A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014 História.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014 História."— Transcrição da apresentação:

1 Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014 História

2 O objetivo central do estudo da História é o desenvolvimento do pensamento histórico, ou seja, a compreensão dos processos e sujeitos históricos, das relações que se estabelecem entre os grupos humanos, nos diferentes tempos e espaços, sempre a partir de uma efetiva dimensão de contemporaneidade.

3 A História é um processo de compreensão humana das diferentes e múltiplas possibilidades existentes na sociedade, a partir da experiência do presente. O livro de História, portanto, deve possibilitar ao aluno a compreensão significativa da realidade, que é condição para o desenvolvimento e a formação da cidadania.

4 Critérios para se a avaliar o livro didático: Não veicular, nos textos e nas ilustrações, preconceitos que levem a discriminações de qualquer tipo, a exemplo de origem social e/ou local, etnia, gênero, religião ou idade.

5 Não ser instrumento de propaganda e doutrinação religiosa e político- partidária. Despertar para a historicidade das experiências sociais, trabalhando conceitos, habilidades e atitudes, na construção da cidadania.

6 Estimular o convívio social e o reconhecimento da diferença, abordando a diversidade da experiência humana e a pluralidade social, com respeito e interesse. Desenvolver a autonomia de pensamento, o raciocínio crítico e a capacidade de argumentar.

7 Atualização do conhecimento nas áreas da História e da Pedagogia. Oferecer sugestões de textos de aprofundamento e bibliografia pertinente e atualizada no campo da História e do ensino de História. Apresentação de recursos didáticos variados (escritos, iconográficos, atividades) quanto às possibilidades de significação histórica.

8 Objetos Eletrônicos Digitais (OEDs)

9 Audiovisual é o mecanismo que consiste na fixação ou transmissão de imagens, acompanhadas ou não de som, que tenha a finalidade de criar a impressão de movimento. Entram neste bloco desde filmes, trechos de programas de TV até produções especificamente realizadas pelos autores/editores dos livros didáticos. Hipermídia é um objeto que alia texto, grafismo, som e música.


Carregar ppt "Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2014 História."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google