A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente A MESOPOTÂMIA Objetivo: a.Localizar A Mesopotâmia b.Caracterizar as fases da história mesopotâmica c.Identificar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente A MESOPOTÂMIA Objetivo: a.Localizar A Mesopotâmia b.Caracterizar as fases da história mesopotâmica c.Identificar."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente A MESOPOTÂMIA Objetivo: a.Localizar A Mesopotâmia b.Caracterizar as fases da história mesopotâmica c.Identificar aspectos culturais, políticos e econômicos das civilizações mesopotâmicas.

2 Mesopotâmia, em grego, quer dizer entre rios. Era a região entre os rios Tigre e Eufrates. Atualmente a Mesopotâmia abrange parte do Iraque e, desde do neolítico, foi povoada por grupos semitas. A mesopotâmia não possuía proteções naturais como o Egito, cercado de deserto. Ela era rota de passagem que ligava o Oriente e o Mar Mediterrâneo, por isso, constantemente estava ameaçada de invasões.

3 Compunham a Mesopotâmia os seguintes povos: Sumerianos, babilônios, assírios, caldeus ou neobabilonios.

4

5 os sumérios foram os primeiros a se estabelecerem no sul da mesopotâmia entre 3500 e 2500 a.c. povoaram os pântanos entre os rios Tigre e Eufrates. estado: a unidade política era a cidade-estado, onde rei comandava a política, o exército e a religião. o rei era denominado PATESI Patesi: Diz-se de um sumo sacerdote de grande poder, o representante de um deus na terra.

6 O templo funcionava como centro político e religioso e, também, como centro de produção econômica, pois havia nele celeiros e um tipo de banco, onde eram feitos empréstimos e cobranças de tributos. No topo do templo encontrava-se os Zigurates, instalados para observar os astros a fim de prever cheias. Desenvolvimento da Astrologia.

7 ZIGURATE

8 O PRIMEIRO IMPÉRIO BABILÔNICO( a.C.) Localização: Os amoritas, ou babilônios, eram oriundos dos desertos da Arábia e da Síria. Fixaram no norte da Suméria. Fizeram da Babilônia a capital do Império.

9 O Estado e a Sociedade O império alcançou o auge no governo de Hamurábi, em Conquistou a Assíria e a Suméria. Criou um código de leis: Código Hamurábi que era um regulamento baseado em leis consuetudinárias (costumes) e na Pena de Talião (olho por olho, dente por dente).

10 A economia Babilônica: Plantações de trigo, cevada, centeio e gengibre. Um pastoreio para criação de carneiros, bois e cavalos. Artesanato diversificado: produziam vasilhames de pedra, argila e vidro e objetos a base cobre e estanho. Comércio diversificado não monetário, utilizavam o ouro e prata como moeda de troca.

11 Cultura: Código Hamurábi se um filho bater no pai: cortarão a sua mão

12 Os assírios: Localizados no norte da Mesopotâmia Fundaram duas cidades que foram suas capitais: ASSUR E NINIVE.

13

14 ESTADO E SOCIEDADE ASSÍRIA Eram militaristas e praticavam massacres e mutilações nos vencidos, principalmente na época de ASSURBANIPAL. CRIARAM O PRIMEIRO EXÉRCITO PROFISSIONAL DO MUNDO. No Séc. VII conquistaram a Síria, fenícia, palestina (722 a.C.) e Ásia Menor. Assurbanipal dominou a Mesopotâmia em 725 a.C. e o Egito em 668 a 626 a.C.

15 Em 612 a.C. a Assíria foi conquistada pelos Caldeus juntamente com os Medos. Contribuição cultural: Conservaram a cultura mesopotâmica

16 O SEGUNDO IMPÉRIO BABILÔNICO Vitória dos caldeus sobre os assírios fez com a Babilônia voltasse a ser a capital do Novo Império. Destaca-se agora Nabucodonozor (604 a 561 a.C.) 587 a.C. Conquistou Jerusalém- iniciou o cativeiro dos JUDEUS na Babilônia dos ( foi a época Daniel na cova dos leões e Sadraque, Mesaque e Abednego Dn:3:12)

17 A sociedade Mesopotâmica

18 CONTRIBUIÇÕES CULTURAIS DA MESOPOTÂMIA: Criaram a escrita Cuneiforme (caracteres em forma de cunha) gravadas em tábuas de argilas secadas ao sol. Praticavam o sistema numérico sexagesimal: Dividiam o dia em 24 horas, a hora, em 60 minutos e o minuto, em 60 segundos.

19

20 MATEMÁTICA Praticavam o sistema numérico sexagesimal: Dividiam o dia em 24 horas, a hora, em 60 minutos e o minuto, em 60 segundos. LITERATURA: O Mito da Criação, na qual explicavam o mundo como uma criação do deus MARDUK A EPOPEIA de GILGAMÉS: história semelhante à arca de Noé. DIREITO: Código HAMURÁBI

21 Religião: A religião politeísta da Mesopotâmia era imediatista estava ligada á vida e aos bens materiais a fim de beneficiar o homem com colheitas abundantes ou riquezas comerciais.

22 Leiam o quadro comparativo entre a Mesopotâmia e o Egito página 50 do livro 2ª ed. Ano FÁCIL


Carregar ppt "Unidade II – As civilizações Antigas do Oriente A MESOPOTÂMIA Objetivo: a.Localizar A Mesopotâmia b.Caracterizar as fases da história mesopotâmica c.Identificar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google