A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A centralidade da categoria mediação na construção do projeto ético-político do Serviço Social Reinaldo Pontes V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A centralidade da categoria mediação na construção do projeto ético-político do Serviço Social Reinaldo Pontes V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI."— Transcrição da apresentação:

1 A centralidade da categoria mediação na construção do projeto ético-político do Serviço Social Reinaldo Pontes V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI -MG

2 CAMINHO Construção do projeto O Projeto A mediação no projeto, ou o projeto até porque foi mediatizado

3 Construção do projeto Evolução da inserção da profissão na sociedade Respostas políticas: organização da categoria (CFESS-ABEPSS-ENESSO), Diferenciações na prática: descoberta do trabalho e do assistente social trabalhador Reflexos na formação profissional (currículo – diretrizes) Mudanças na autorepresentação profissional

4 Implicações da perspectiva teórico metodológica e prático política critica ao funcionalismo, psicologismo, transição metodologista e voluntarista crítica da critica marxista: Marx, Gramsci e Lúkacs – anti-dogmatismo, superação do materialismo histórico redescoberta da dialética e da complexidade social a mediação e seu uso relativizando e complexificando a luta de classes.

5 O Projeto compromissos profissionais: valores e emancipação humana (código de ética) formação: - crítica social; competência profissional e pluralismo. Influencia marxista lutas políticas: - políticas públicas universais, estatais, sustentadas na perspectiva da cidadania participativa

6 Renovação do marxismo, sua influencia no Serviço Social Superação da visão maniqueísta sobre o Estado capitalista e sua intervenção na sociedade. Compreensão do papel da intervenção profissional na perspectiva da emancipação humana: recuperação do individuo, do grupo, da família, dos direitos individuais, sem perder a perspectiva de classes sociais.

7 Ampliação da necessidade da pesquisa com rigor metodológico no seio profissional, ultrapassagem da mera afirmação ideológica e do discurso sobre a produção de conhecimento. Revalorização da perspectiva técnico interventiva, como dimensão fundamental do projeto ético-político. Ultrapassagem da visão sobre os derechos burgueses. Retomada da perspectiva da cidadania como um caminho possível: políticas afirmativas, inclusão social,

8 A categoria de mediação Metodologia da mediação para a prática profissional

9 Teoria social de Marx – crítico- dialética Fontes: Economia política Socialismo dialética

10 A superação do meniqueísmo Recuperação da dialética A perspectiva Lukcacsiana da ontologia do ser social Ontologia do ser social Primado da economia Primado do ser sobre a consciência.

11 Categorias fundamentais Totalidade Contradição Mediação Legalidade social

12 Mediação Dimensão ontológica Dimensão reflexiva complexo categorial com alto poder de dinamismos e articulação. Relaciona os complexos entre si dando possibilidade de seu conhecimento pela razão.

13 mediação singularidade Universalidade Particularidade: campo de mediações.

14


Carregar ppt "A centralidade da categoria mediação na construção do projeto ético-político do Serviço Social Reinaldo Pontes V semana do Serviço social – TEÓFILO OTONI."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google