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Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de Produtos.

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1 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de Produtos

2 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. PESQUISA DE MERCADO Pesquisa de mercado Qualquer esforço planejado e organizado para obter fatos e conhecimentos novos que facilitem o processo de decisão de mercado. Cobra

3 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. O que é marketing?

4 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. O QUE É MARKETING? MARKETING É UM PROCESSO PELO QUAL INDIVÍDUOS E GRUPOS OBTÊM O QUE NECESSITAM E DESEJAM ATRAVÉS DA CRIAÇÃO, OFERTA E TROCA DE PRODUTOS DE VALOR COM OUTROS. KOTLER, Philip. Management Marketing,

5 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. Marketing é a ciência da troca Renato Telles – B2B Marketing Empresarial – Editora Saraiva

6 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. Olhar o mercado com os olhos do mercado. Victor Aguiar

7 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. O profissional de marketing atua em quatro áreas de atividades: Análise de marketing Planejamento de marketing Implementação de marketing Controle de marketing

8 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. PRODUTO – CICLO DE VIDA Vendas Tempo Introdução Crescimento Maturidade Declínio e saturação

9 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc.

10 Para Juran & Gryna (1991) apud Paladini (2000): Qualidade é adequação ao uso. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO (QS) AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO PRODUTO (QP) AVALIAÇÃO DO PREÇO (P) SATISFAÇÃO DA TRANSAÇÃO (TSAT)

11 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. ESPERADO RECEBIDO SATISFAÇÃO DO CLIENTE MAIORMENOR Para Kotler (2001): A satisfação do cliente é função da qualidade esperada em relação a qualidade recebida.

12 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. FATORES QUE INFLUENCIAM A FORMAÇÃO DAS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES COMUNICAÇÃO BOCA A BOCA EXPERIÊNCIA ANTERIOR COMUNICAÇÕES EXTERNAS EXPECTATIVAS DOS CLIENTES

13 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. PESQUISA DE MERCADO - ETAPAS 1) Reconhecimento e formulação de um problema de pesquisa 2) Planejamento da pesquisa 3) Execução da pesquisa 4) Comunicação dos resultados Planejamento da pesquisa Definição dos objetivos Estabelecimento das questões ou das hipóteses Determinação das fontes de dados Determinação da metodologia Cronograma e orçamento Redação do projeto de pesquisa

14 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. PESQUISA DE MERCADO - ETAPAS Tipos de dados PRIMÁRIOS Aqueles que não foram antes pesquisados. Pessoas. SECUNDÁRIOS Aqueles que já foram coletados. Publicações. Métodos de coleta PRIMÁRIOS Comunicação / Observação.

15 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. PESQUISA DE MERCADO - TIPOS 1) PESQUISA EXPLORATÓRIA Indicada quando o pesquisador tem pouco ou nenhum conhecimento sobre o fenômeno. Mattar Métodos Levantamento de fontes secundárias (Levantamentos bibliográficos, documentais, estatísticos e de pesquisas já realizadas) Levantamento de experiências (Pessoas com notório conhecimento) Estudos de casos selecionados Observação informal

16 Prof. Adm. Victor Aguiar, Msc. PESQUISA DE MERCADO - TIPOS 2) PESQUISAS CONCLUSIVAS Possuem objetivos bem definidos, procedimentos formais, são bem estruturadas e dirigidas a solução de problemas ou avaliação de alternativas de cursos de ação. Mattar A) Descritivas MÉTODOS Entrevistas pessoais Entrevistas por telefone Questionários pelo correio Questionários pessoais Observação B) Causais MËTODOS Experimentação Teste de marketing


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