A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portugal, Espanha, Holanda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portugal, Espanha, Holanda"— Transcrição da apresentação:

1 Portugal, Espanha, Holanda
ESCOLA SECUNDÁRIA COM 2º E 3º CICLOS DO ENSINO BÁSICO LIMA DE FREITAS Maneirismo: Escultura – Portugal, Espanha, Holanda

2 Maneirismo: Desenvolve-se em Roma, do ano de 1520 até por volta de 1610, um movimento artístico afastado conscientemente do modelo da antiguidade clássica: o maneirismo. Uma evidente tendência para a estilização exagerada e uma preocupação com os detalhes começam por ser a sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos.

3 Maneirismo: As soluções maneiristas triunfam em Portugal, em vários domínios como na arquitetura, na escultura, na literatura (Camões), na música polifónica e na teoria estética. No entanto, foi no âmbito da pintura que mais profundamente se fizeram sentir os valores estéticos do novo estilo.

4 Maneirismo: Diferente da Itália e de Espanha, que eram países católicos, o protestantismo holandês trouxe algumas dificuldades aos artistas no que se refere à representação de cenas religiosas, mas não as impediu. Descritivo e realista, o artista holandês não se preocupava com padrões de beleza clássicos, preferindo retratar cenas do quotidiano.

5 Maneirismo: Em Espanha, o maneirismo foi o estilo italiano quinhentista que mais se adaptou à própria cultura desses países. Merece especial atenção em Espanha o chamado estilo plateresco de escultura e decoração arquitetural, que deixou obras de extraordinária riqueza e caráter monumental.

6 A escultura maneirista e suas características:
Às formas clássicas soma-se o novo conceito intelectual da arte pela arte e o distanciamento da realidade. Não faltam as formas caprichosas, as proporções estranhas, as superposições de planos, ou ainda o exagero nos detalhes, elementos que criam essa atmosfera de tensão tão característica do espírito maneirista.

7 A escultura maneirista e suas características:
A escultura maneirista caracteriza-se, então, pela perda de rigor clássico, substituindo o realismo racional pelo virtuosismo técnico e formal. É subjetiva, sentimentalista, sensível, privilegiando a sensualidade plástica, e contínua a variar em dimensões e modalidades.

8 A escultura maneirista e suas características:
Os escultores mais importantes do maneirismo são: BARTOLOMEO AMMANATI: ( ), Realizou trabalhos em várias cidades italianas. Decorou também o palácio dos Mantova e o túmulo do conde da cidade. Construiu a villa na Porta del Popolo e a Fonte de Neptuno.

9 A escultura maneirista e suas características:
GIAMBOLOGNA: ( ), De origem flamenga, Giambologna deu os seus primeiros passos como escultor na oficina do francês Jacques Dubroecq. O Rapto das Sabinas, Mercúrio, Baco e Os Pescadores estão entre as obras mais importantes desse período.

10 Esculturas maneiristas:
Sansão derrota o Filisteu - Giambologna – 1562 Figuras entrelaçadas, exagero de detalhes, alongamento dos músculos e o facto de ser meramente representativo são algumas das características que mostram a dimensão maneirista desta obra. Fonte de Neptuno – Ammanati – 1563/1575 As características da escultura maneirista, nesta obra são bastantes: os detalhes exagerados, o facto de ser um momento, a sua origem profana (trata-se de um deus da mitologia romana) e expressões faciais intensas.

11 Esculturas maneiristas:
Rapto das Sabinas - Giambologna – 1582 Nesta escultura vemos os corpos entrelaçados entre si, característica importante da escultura maneirista Crucifixo do Escorial - Cellini Esta escultura mostra como característica do maneirismo o facto de ser uma escultura individual e de tamanho real.

12 Trabalho realizado por:
João Almeida 11º D Nº 7 Ano Letivo 2012/2013


Carregar ppt "Portugal, Espanha, Holanda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google