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ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.

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Apresentação em tema: "ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING."— Transcrição da apresentação:

1 ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING

2 MATRIZ BCG A Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pelo Boston Consulting Group para analisar o posicionamento e possibilidades de cada unidade de negócios de uma empresa. A matriz é composta por 4 quadrantes localizados em um diagrama com o eixo "X" representando a participação relativa de mercado da Unidade de Negócios (da maior para a menor) e o eixo "Y" com a taxa de crescimento do mercado em que a unidade atua.

3 PARTICIPAÇÃO RELATIVA
MATRIZ BCG ? Alta TAXA DE CRESCIMENTO DO MERCADO PARTICIPAÇÃO RELATIVA NO MERCADO Baixa Alta Baixa

4 MATRIZ BCG Estrelas – geralmente necessitam de altos investimentos para financiar seu próprio crescimento. Quando o crescimento das estrelas se desacelera, transformam-se em vacas. Vacas leiteiras – produtos que geram bastante caixa, normalmente usado para financiar os altos investimentos dos produtos que precisam de investimento. Pontos interrrogação/crianças-prodígio – exigem alto volume de recursos para manter e, principalmente, crescer sua participação. Podem tornar-se estrelas ou ser descartados. Cachorros/abacaxis – podem gerar recursos para se manter, mas não prometem grandes resultados.

5 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Qualquer produto ou serviço de qualquer natureza obedece a ciclos de maturação bem definidos que vão desde seu lançamento, evoluindo para compreensão e adoção até seu desaparecimento ou substituição. Para simplificar o gerenciamento do portfólio seja de produtos, de serviços ou ambos, o ciclo foi dividido nas seguintes etapas: Ao comportamento de compra no lançamento; À velocidade na adoção; Ao perfil do cliente em cada etapa; À vida útil do produto ou serviço ao longo do tempo.

6 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Todo produto possui um ciclo de vida na organização, mas não se pode saber com certeza quando cada ciclo terminará, o nível de vendas e investimento necessário correspondente. Investmento ($)‏ Vendas Lucros ($)‏ Tempo Crescimento Maturidade Introdução Declínio Desenvolvimento

7 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
A fase Pesquisa e desenvolvimento é caracterizada pelo estudo das necessidades do mercado e do consumidor; pela criação do produto e pelos testes de aceitação antes do lançamento do produto. Nesta fase, salvo para fazer testes não são realizadas campanhas de comunicação.

8 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Na segunda fase, Introdução, ou fase de lançamento do produto, recomenda-se a veiculação de uma campanha de propaganda informando os benefícios do produto. Caso o objetivo de marketing do anunciante seja introduzir seu produto em um novo mercado e ganhar a liderança, provavelmente terá como objetivo de comunicação fazer com que o consumidor mude de outras marcas para a sua. Sua estratégia de comunicação poderá ser, por exemplo, de comparação, ofensiva ou de posicionamento. Em alguns casos, a agência poderá optar por uma campanha de promoções. Além do risco, o custo da campanha é alto; no entanto pode ser vantajosa.

9 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
A fase de Crescimento caracteriza-se pelo estudo de melhorias nos produtos, a busca de novos segmentos, de outros usos, além do estudo do preço praticado. Nessa fase o gerente de produto realiza um estudo para aplicações futuras, enquanto o produto está crescendo. Aqui recomenda-se o que muitos denominam de campanha de sustentação, ou seja, a mesma campanha de propaganda utilizada na fase de lançamento.

10 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
A fase de Maturidade é mais complexa. Há produtos que permanecem indefinidamente nessa fase, como por exemplo Coca Cola. Outros produtos têm seu ciclo de vida predeterminado pela empresa e procuram, nessa fase, tirar o máximo de proveito do produto, ou seja, sua lucratividade. Para que isso aconteça, é preciso não deixar as vendas caírem. Os estudos realizados na fase de crescimento são aplicados, agora, nessa fase de maturidade. Se a empresa decidir por mudanças na embalagem ou no composto do produto, pode optar pela campanha de propaganda. Pode, também, optar pela campanha de promoções, o que a levará a aumentar suas vendas. Outra campanha que pode manter a curva em ascensão, ou pelo estabilizada, é a campanha de incentivo.

11 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Já na fase de Declínio, a empresa tem consciência de que em breve o produto deverá sair do mercado (descontinuado). Dependendo do interesse do anunciante, deve-se optar pela campanha de promoção de vendas. Ao escolher um tipo de campanha, pense sempre no resultado que ela pode proporcionar e compare com os objetivos do anunciante.

12 CICLO DE VIDA DO PRODUTO
Nem todos os produtos possuem o mesmo tipo de curva (em forma de S). Alguns são introduzidos e acabam rapidamente, outros mantêm-se no estágio de maturidade por longo tempo. O CVP pode descrever vários estágios do mercado – a categoria (alimentos congelados), o tipo de produto (refeições familiares) ou a marca (Sadia). O grande desafio do profissional de MKT é prolongar os ciclos de crescimento e maturidade dos produtos. Estratégias de reposicionamento de marca, lançamentos, distribuição, penetração, precificação, promoção etc contribuem para este objetivo.

13 ANÁLISE SWOT STRENGTHS (forças): WEAKNESSES (fraquezas): OPPORTUNITIES
(oportunidades): THREATS (ameaças):

14 ANÁLISE SWOT O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e a tradução para Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

15 ANÁLISE SWOT Ameaças e oportunidades - Uma das partes da análise SWOT é o estudo do ambiente externo à organização em busca de ameaças e oportunidades. Trata-se da análise daquilo que está sempre fora do controle das empresas, mas que é importante de se conhecer e monitorar. Entre as forças a serem consideras estão os fatores demográficos, econômicos, históricos, políticos, sociais, tecnológicos, sindicais, legais, etc...

16 ANÁLISE SWOT Forças e fraquezas - A outra parte da análise SWOT, trata dos pontos fortes e fracos da organização, ou seja de seu ambiente interno. Assim, quando percebe-se um ponto forte, devemos ressaltá-lo ainda mais e quando percebemos um ponto fraco devemos agir para corrigí-lo ou pelo menos para minimizar seus efeitos.

17 ANÁLISE SWOT Strengths - Forças • Habilidades tecnológicas
• Marcas líderes • Canais de distribuição • Lealdade dos clientes • Qualidade da produção • Escala • Gestão • Profissionais

18 ANÁLISE SWOT Weaknesses - Fraquezas • Sem diferenciais
• Marcas frágeis • Controle da distribuição limitado • Produtos não confiáveis • Baixa escala • Gestão limitada • Profissionais despreparados

19 ANÁLISE SWOT Opportunities - Oportunidades • Mudanças de hábitos
• Novos mercados • Avanços tecnológicos • Mudanças de governo • Menos impostos • Mudanças populacionais • Novos canais de distribuição

20 ANÁLISE SWOT Threats – Ameaças • Mudanças de hábitos
• Fechamento de mercados • Avanços tecnológicos • Mudanças de governo • Mais impostos • Mudanças populacionais • Novos canais de distribuição

21 Sistemas de Informação - SIM
O sistema de informação de MKT é constituído de pessoas, equipamentos e procedimentos que reúnem, selecionam, avaliam e distribuem informações necessárias, atuais e precisas para que os profissionais de MKT possam tomar decisões. (Kotler, 1995)‏ É um conjunto formalizado de procedimentos para gerar, analisar, armazenar e distribuir as informações àqueles que tomam as decisões de marketing continuamente. O SIM combina as informações externas com dados internos da organização (relatórios de venda, de faturamento, histórico de preço médio e outros) e concede aos gerentes relatórios e análises estruturadas que contribuirão para a tomada de decisão.

22 Sistemas de Informação
Ger. MKT Analisar Planejar Implementar Controlar Ambiente de MKT Mercados-alvo Canais de MKT Concorrentes Forças do macro-ambiente Identificar necessidades de informação Dados internos Inteligência de MKT Distribuir a informação Análise de informação Pesquisa de mercado

23 Dados Internos Relatórios de venda, distribuição, estoque, cobertura, financeiros etc.... GOALS R$ in millions Y T03 Sales EBIT$M (5.1) Market Share – Value % Shampoo** Sabonete* ** Nielsen (shampoo - mobile year / sabonete– average of the last 4 periods 2002)‏ 2003 MID-YEAR RESULTS LE LE LE3* YTD03** Sales Volume EBIT$M (293) * Le3 – not final number ** June P&L Value Market Share % Y Y YTD03*** Shampoo** ,4 Sabonete* * ,9 *** Nielsen – MJ 2003 data

24 Inteligência de mercado
Informações sobre os concorrentes, tendências de MKT, pesquisa SAC, pesquisa regular (AC NIelsen), boletins econômicos, movimetação do varejo etc.... Exemplo: Relatório regular Ac Nielsen – categoria Chupeta Pacifier – F+D

25 Pesquisa quantitativa
Pesquisa de Marketing Instrumento que liga o consumidor e o varejo ao profissional de MKT através de informações. Essas informaçõe são utilizadas para identificar e definir oportunidades, refinar e avaliar as atividades, monitorar desempenho e conhecer melhor o mercado, o consumidor e a percepção sobre seus produtos. Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa Pesquisa volumétrica Focus-group Elasticidade preço Ad tracking ..... PROCESSO DE PESQUISA Definição objetivos Desenvolvimento plano de pesquisa Coleta de dados Interpretação e análise dos resultados

26 Pesquisa de Marketing OBJETIVO AMOSTRAS TIPOS DE PESQUISA
Identidade da marca, preço, aceitação produto, teste conceito, consumer insight (comportamento, hábitos, aspirações ....) AMOSTRAS Amostra é um segmento da população selecionado para representar a populacão como um todo. Probabilístico – cada membro da população tem uma chance conhecida de ser incluído na amostra. Pesquisadores podem prever o erro. Não-probabilístico – escolha por conveniência ou julgamento do pesquisador. TIPOS DE PESQUISA Observação – observação de pessoas, atividades, reações etc. Levantamento – perguntas diretas ao consumidor (telefone, pessoal, postal ...)‏ Experimentais – definição de variáveis que se quer testar (preço x introdução novo sanduíche, mercado teste, focus group etc)‏


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