A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO! DIRETORIA DE ENSINO DE ARÇATUBA E BIRIGUI Supervisores: Jussara, Marcia, Munarin e Rosangela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO! DIRETORIA DE ENSINO DE ARÇATUBA E BIRIGUI Supervisores: Jussara, Marcia, Munarin e Rosangela."— Transcrição da apresentação:

1 CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO! DIRETORIA DE ENSINO DE ARÇATUBA E BIRIGUI Supervisores: Jussara, Marcia, Munarin e Rosangela

2 ABERTURA DO CURSO: Abertura da Dirigente Regional de Ensino DINÂMICA DO LIVRO: Apresentação dos participantes

3 Dinâmica Se você fosse a uma livraria ou biblioteca, qual dos livros disponíveis aqui na sala você escolheria para ler hoje e porquê? Síntese da dinâmica: -Um relator por grupo e; -Apresentação de todos.

4

5 APRESENTAÇÃO DO SECRETÁRIO

6 APRESENTAÇÃO DO CURSO/MATERIAIS

7 CRONOGRAMA DO CURSO MODALIDAD ES ATIVIDADESCARGA HORÁRI A PERÍODOS DE REALIZAÇÃO Encontro Presencial (EP) Encontro Presencial – Imersão24 horas29/04, 05 e 06/05 Videoconferê ncias (VC) VC1 – Módulo 34 horas 20/05 VC2 – Módulo 44 horas AVA-EFAP Módulo 1 – Administração do tempo3 horas09/05 a 13/05 Módulo 2 – Gestão na dimensão pedagógica8 horas13/05 a 16/05 Atualização das atividades dos módulos 1 e 217 a 19/05 Módulo 3 – Observação em sala de aula18 horas19/05 a 23/05 Módulo 4 - Feedback8 horas24/05 a 29/05 Módulo 5 – Plano de Ação3 horas30/05 a 05/06 Atualização das atividades dos módulos 3, 4 e 506 a 09/06 Seminário (presencial) Descentralizado8 horas29/07 Total de carga horária 80 horas

8 CONTEÚDOS DAS PALESTRAS TEMAPALESTRAPALESTRANTE Educação AtualEducação no mundo contemporâneo e os desafios ao Currículo Maria Elizabeth B. Almeida A AulaEscola, desafio maior: uma análise, uma proposta Fernando de Almeida Progressão Continuada Progressão Continuada: avaliar para quê?Aglaé Cecília Toledo Porto Alves AvaliaçãoAvaliação: e eu com isso?Gisele Aparecida Leal Currículo EscolarCurrículo: grade ou aberturaAglaé Cecília Toledo Porto Alves Competência leitora e escritora Leitura e produção de textos para a escola e para a vida Silene Kuin Identidade docenteIdentidade docente nos tempos e espaços do currículo: uma reflexão pautada na ação do professor da escola pública. Jayson Magno Narrativas Matemáticas Leituras e narrativas em matemáticaMárcia de Oliveira Cruz

9 PALESTRA Educação no mundo contemporâneo e os desafios ao currículo Maria Elisabete B. Almeida

10 VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

11 QUESTÕES PARA REFLEXÃO 1-Qual é o entendimento que temos sobre currículo? 2-O que significa integrar as tecnologias ao desenvolvimento do currículo? 3-Como fazer esta integração? 4- Será que nós educadores temos que rever nosso conceito de currículo, a fim de desenvolvermos a cultura digital na escola?

12 PALESTRA A aula essencial: uma conversa introdutória Fernando José de Almeida

13 QUESTÕES PARA REFLEXÃO O que caracteriza a aula essencial? Como definir o que é essencial em uma aula? Os professores tem clareza destes aspectos ao planejar as suas aulas? Que momentos que são inegociáveis em uma aula? Como a gestão pode contribuir com os professores na compreensão da essência da aula?

14 ALMOÇO

15 Papeis e Responsabilidades Diretor e vice-diretor: Resolução SE nº 53 de 14/08/2013. Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica: Resolução SE nº 3. de Professor Coordenador: Resolução SE nº 88, de alterada pela Resolução SE 53 de 26/06/2010, pela Resolução SE 8 de 15/02/2011 e pela Resolução SE 42 de 10/04/2012 e Resolução SE nº 90/2007.

16 AS DIMENSÕES DA GESTÃO ESCOLAR Resultados Educacionais Pedagógica Serviços e Recursos PessoasParticipativa

17

18

19

20 Vídeo: o desorganizado O que este vídeo nos mostra?

21 COMO ANDA SUA ORGANIZAÇÃO? Atividade individual

22 ESTUDO DE CENÁRIO 7h5min: Organizei a entrada do turno, busquei o microfone e o equipamento de som para fazermos a entrada (o que se repete todos os dias) e ajudei a organizar as filas para ir com as professoras para as salas de aula. 7h15min: No final da oração, quatro filas permaneceram no pátio porque as professoras ainda não haviam chegado. 7h20min: Uma professora chega, mas tem que imprimir algumas atividades para os alunos. Pedi que ela fosse com a turma para a sala de aula, porque eu resolveria o problema. 7h30min: Chega mais uma professora. Ainda tive que providenciar atividades para duas outras turmas, levando para assistir, na biblioteca, a um vídeo sobre ecologia. 8h: Estavam me aguardando três pais de alunos para conversar, mas eu ainda tinha que imprimir as atividades. Enquanto atendia os pais, chegaram várias correspondências, as quais eu deveria assinar. 9h: A professora manda um aluno para pegar as atividades impressas. Explico a ela que, tão logo consiga imprimi-las, eu levaria as cópias à classe.

23 9h30min: Após o intervalo, seis alunos são encaminhados para conversar com a direção, devido a um problema de disciplina gerado durante o intervalo. Ainda tenho que ver o que vou fazer com as duas turmas que continuam sem professoras. 10h: A PC do Ensino Fundamental passou pela minha sala e eu pedi para que tomasse conta de uma das salas, mas disse que não poderia porque estava terminando a Proposta Pedagógica. Deixo então que as duas turmas fiquem jogando bola no pátio, mas sem perturbar os professores. Ainda tive que digitar e imprimir e distribuir, antes do final do horário, um bilhete avisando sobre o conselho de Classe Participativo que se aproxima. 11h: Distribuo nas salas de aula os bilhetes sobre o CCP. Volto para ver a correspondência, abro o envelope e leio: Como promover a construção coletiva da proposta pedagógica? Ouço um barulho no pátio: os alunos que terminaram as avaliações estão sendo dispensados pelos professores antes do término do horário (mesmo sabendo que isso não é permitido). Sigo com as turmas sem professores para a sala de aula e ficamos aguardando o sinal. Quase me esqueci de que hoje é o meu dia de dar o sinal... Amanhã espero poder fazer alguma coisa.

24 REFLEXÃO SOBRE O CENÁRIO 1) Como o tempo está sendo organizado em um dia típico de trabalho da diretora? 2) Será que a Diretora planejou as ações previstas acima? Como evitar que esses problemas interfiram na gestão de uma escola? 3) Além dos problemas já apontados, identifique outros na gestão desta escola e as possíveis ações para resolver os problemas, considerando as dimensões da gestão escolar. 4) O planejamento e o estabelecimento de uma rotina de trabalho ajudam o gestor a organizar seu trabalho. Você já elaborou a rotina de trabalho para este ano? 5) Como você faz para manter o foco nas prioridades elencadas para sua gestão escolar? PROBLEMASSOLUÇÕES

25 VAMOS TOMAR UM CAFÉ?

26 1ª PARTE – A ORGANIZAÇÃO DO TEMPO. Considerando as demandas institucionais de sua escola e as prioridades estabelecidas na Proposta Pedagógica para este ano, organize a sua agenda semanal de trabalho para evitar improvisos, desvios de função e perda de foco em sua gestão escolar. PERÍODOS 2ª f. Ações t.g.3ª f. Ações t.g.4ª f. Ações t.g. 5ª f. Ações t.g.6ª f. Ações t.g. MANHÃ TARDE NOITE

27 2ª PARTE – FOCO NA DIMENSÃO PEDAGÓGICA DIMENSÕESTEMPO UTILIZADO ESTÁ INTIMAMENTE RELACIONADA A APRENDIZAGEM DE ALUNOS E PROFESSORES GESTÃO PEDAGÓGICA GESTÃO PARTICIPATIVA GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM GESTÃO DOS SERVIÇOS E RECURSOS FÍSICOS E FINANCEIROS Qual é a gestão que está sendo mais priorizada e a menos priorizada? Que mudanças você proporia em seu planejamento de forma a potencializar a gestão desenvolvida em sua escola?

28 VÍDEO: A GESTÃO ESCOLAR 1) No cotidiano da escola, você se reconhece na gestora do vídeo?

29 AVALIAÇÃO DO ENCONTRO CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO Como os conteúdos do 1º encontro podem ajudá-lo a melhorar a gestão de sua escola? Dos temas trabalhados, o que foi mais relevante para sua prática gestora? Quais são as expectativas para os demais encontros?


Carregar ppt "CURSO MELHOR GESTÃO, MELHOR ENSINO! DIRETORIA DE ENSINO DE ARÇATUBA E BIRIGUI Supervisores: Jussara, Marcia, Munarin e Rosangela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google