A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fenícios e Persas. Fenícios Incialmente viviam da prática da agricultura O contato com povos estrangeiros possibilitou a atividade comercial Mercado mediante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fenícios e Persas. Fenícios Incialmente viviam da prática da agricultura O contato com povos estrangeiros possibilitou a atividade comercial Mercado mediante."— Transcrição da apresentação:

1 Fenícios e Persas

2 Fenícios Incialmente viviam da prática da agricultura O contato com povos estrangeiros possibilitou a atividade comercial Mercado mediante o escambo e posterior fabricação e uso de moedas Comércio de madeira, desenvolvimento da construção naval, metalurgia e produção têxtil Com suas idas e vindas ocorre a divulgação da sua cultura. Crescimento de poderosas cidades e formação de poderosas colônias (Cartago, Sicília e Cádiz)

3 Fenícia: Cidades, colônias e rotas comerciais Inexistência de um Estado Unificado Cidades-Estados independentes (TALASSOCRACIA - Estado cujo poder reside especialmente no domínio marítimo) Governo monárquico (REI) ou republicano plutocrático (SUFETAS) (sistema político no qual o poder é exercido pelo grupo mais rico.) Dois Governantes Elite Mercantil

4 Sociedade Ricos mercadores, armadores, sacerdotes, massa popular (trabalhadores livres e escravos) Religião Acreditavam em várias divindades, identificadas com as forças da natureza, (animista) especialmente as que serviam de orientação aos navegadores e aos que garantiam a fecundidade da terra. Baal, deus principal de cada cidade. Decadência A Fenícia foi sucessivamente anexada aos impérios Assírio, Babilônico, Persa e Macedônico. 332 a. C. Alexandre da Macedônia conquistou TIRO. Cartago foi conquistada pelos romanos mediante as Guerras Púnicas séc. III a. C.

5 Persas

6 2000 a.C.: terras do atual Irã foram habitadas pelos medos, que dominaram os persas. De 550 a.C. a 539 a.C.: Ciro, o Grande conquista do reino da Média e unifica os reinos além do domínio da Babilônia, da Fenícia, Síria e Palestina Ampliação das fronteiras do império: conquista da Lídia e das cidades gregas da Ásia Menor Política de respeito às diferenças culturais e religiosas dos povos conquistados, desenvolveu um exército poderoso 525 a.C.: Cambises, filho e sucessor de Ciro, conquista o Egito Após Cambises, o trono foi entregue a Dario I em 522 a.C. considerado um grande estadista e responsável pelo apogeu do Império Persa. Persas

7 Reorganização político-administrativa Divisão das províncias – satrapias (governantes – sátrapas) olhos e ouvidos do rei fiscais Criação do dárico Guerras Médicas Enfraquecimento 330 a.C.: Dario III - desaparecimento do Estado persa, conquistado pelos exércitos de Alexandre da Macedônia Dario I Dárico de ouro do reinado de Dario I ( a.C.) Religião – Zoroastrismo Zend Avesta Ahura-Mazda (masdeísmo) Arimã


Carregar ppt "Fenícios e Persas. Fenícios Incialmente viviam da prática da agricultura O contato com povos estrangeiros possibilitou a atividade comercial Mercado mediante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google