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Planejando em Conjunto – comissão de pais Metodologia de Ciências Trimestral e Anual Experimentação e sala ambiente Projetos de Aprendizagens Caderno de.

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1 Planejando em Conjunto – comissão de pais Metodologia de Ciências Trimestral e Anual Experimentação e sala ambiente Projetos de Aprendizagens Caderno de Ciências Atividades Extra classe Atitudes e responsabilidades Site de Ciências Autorização de imagem Uso do data show e materiais de impressão Conteúdos mínimos Astronomia – conteúdo mínimo a todos séries/anos Sugerir uma reunião para segundo trimestre

2 Produção Textual & Mapas conceituais e mentaisTextos de leitura e reflexão Show de ciênciasProdução científica Juvenil Atividade interdisciplinar Avaliações (V ou F - site) e Trabalhos Anotações/Diários Participação

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4 Avental Recursos Conservação Cortinas Patrocínio Compromisso Atitude

5 Plano de aula 01 – colagem anotações... Título da proposta: Lendo, escrevendo & Reescrevendo: produzindo cientificamente. Área de conhecimento: Astronomia & Astronáutica Autor da proposta: Prof. Jonas Cordeiro - Ciências

6 Anota ções Agenda de ciências Aula Conteúdo Pesq uisa Trabalhos Diário Pesquisa Anual Criatividade, necessidade e atualidade Grupo de até 4 indivíduos

7 –Ler o texto; –Procurar significados desconhecidos e anotar no caderno pesquisa; –Interpretar, buscando a informação mais importante sobre o texto. Coloque com suas palavras. –Copie frases que achas importantes para a tua argumentação. Toda a frase copiada coloque entre aspas, na qual itálico no computador ou a mão sublinhado. No final das aspas, coloque o nome do autor do texto ou sua fonte; –Copie apenas palavras que explicam a idéia básica do texto; –Repense em outro título que deve ser pequeno, chamativo e que traduz o texto ao lê-lo; –Refaça o texto com suas palavras, a partir de suas anotações (entre 10 a 20 linhas); Coloque as frases copiadas, se necessário, para argumentar a sua opinião. Nessa estrutura não é plágio; –Acrescente bibliografia ao final do texto definindo se for livro (SOBRENOME, Nome. Título. Número Edição: Capital, ano); se computador (SOBRENOME, nome. Título., acessado dia.); –Construa um mapa conceitual com as palavras ; Construa um mapa mental com as frases.

8 UFRGS Salão UFRGS Jovem Inscrição Julho Realização Outubro PUCRS Feira de Ciências da PUCRS Inscrição Setembro Realização Outubro Mostratec A Mostratec Júnior é uma Mostra de Trabalhos do Ensino Fundamental. Inscrição Maio/Setembro Realização Outubro

9 Financio = MEU Metodologia científica Banner 1 integrante acesso a rede Tics Realizo como orientador Inscrição Camiseta opcional Logotipo escola Estrutura A combinar Condução

10 O que é? É uma mostra de trabalhos do ensino fundamental realizada pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil, paralelamente a Mostratec. Destina-se a apresentação de trabalhos de pesquisa em diversas áreas, realizados por estudantes do ensino fundamental do Rio Grande do Sul. A Mostratec Júnior tem por objetivos: - Incentivar a iniciação científica em escolas do ensino fundamental e possibilitar a divulgação dos trabalhos realizados pelos alunos, oportunizando a produção e socialização do conhecimento. - Estimular a imaginação e a curiosidade através da pesquisa, possibilitando o surgimento de futuros pesquisadores. Quem participa? Alunos e professores do ensino fundamental do RS. PAGAMENTO A MOSTRATEC JÚNIOR terá 2 (dois) valores para o pagamento da taxa de inscrição, por pessoa (alunos expositores, orientadores e coorientadores): - o pagamento da taxa de inscrição de R$30,00 dá direito a pasta, camiseta e (5) lanches no período de 20 a 24/10/13; -o pagamento da taxa de inscrição de R$80,00 dá direito a camiseta, pasta, (5)lanches e (5)jantares no período de 20 a 24/10/13.

11 Uso do celular como recurso pedagógico será avisado Conversas e atitudes inapropriadas serão comunicados Temas e trabalhos realizados serão avaliados Provas coladas e refeitas Necessidade de leitura adicionais para argumentação Conservação da sala de Ciências A ajuda do responsável é fundamental e complementar

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13 na qual AUTORIZO como responsável do menor o uso da sua imagem, como fotos, vídeos, áudios e/ou produção científica, na qual será postado as informações, identificando o aluno com sua produção no site liberdadeaaprenderaaprender.weebly.com, divulgação e publicação no facebook Professorjonasshow, no Projeto de Pesquisa vinculado ao Mestrado em Educação em Ciências/2013 e Especialização em mídias na educação/2013, na qual também visará a busca de patrocínios aos projetos desenvolvidos no ano de Saliento que todo participante da Mostratec Junior/Novo Hamburgo, Salão UFRGS Jovem e Feira de Ciências da PUCRS, poderá ter sua imagem vinculada ao evento devido a sua participação, na qual deverá manifestar contra, no momento da coleta de imagem por parte dos organizadores do evento, para a não publicação nos meios científicos Nacionais e/ou Internacionais, caso não deseja a publicação dos mesmos. A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades de forma que a publicação valorize o pesquisador mirim engrandecendo e valorizando o seu potencial de forma positiva, nas mais íntegras das intenções. Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à imagem ou a qualquer outro. liberdadeaaprenderaaprender.weebly.com,

14 O que é o Universo e como ele surgiu ? (Se é que surgiu mesmo!)

15 A Cosmologia é uma sub-área da astronomia que se preocupa com o Universo como um todo. Procura responder como é o Universo, como ele evolui e talvez a mais difícil de todas as questões, como é que o ele surgiu. No passado a Cosmologia estava muito ligada à mitologia, ou à religião. Era natural que para explicar a nossa própria origem ou o nosso próprio futuro precisássemos recorrer à divindades. Hoje a Cosmologia se apóia firmemente em resultados científicos, vindos das mais diversas áreas da ciência, como a Física, a Química e a Matemática. Naturalmente que num terreno tão difícil do conhecimento nossas convicções filosóficas desempenham papel importante e muitas vezes se fundem com nossas interpretações científicas dos fatos.

16 Sexto O universo Planeta Terra, Seres vivos, Água e Ar Equilíbrio e desequilíbrio ambiental Sétimo O universo Planeta Terra Investigação Científica Reconhecendo um ser vivo Origem da vida na Terra Evolução, Biodiversidade e classificação Vírus Reino Protista, Moneras, Fungos, Plantas e Animais Seres vivos e o meio ambiente

17 Fenômenos Geográficos e históricos - Sistema Solar: origem do Universo e a história da Astronomia. Constelações e reconhecimento do céu. Corpos celestes: planetas, satélites, asteróides, cometas, estrelas, galáxias. Conquista do espaço. Fenômenos Geográficos e históricos - Terra: origem, estrutura interna, forma, alterações na superfície, marés, atmosfera, rotação, pólos, equador, pontos cardeais, bússola, dia e noite, horas e fusos horários. Coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão. Lua: fases da Lua, mês e eclipses. Sol: translação da Terra, eclíptica, ano, estações do ano. Fenômenos físicos: força gravitacional e peso. Fenômenos químicos: elementos químicos e origem. Astronáutica: Aviões, Foguetes e Satélites: o que são e para que servem? A atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra. A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais (ex. Voyager). Os foguetes brasileiros. Os satélites meteorológicos e de sensoriamento remoto e suas aplicações. A Estação Espacial Internacional (ISS). O Telescópio Hubble. As instituições brasileiras voltadas ao desenvolvimento das atividades espaciais (AEB, CTA, IAE, INPE e ITA). A Exploração de Marte. Por que o Brasil deve possuir um Programa Espacial? Os foguetes Saturno, Ariane, Soyuz e Próton. Os ônibus espaciais. Fenômenos biológicos: O efeito estufa e o buraco na camada de ozônio. O corpo humano no espaço. Vulcanismo.

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