A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva."— Transcrição da apresentação:

1 POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva

2 Por que (Preposição por + pronome interrogativo que) Usado em interrogativas diretas ou indiretas. Equivale a por que motivo ou por que razão. Ex.: Por que você não voltou ontem? Ex.: Não sei por que ele discordou de minhas ideias.

3 Por que (Preposição por + pronome relativo que) Pode ser substituído por pelo qual, pela qual, pelos quais, pelas quais. Ex.: Desconheço o motivo por que ele quis partir Ex.: Este é o caminho por que sempre passeávamos.

4 Por que ( preposição por + conjunção integrante que) Inicia orações subordinadas substantivas cujo verbo ou nome rege a preposição por. A oração subordinada substantiva inteira pode ser substituída por isto, transformando porque em por isto. Ex.: Mostrou-se ansiosa por que déssemos a resposta. Ex.: Torço por que venças.

5 Por quê (preposição por + pronome interrogativo que) Equivale a por que razão. Usa-se somente no final de frases. Ex.: O avião não decolou por quê? Ex.: Você não veio por quê?

6 Porque (conjunção coordenativa explicativa) Equivale a pois. Indica explicação, inicia oração coordenada sindética explicativa. Ex.: Não facilite com esse cão, porque ele é traiçoeiro. Ex.: Venha hoje, porque amanhã viajarei bem cedo.

7 Porque (conjunção subordinativa adverbial causal) Equivale a uma vez que. Inicia oração subordinada adverbial causal. Ex.: Pôde viajar, porque economizou muito. Ex.: Agasalharam-se porque fazia frio.

8 Porque (Conjunção subordinativa adverbial final) Equivale a para que. Inicia oração subordinada adverbial final. Ex.: Não o recrimine porque ele não se sinta inseguro.


Carregar ppt "POR QUE, POR QUÊ, PORQUE, PORQUÊ Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google