A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professores Responsáveis: Profª Drª Carina A. S. Darcoleto; Profª Drª Gisele Masson; Prof. Ms. Marcelo U. Ferracioli; Profª Drª Simone F. Flach. UNIVERSIDADE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professores Responsáveis: Profª Drª Carina A. S. Darcoleto; Profª Drª Gisele Masson; Prof. Ms. Marcelo U. Ferracioli; Profª Drª Simone F. Flach. UNIVERSIDADE."— Transcrição da apresentação:

1 Professores Responsáveis: Profª Drª Carina A. S. Darcoleto; Profª Drª Gisele Masson; Prof. Ms. Marcelo U. Ferracioli; Profª Drª Simone F. Flach. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA – UEPG DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO GRUPO DE PESQUISA CAPITAL, TRABALHO, ESTADO E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES CURSO DE EXTENSÃO CURSO DE EXTENSÃO: Marxismo e as suas contribuições para a educação

2 SOBRE O CURSO O curso de extensão Marxismo e as suas contribuições para a educação tem como objetivo possibilitar a introdução e o aprofundamento do referencial teórico metodológico marxista, a partir do estudo de textos de Karl Marx e de importantes teóricos marxistas, como Lukács, Mészáros e Gramsci. O curso visa possibilitar a apropriação dos fundamentos da teoria marxista a fim de evidenciar as suas contribuições para o campo da educação. Buscaremos analisar a contribuição marxiana, mas também as diferentes vertentes marxistas que, de algum modo, contribuem para enriquecer o legado teórico marxiano.

3 OBJETIVOS GERAL: -Analisar os fundamentos da teoria marxista e as suas contribuições para o campo da educação ;

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Identificar as categorias do método materialista histórico e dialético; - Perceber as relações e as diferenças da categoria trabalho, no seu sentido ontológico, e do trabalho na sociedade capitalista; - Analisar como as relações sociais de produção, o Estado moderno e as formas de alienação interferem, ideologicamente, na educação; - Identificar a diferença entre emancipação política e emancipação humana e suas implicações para a definição de um projeto de sociedade e de educação.

5 O curso de extensão abordará: - as categorias do método materialista histórico e dialético (contradição, práxis, mediação, totalidade), as quais não serão desvinculadas do conteúdo da obra marxiana; - a categoria trabalho, no seu sentido ontológico (teleologia, causalidade, apropriação, objetivação), bem como o trabalho na sociedade capitalista (trabalho abstrato, trabalho concreto, trabalho produtivo, trabalho improdutivo, teoria do valor, processos de reestruturação produtiva etc.); - as relações sociais de produção (antagonismos entre capital e trabalho, mais-valia absoluta e relativa) e as formas de alienação presentes na sociedade capitalista, como é o caso do fetichismo da mercadoria ;

6 - a ideologia como uma forma específica de consciência social que traduz a luta de classes e traz implicações práticas para toda a sociedade, no geral, e para a educação, em particular; - o Estado moderno e suas transformações históricas como sistema de comando político do capital; - a diferença entre emancipação política e emancipação humana e suas implicações para a definição de um projeto de sociedade e de educação.

7 METODOLOGIA O curso de extensão acontecerá quinzenalmente e se desenvolverá a partir da seguinte metodologia: - Estudo e discussão de diferentes textos que versem sobre o método materialista histórico e dialético; - Debates sobre as contribuições do marxismo para a educação com pesquisadores da área. - Análise e discussão de filmes.

8 AVALIAÇÃO A avaliação dos participantes acontecerá por meio da realização de atividades escritas (individuais e em grupo) e debates propostos ao longo do curso. Conceito mínimo: nota 7,0 Freqüência mínima: 75%


Carregar ppt "Professores Responsáveis: Profª Drª Carina A. S. Darcoleto; Profª Drª Gisele Masson; Prof. Ms. Marcelo U. Ferracioli; Profª Drª Simone F. Flach. UNIVERSIDADE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google