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Promoção da Saúde no âmbito escolar: a estratégia Escolas Promotoras de Saúde Daniele Sacardo danipsac@usp.br Elisabete Agrela de Andrade elisagrela@usp.br.

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1 Promoção da Saúde no âmbito escolar: a estratégia Escolas Promotoras de Saúde
Daniele Sacardo Elisabete Agrela de Andrade

2 Saúde e Educação A idéia de que a Escola é um lócus privilegiado para trabalhar a Saúde não é nova De acordo com cada época histórica diferentes paradigmas de saúde e de doença são construídos o que levam à novas formas de atuação

3 Histórico Educação em Saúde no Brasil
Concepção higienista - o baixo rendimento escolar relacionado à higiene - medidas de limpeza e asseio dos escolares, com a finalidade de evitar doenças contagiosas e comportamentos sociais indesejáveis. Concepção biologicista - o baixo rendimento relacionado a doenças ligadas á questões nutricionais ou à capacidade mental do indivíduo - "distúrbios de aprendizagem" - especialistas "convocados" a fornecer explicações sobre o fenômeno do insucesso e da evasão escolar. Hoje "novo" conceito - enfatiza a qualidade de vida para a obtenção e conservação da saúde.. IERVOLINO; PELICIONI(2005) IERVOLINO, Solange A.; PELICIONI, Maria Cecília F.. Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência. Rev. bras. crescimento desenvolv. hum.,  São Paulo,  v. 15,  n. 2, ago.    A Educação em Saúde no Brasil já percorreu um longo processo determinado pelos diferentes paradigmas de saúde e de doença vigentes em cada época, em cada fase da história. Começou pela concepção higienista que propunha medidas de limpeza e asseio (higienicismo) dos escolares, com a finalidade de evitar doenças contagiosas e comportamentos sociais indesejáveis. Posteriormente surgiu a fase biologicista na qual supunha-se que o baixo rendimento escolar do aluno estivesse intimamente, se não exclusivamente, relacionado a um estado de doença ligado ao estado nutricional ou à capacidade mental do indivíduo, surgindo então os "diagnósticos patológicos", atribuídos aos "distúrbios de aprendizagem" e à "disfunção cerebral", que resultaram na proliferação de especialistas da área da saúde como agentes "convocados" para fornecer explicações sobre o fenômeno do insucesso e da evasão escolar. Atualmente, vive-se o "novo" conceito no qual deve-se enfatizar a qualidade de vida para a obtenção e conservação da saúde. A Promoção e a Educação em saúde na escola devem partir deste pressuposto. Assim sendo, uma Escola Promotora da Saúde deve "procurar constantemente fortalecer a sua condição de se constituir e representar um ambiente saudável para se viver, ensinar e trabalhar"14. A Educação em Saúde vista sob esse paradigma deve proporcionar aos partícipes a oportunidade de atuarem como agentes de transformação da realidade do meio em que vivem, para que estejam aptos para lutar e obter melhores condições de vida com saúde e qualidade. Assim sendo, fica claro que a Promoção e Educação em Saúde não podem mais ficar restritas aos limites do setor saúde e ser responsabilidade exclusiva do profissional da saúde; é preciso estabelecer parcerias e preparar profissionais da educação para que, eles também, exerçam o papel de Promotores da Saúde, dentro da escola e na comunidade em que vivem. Finalmente, pode-se afirmar que a Educação e a Promoção da Saúde foram incorporadas no cotidiano dos professores de Vargem Grande Paulista que participaram da Educação Continuada e que, mesmo após o término do processo, continuaram a realizar o processo pedagógico de forma integrada, utilizando estes conceitos transversalmente no currículo dos escolares visando sempre à melhoria da qualidade de vida dos alunos e de todos que convivem na escola

4 Escola Promotora de Saúde
Iniciativa EPS OPAS/OMS 1998 – OMS Escola Promotora de Saúde “ Uma escola que constantemente fortalece sua capacidade como um espaço saudável para viver, aprender e trabalhar”. Um modelo para a promoção de saúde em escolas, conhecido como “escolas Promotoras de Saúde”, emergiu internacionalmente à partir da década de 80, sob a orientação da Organização Mundial de Saúde. Uma EPS tem sido definida como Uma escola....Este conceito de EPS traz consigo uma visão integralizadora e multidisciplinar que considera a pessoa no contexto de sua vida cotidiana, na família, na comunidade e na sociedade. Intervenções desta natureza em escolas têm sido reconhecidas mundialmente por seu potencial em reduzir desigualdades sociais, contribuindo assim para a saúde e desenvolvimento de populações.

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6 relação com a comunidade
Escola Promotora de Saúde Dimensões ambiente físico controle de acidentes, projetos ambientais, condições físicas políticas de saúde alimentação, tabagismo, álcool, drogas, segurança, informação currículo tópicos de saúde, treinamento de professores, abordagem educacional ambiente social violência, relações, abandono, reprovação relação com a comunidade envolvimento dos pais, projetos coletivos, serviços de saúde WHO (1998);

7 Brasil 2005 - Política Nacional de Educação em Saúde na Escola.
Ministérios da Saúde e da Educação assinaram Portaria Interministerial nº 749/05 e 1.820/06 constituindo a Câmara Intersetorial Educação em Saúde na Escola

8 Promoção da Saúde no âmbito escolar no Brasil
a gestão intersetorial dos recursos na abordagem dos problemas e potencialidades em saúde, ampliando parcerias e compartilhando soluções na construção de políticas públicas saudáveis; o reforço aos processos de participação comunitária no diagnóstico dos problemas de saúde e suas soluções, reforçando a formação e a consolidação de redes sociais e protetoras; a promoção de estilos de vida saudáveis, com ênfase no estímulo à alimentação saudável, à atividade física, às atitudes seguras, ao combate ao tabagismo e ao uso abusivo de drogas; a reorientação do cuidado na perspectiva do respeito à autonomia, à cultura, promovendo a interação do cuidar/ser cuidado, ensinar/aprender, aberto à incorporação de outras racionalidades (BRASIL, 2002).

9 Programa Saúde na Escola
2008 – Criação do Programa Saúde na Escola Integração das redes do Sistema de Educação e do Sistema Único de Saúde nas diferentes comunidades adstritas com a criação de contínua e sustentada articulação entre as Escolas Públicas e as Unidades Básicas / Saúde da Família.

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12 COMPONENTES 1º bloco avaliação das condições de saúde, estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva e avaliação psicológica do estudante.  2º bloco: promoção da saúde e da prevenção dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas, educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais. 3º bloco: educação permanente e capacitação de profissionais e jovens.   4º bloco: monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes. Ex: Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 5º bloco – avaliação e monitoramento do PSE

13 POTENCIALIDADES Proximidade com a realidade local dos territórios - carregada de significados para os sujeitos que lá vivem e/ou atuam. Fortalecimento das alianças entre instituições e atores locais - importante para o processo de territorialização dos sujeitos e comunidades. Historicamente, como profissionais da saúde procuramos obter e oferecer respostas, mas o desafio que se coloca é de descobrir perguntas. Requer disponibilidade e interesse em se aproximar da realidade para conhecê-la e, talvez, compreendê-la para ajudar a transformá-la. Realidade complexa, o território constitui um espaço vivo em permanente construção

14 Questões para concepções político-pedagógicas
Quem são os sujeitos: alunos, professores, funcionários, comunidade, profissionais da saúde? Quais concepções de educação? Multi – Inter – Transdiciplinar? Efetivamente intersetorial? Qual o papel da saúde? Prescrição ou construção? Educar em saúde ou para saúde? Para quê? Com quem? Como? Há sustentabilidade?

15 EXEMPLOS

16 Projeto da Escola Barão de Santo Ângelo - RIO GRANDE DO SUL.
Nossa Escola se localiza em uma área retirada no litoral norte em um local de preservação ambiental e reflorestamento chamado Túnel Verde. No entorno de nossa instituição localizam-se 3 empresas, duas madeireiras e uma resineira. Formou-se assim uma pequena localidade com uma população de baixa renda. Apesar da preocupação da prefeitura em desenvolver ações voltadas ao resgate social temos muitos problemas, dentre eles as drogas. A escola tem a obrigação de capacitar-se para enfrentar este mal, pois os alunos entrarão em contato com as drogas, sendo usuários ou não. A escola precisa ajudar os estudantes a fortalecer a opinião contrária ao uso. Descrição:As secretarias de Saúde, Educação e Segurança se reunirão para formarem um projeto de prevenção.A saúde informou aos estudantes os malefícios, Educação trabalhou nas escolas e a segurança montou um jornal somente sobre as drogas que foi entregue a comunidade. Na escola: 1) Foi apresentado aos professores o Projeto, para apreciação de todos. 2) Saída de campo com todos os professores até uma Fazenda de recuperação de dependentes ouvimos testemunho dos mesmos. 3) Colocação de uma urna para que os alunos coloquem sugestões de atividades a serem trabalhadas na semana de prevenção. 4)Orientadora desenvolve um circuito de encontros com todas as turmas para discussão do tema . 5) Visita as empresas locais para falar com os pais sobre o projeto e os malefícios da droga. 6) Culminância Gincana envolvendo os alunos e a comunidade. Lições aprendidas:Os alunos mostraram uma capacidade incrível de participação, criatividade e sensibilidade sobre as questões que envolvem suas famílias e suas dores e se estabeleceu assim uma relação de ajuda e solidariedade. Próximos passos:A continuidade das gincanas todos os anos mais oficias para atividades em turno inverso e espaços para discussão destas questões.

17 'SEXO, DROGAS E PRECONCEITOS: O QUE EU TENHO A VER COM ISSO
'SEXO, DROGAS E PRECONCEITOS: O QUE EU TENHO A VER COM ISSO? BAHIA 'Anteecedentes:A busca por uma aprendizagem significativa, em que o aluno seja estimulado não apenas a reter a estrutura do conhecimento, mas a desenvolver a capacidade de transferir esse conhecimento para a sua possível utilização em um contexto diferente daquele em que ela se concretizou é desejável nas práticas pedagógicas . Apropriar-se de elementos lúdicos, arte, debates e outras formas de se explorar o momento da aula visando criar uma cultura de participação e desenvolvimento de habilidades é algo importante e através dos jogos teatrais é possivel aliar o conhecimento formal à criatividade e à ludicidade. Descrição: Utilizando jogos teatrais com duas turmas de 8ª série de uma escola pública de Salvador, ao alunos são orientados a protagonizarem ações de prevenção ao uso de drogas, combate ao preconceito e promoção da saúde reprodutiva. O "produto" final do processo educativo é uma peça, fruto da troca de experiências e incorporação do saber formal que permeia as aulas de Ciências desses alunos. Lições aprendidas: Os alunos demonstram grande prazer em aprender sobre a temática drogas, sexualidade e preconceitos justamente por verem uma aplicabilidade desse conhecimento nas peças. Percebemos que utilizando essa metodologia os alunos mostram-se motivados e mesmo os que não têm o desejo de atuar, contribuem com a construção dos textos, figurino, sonorização. Não se configura portanto num "trabalho escolar", mas numa aprendizagem com significado e pertinência. Próximos passos:Ampliar o alcance desse trabalho, que está circunscrito à comunidade local buscando espaços para apresenta-lo a um grupo maior de pessoas.


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