A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que, por quê, porque, porquê

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que, por quê, porque, porquê"— Transcrição da apresentação:

1 Por que, por quê, porque, porquê
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva

2 Por que (Preposição por + pronome interrogativo que)
Usado em interrogativas diretas ou indiretas. Equivale a “por que motivo” ou “por que razão”. Ex.: Não sei por que ele discordou de minhas ideias. Ex.: Por que você não voltou ontem?

3 Por que (Preposição por + pronome relativo que)
Pode ser substituído por “pelo qual”, “pela qual”, “pelos quais”, “pelas quais”. Ex.: Desconheço o motivo por que ele quis partir Ex.: Este é o caminho por que sempre passeávamos.

4 Por que ( preposição por + conjunção integrante que)
Inicia orações subordinadas substantivas cujo verbo ou nome rege a preposição por. A oração subordinada substantiva inteira pode ser substituída por “isto”, transformando porque em por isto. Ex.: Mostrou-se ansiosa por que déssemos a resposta. Ex.: Torço por que venças.

5 Por quê (preposição por + pronome interrogativo que)
Equivale a “por que razão”. Usa-se somente no final de frases. Ex.: O avião não decolou por quê? Ex.: Você não veio por quê?

6 Porque (conjunção coordenativa explicativa)
Equivale a pois. Indica explicação, inicia oração coordenada sindética explicativa. Ex.: Não facilite com esse cão, porque ele é traiçoeiro. Ex.: Venha hoje, porque amanhã viajarei bem cedo.

7 Porque (conjunção subordinativa adverbial causal)
Equivale a “uma vez que”. Inicia oração subordinada adverbial causal. Ex.: Pôde viajar, porque economizou muito. Ex.: Agasalharam-se porque fazia frio.

8 Porque (Conjunção subordinativa adverbial final)
Equivale a “para que”. Inicia oração subordinada adverbial final. Ex.: Não o recrimine porque ele não se sinta inseguro.


Carregar ppt "Por que, por quê, porque, porquê"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google