se”; “Você deve estar brincando”; “Se você não fizer”; “Você não sabe”; “Você deveria”. Mensagem básica: “Isto é o que eu penso - é um absurdo você pensar diferente; isto é o que eu sinto – seus sentimentos não importam; isto é o que eu quero – o que você quer não é importante.” Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

24 Componentes Verbais do Comportamento Passivo
O comportamento passivo (ou não assertivo): desconsidera os próprios desejos, facilitando a obtenção dos desejos do outro; manifesta falha ou inadequação da expressão dos próprios desejos, expectativas e sentimentos. Exemplos de verbalizações: “Talvez”; “Suponho”; “Me pergunto se poderíamos”; “Você se importaria muito”; “Realmente, não é importante”; “Não se aborreça”. Mensagem básica: “O que quer que eu pense não é importante para você; o que eu sinto não tem importância; e o que eu quero não conta.” Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

25 Componentes Não-Verbais do Comportamento Assertivo
Manifestam-se através de: contato ocular direto; nível de voz compatível com o de uma conversação; fala fluida; gestos firmes; postura ereta; mensagens na primeira pessoa; verbalizações positivas; respostas diretas à situação; mãos soltas. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

26 Componentes Não-Verbais do Comportamento Agressivo
Já no comportamento agressivo: o olhar é fixo; a voz é alta; a fala é fluida e rápida; os gestos são de ameaça; a postura é intimidatória; as mensagens são impessoais. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

27 Componentes Não-Verbais do Comportamento Passivo
Expressam-se através de: olhar para baixo e da esquiva de contato ocular; a voz é baixa e vacilante; os gestos são desajeitados; as mãos costumam se apresentar retorcidas, ocorrendo freqüentemente risos falsos. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

28 Vantagens e limites Assertivo:
Facilita a solução de problemas interpessoais; aumenta o senso de auto-eficácia e a auto-estima; melhora a qualidade dos relacionamentos e a pessoa se sente mais tranqüila; aumenta a auto-confiança e a realização pessoal; reduz a depressão e a ansiedade social. Agressivo: Geralmente gera conflitos interpessoais; perda de oportunidades; dano aos outros; sensação de estar sem controle, auto-imagem negativa; culpa; frustração; tensão; rejeição dos outros e solidão. Passivo: Promove efeitos tais como: conflitos interpessoais; auto-imagem negativa; dano a si mesmo; perda de oportunidades; incontrolabilidade, desamparo e depressão; tensão; solidão. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

29 Comportamentos típicos de uma pessoa assertiva
Diz não ao que não concorda, não pode ou não quer fazer; Expressa sentimentos com facilidade; Fala sobre si própria sem monopolizar; É calorosa com as pessoas de que gosta; Aceita elogios; Expressa elogios sinceramente; Expressa concordância quando necessário; Pede esclarecimentos quando explicações são insuficientes; Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

30 Comportamentos típicos de uma pessoa assertiva
Pergunta por que quando algo não parece razoável; Defende seus diretos; Não justifica todas as suas posições ou sentimentos; Reconhece e verbaliza seus erros quando ocorrem; Pede desculpas quando necessário; Aceita a responsabilidade pela própria vida e pela qualidade dos relacionamentos; Não aceita a responsabilidade pela vida ou qualidade dos relacionamentos de outras pessoas. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

31 Obstáculos à comunicação assertiva
Há três principais obstáculos à comunicação assertiva: (1) Baixa auto-estima, (2) a falta de habilidade em tratar conflitos e (3) falta de habilidade na comunicação verbal e leitura corporal. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

32 A Linguagem Corporal e o que ela Revela
Os movimentos corporais dão pistas sobre as pessoas; Vários traços e emoções são revelados mais claramente por meio de uma combinação de muitos movimentos corporais diferentes, e também do ambiente, da voz e das ações; Porém mesmos movimentos corporais podem ter significados muito diferentes; Dessa maneira, deve-se analisar o padrão completo dos movimentos e não apenas tratá-los de forma isolada. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

33 Arrogância / Humildade
Pessoas arrogantes geralmente: São vaidosas; Gestos amplos e espalhafatosos; Ar afetado; Vangloriam-se; Se entediam facilmente. Pessoas humildes geralmente: Sabem ouvir; Sabem rir de si mesmo; Têm aparência tranquila; Fazem gentilezas; Focam-se nos outros e não em si mesmo. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

34 Uso de Drogas e Álcool Alguns sintomas:
Fala confusa e extremamente rápida; Olhos vermelhos e semicerrados; Alterações de humor; Tremos; Nariz vermelho; Afastamento da atividade social normal; Falta de higiene Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

35 Interesse Sexual ou Romântico
Sinais: Sorriso exagerado; Piscar; Olhar fixamente; Enfeitar-se; Cruzar e descruzar as pernas; Maquiagem exagerada ou perfume excessivo; Tentar ficar sozinho com a outra pessoa; Olhar atentamente de cima a baixo para a outra pessoa; Ouvir atentamente; Vestir-se bem demais para a ocasião. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

36 Suspeita / Descrença Sintomas de suspeita: Sintomas de descrença:
Sobrancelhas franzidas; Piscar de olhos; Tensionamento dos lábios; Sinais de estar absorto nos próprios pensamentos. Sintomas de descrença: Girar os olhos; Balançar a cabeça; Fazer caretas; Sinais de Frustração. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

37 Preocupação Sintomas: Roer as unhas; Torcer as mãos; Tremer;
Inquietação; Esfregar o rosto; Falta de concentração; Passar as mãoes no cabelo. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

38 Confiança e liderança Sintomas: Bons ouvintes; Postura correta;
Boa higiene; Corte de cabelo conservador; Bom contato ocular; Raramente segue algum modismo; Veste-se de modo conservador e adequado à ocasião; Aperto de mão firme; Andar com confiança; Sorriso seguro de si. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

39 Confusão Sintomas: Repetição verbal; Movimento repetitivo;
Pegar alguma coisa e largá-la novamente; Comportamento conflitante ou inconsistente; Sinais de indecisão e frustração Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

40 Defesa e Vergonha Sintomas de Desefa: Sintomas de Vergonha:
Cruzar os braços ou pernas; Cerrar os dentes; Desviar os olhos; Mãos nos quadris; Expiração rápida; Fechar a boca de modo tenso; Se recusar a falar. Sintomas de Vergonha: Riso nervoso; Balançar a cabeça; Evitar o contato ocular; Afastar-se; Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

41 Medo Sintomas: Olhos arregalados; Gritos; Mãoes sobre o rosto;
Ficar paralisado; Rubor; Engolir; Olhar ao redor; Inclinar-se para trás; Tremer; Rigidez ou tensão Andar rapidamente. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

42 Ressentimento Sintomas: Cruzar os braços; Tensionar o corpo;
Fazer caretas; Ficar amuado; Evitar o outro; Sinais de raiva; Olhar para o outro lado. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

43 Surpresa Sintomas: Dar um passo para trás; Boca aberta;
Olhos arregaladas; Dar um salto; Engasgar ou gritar; Esticar braços e pernas. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

44 Tendência a ocultar algo / transparência
Sintomas de tendência de ocultar algo: Murmurar; Maxilar tensionado; Lábios firmemente fechados; Cobrir a boca com a mão; Ombros curvados. Sintomas de transparência: Gostar de interação social; Aperto de mão firme; Sorriso relaxado e caloroso; Contato ocular freqüente e prolongado; Beijar ou abraçar ao cumprimentar. Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre

45 Bibliografia DIMITRIUS, Jo-Ellan. Decifrar pessoas: como entender e prever o comportamento humano. GAHAGAN, Judy. Comportamento interpessoal e de grupo. ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Artigos da internet Apresentação para a disciplina de Fundamentos Psicológicos do Comportamento Humano – 2º Bimestre


Carregar ppt "Conceito e Funções A comunicação é a transferência e a compreensão dos significados, pelo receptor, emitidos pela fonte. O Processo de Comunicação Canal."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google