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O Modelo de Estudo Classificação das pesquisas conforme o objetivo: indica os objetivos gerais que o autor pretende obter com uma pesquisa – Pesquisa exploratória:

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Apresentação em tema: "O Modelo de Estudo Classificação das pesquisas conforme o objetivo: indica os objetivos gerais que o autor pretende obter com uma pesquisa – Pesquisa exploratória:"— Transcrição da apresentação:

1 O Modelo de Estudo Classificação das pesquisas conforme o objetivo: indica os objetivos gerais que o autor pretende obter com uma pesquisa – Pesquisa exploratória: busca aprofundar o conhecimento sobre determinado tema. – Pesquisa descritiva: analisa as características de determinada população ou a relação entre determinadas variáveis. – Pesquisa explicativa: explica as causas das características de uma população ou das relações entre variáveis. Metodologia1Práticas Profissionais

2 O Modelo de Estudo Classificação da pesquisa quanto aos procedimentos técnicos: busca evidenciar os procedimentos de coleta e analise de dados que serão utilizados. – Pesquisa Bibliográfica: obtém e interpreta dados a partir de trabalhos publicados por outros autores - livros, obras de referencia, periódicos, teses e dissertações. – Pesquisa Documental: obtém dados em documentos - documentos em arquivos, cartas, diários, estatísticas, relatórios de empresas... – Pesquisa Experimental: evidencia a relação entre variáveis por meio da manipulação destas variáveis em experiências controladas. – Pesquisa ex-post-facto: analisa a relação entre variáveis a partir de ocorrências passadas sem o controle do pesquisador. Metodologia2Práticas Profissionais

3 O Modelo de Estudo – Estudo de Coorte: seleciona de um grupo de pessoas com uma característica comum como amostra a ser acompanhada ao longo do tempo. – Pesquisa de levantamento: analisa comportamento dos membros de uma população por meio da interrogação direta à uma amostra de pessoas desta população. – Estudo de campo: estuda em profundidade a estrutura social de uma comunidade por meio da observação direta, entrevistas... – Estudo de caso: estudo exaustivo de um objeto utilizando o maior numero possível de instrumentos de coleta de dados. – Pesquisa ação: busca a solução de um problema da coletividade com o envolvimento ativo do pesquisador. – Pesquisa participante: Busca romper a hierarquia entre o pesquisador e seu objeto, tendo em vista uma ação social transformadora. Metodologia3Práticas Profissionais

4 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Coleta de dados: deve ocorrer após – Escolha e delimitação do assunto, a revisão bibliográfica, a definição dos objetivos, a formulação do problema e das hipóteses e a identificação das variáveis. – Determinação da população, da elaboração de instrumentos de coleta e da programação da coleta e dos dados. Utilizar a Biblioteca, antes da coleta de dados, com a finalidade de: a) buscar subsídios que orientem a escolha e definição do tema de pesquisa; b) saber se o trabalho proposto é original ou repetição; c) conhecer os procedimentos metodológicos utilizados pelos autores consultados; d) buscar a fundamentação teórica que servirá de base à pesquisa; e) possibilitar que a pesquisa realize a sua função de verificar, validar ou ampliar uma teoria. Metodologia4Práticas Profissionais

5 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Etapas da elaboração dos instrumentos de coleta de dados: a) identificar os dados ou as variáveis sobre as quais serão feitas as questões; b) selecionar o tipo de pergunta a ser utilizada face às vantagens e desvantagens de cada tipo, com vistas ao tempo a ser consumido, para obter os dados, tabulá-los e analisá-los; c) elaborar uma ou mais perguntas referentes a cada dado a ser levantado; d) analisar as questões elaboradas quanto à clareza da redação, classificação e a real necessidade; e) codificar as questões para a posterior tabulação e análise com a inclusão dos códigos no próprio instrumento; f) elaborar instruções claras e precisas para o preenchimento do instrumento; g) submeter as questões a outros técnicos para sanar possíveis deficiências; h) revisar o instrumento para dar ordem e seqüência às questões; i) submeter o instrumento a um pré-teste para detectar possíveis reformulações ou correções, antes de sua aplicação. Metodologia5Práticas Profissionais

6 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Instrumentos de coleta de dados: – Entrevista: respondido na presença do pesquisador, usada para amostra pequena e coleta de informações específicas/seletivas. – Formulário: respondido na presença do pesquisador, destina-se a coleta de dados complexos em documentos e arquivos. – Questionário: preenchido pelo informante, mediante orientações escritas, podendo ser enviado pelo correio eletrônico ou postal. – Observação Participante do pesquisador. Escolha dos Instrumentos – Os quatro instrumentos são adequados para coleta de dados em ciências Humanas e Sociais. Ambos tem vantagens e desvantagens. – Recomenda-se o uso de mais de uma técnica, se possível as três, para compensar as desvantagens de cada instrumento. Metodologia6Práticas Profissionais

7 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Cuidados com elaboração das perguntas; – Qualidade dos Instrumentos: Validade: Instrumento adequado que coleta os dados necessários à pesquisa. – Responde questões como: a quem perguntar? O que perguntar? Fidedignidade : Independente de quem o aplique, o instrumento deve apresentar sempre resultados confiáveis e coerentes. Respostas contraditórias serão desconsideradas/descartadas Objetividade / não Tendenciosidade: possuir o mesmo nº de opções de respostas positivas e negativas. – Finalidade e relação das questões com o objetivo da pesquisa. Metodologia7Práticas Profissionais

8 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Exemplo de questões técnicas ( ) muito bom( ) muito importante( ) concordo totalmente ( ) bom( ) importante( ) tendo mais a concordar ( ) ruim( ) pouco importante( ) tendo mais a discordar ( ) muito ruim( ) nada importante( ) discordo totalmente ( ) não sei Exemplo de questões tendenciosas ( ) bom( ) muito bom ( ) ótimo ( ) razoável( ) bom ( ) muito bom ( ) ruim( ) regular ( ) bom ( ) muito ruim( ) ruim ( ) razoável ( ) péssimo( ) muito ruim ( ) ruim Metodologia8Práticas Profissionais

9 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 1 – Perguntas abertas ou livres – Qual o impacto do controle da inflação sobre o setor financeiro brasileiro a curto prazo? – Em que termos é possível explicar a política externa adotada pelo setor automobilístico brasileiro após a abertura de mercado? Questões abertas implicam maior dificuldade na análise dos dados. Metodologia9Práticas Profissionais

10 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 2 – Perguntas fechadas: 2.1 – Fechadas de natureza dicotômicas. – Você é a favor ou contra da nova Lei Seca? ( ) a favor ( ) contra 2.2 – Perguntas mostruário (lista de prováveis respostas) – Qual o fator determinante na elevação da taxa de desemprego no setor industrial paulista? ( ) O processo de reengenharia em grande parte das empresas; ( ) a adoção de uma política de terceirização; ( ) o expressivo investimento em tecnologia; ( ) a necessidade de reduzir custos para ampliar competitividade; ( ) a crise econômica internacional 2.3 – Perguntas de estimulação (ou de avaliação) – Como você analisa os resultados do trabalho realizado pelos estagiários na empresa? ( ) muito bom( ) bom ( ) ruim ( ) muito ruim Metodologia10Práticas Profissionais

11 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 3 – Perguntas semi-abertas (compensar efeitos indesejados de perguntas abertas ou fechadas) – Qual a maior contribuição que a pesquisa pode representar para a sua formação acadêmica? ( ) superar deficiências de cunho teórico, acumuladas no curso, em determinadas disciplinas; ( ) Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes de pesquisador; ( ) ampliar e aprofundar conhecimento na área em que tenho interesse de atuar profissionalmente; ( ) Ter visão de conjunto das diferentes áreas de conhecimento estudadas na graduação de ADM. ( ) Outra alternativa. Qual? Metodologia11Práticas Profissionais

12 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4 – Perguntas, segundo seu objetivo. 4.1 – Questões de fato; (dados sobre o respondente: Faixa etária, sexo, endereço, profissão, faixa salarial) (Ter cuidados para não ferir suscetibilidades). 4.2 – Questões de ação; (identificar atitudes, decisões, opções, ações do respondente): – Qual o perfil dos profissionais que recrutou nos últimos 12 meses? ( ) Especialistas com visão sistêmica ( ) Profissionais polivalentes ( ) Profissionais experientes e atualizados ( ) Profissionais com elevada capacidade de trabalhar em equipe ( ) Profissionais com expressiva experiência internacional. Metodologia12Práticas Profissionais

13 Elaboração de questionário: Tipos e Exemplos 4.3 – Questões de intenção; (conhecer as posturas do individuo em certas circunstancias). – Tendo em vista viabilizar projeto de criação de um novo negócio, para isso pretende: (pode-se indicar mais de uma alternativa). ( ) Especializar-se na área em que deseja investir; ( ) Acumular alguma experiência profissional na área envolvida pelo negócio pretendido; ( ) Identificar agências de financiamento capazes de investir no negócio pretendido; ( ) Identificar um sócio confiável para dividir o sonho de criar um negócio próprio; ( ) Elaborar previamente um plano de viabilidade econômico-financeira do negócio. 4.4 – Questões de opinião. (conhecer valores, impressões, visões e experiências do respondente). – Na sua opinião, quais dos atributos refletem melhor a imagem da montadora de veículos X ? (pode-se assinalar mais de uma opção) ( ) Tradição ( ) Modernidade ( ) Confiabilidade ( ) Segurança ( ) Sofisticação 4.5 – Questões-índice ou teste (obter informações de modo indireto para não suscitar reações negativas no respondente) Metodologia13Práticas Profissionais

14 Coleta de Dados em Pesquisas Descritivas Exercício em sala: – definição do método de coleta de dados para testar a hipótese – coleta dos dados pelo grupo. Metodologia14Práticas Profissionais


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