Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLevi Abril Alterado mais de 10 anos atrás
1
Novos Desafios no Ensino Superior Tema: Impacto do ensino virtual com relação ao ensino presencial em MedicinaTema: Impacto do ensino virtual com relação ao ensino presencial em Medicina Problemática: Aprendizado passivo versus aprendizado ativo (construção do conhecimento)Problemática: Aprendizado passivo versus aprendizado ativo (construção do conhecimento) Acervo: slides, peças anatômicas dissecadas, peças anatômicas intactas, objetivos comportamentais; técnicas cirúrgicas in vivo, telemedicina, teleanatomia, viodeocirurgia, neuroanatomy interactive syllabusAcervo: slides, peças anatômicas dissecadas, peças anatômicas intactas, objetivos comportamentais; técnicas cirúrgicas in vivo, telemedicina, teleanatomia, viodeocirurgia, neuroanatomy interactive syllabus
2
Exemplos de Recursos Informatizados Uso de imagens realísticas obtidas por meio de MRI, fMRI e outras abordagens da área de medicina nuclearUso de imagens realísticas obtidas por meio de MRI, fMRI e outras abordagens da área de medicina nuclear Uso de computação gráficaUso de computação gráfica
3
fMRI of Creative Intelligence John Geake and Peter Hansen
8
Questões para reflexão: Qual é a necessidade de os alunos estarem em contato direto com peças na atômicas, em contato direto com o paciente, de acompanharem procedimentos cirúrgicos e ambulatoriais em tempo real para a formação médica?
9
Questões para reflexão: Avaliar a necessidade de aulas teóricas e práticas presenciais no ensino das ciências médicas versus uso de metodologias alternativas de ensino, como estudo baseado em problemas, uso de programas de neuroanatomia com abordagem autodidata, uso de aulas práticas gravadas em videocassete, e transmissão via embratel de cirurgia, consultas ambulatorias, exame físico, seguidos de fóruns de discussão e de braisntorms
11
Modelos do passado Aulas presenciais teóricas e práticas; Aulas presenciais teóricas e práticas; Treinamento em serviço As vivências como estudantes construíram muitas das representações e valores que hoje atribuem sentido às suas práticas e que perpetuam certas rotinas e vícios.
12
O Professor como modelo Afeta diretamente o estudante Avaliação teórica, prática e oral Capacitação do estudante para autonomia na busca do conhecimento. Estratégias didáticas que tornem o conteúdo mais compreensível Despertar o interesse do estudante pelo conteúdo. Desenvolver o espírito crítico.
13
Lousa Tutor Estudo dirigido
14
Plano de trabalho: Apresentação de duas estratégias vivenciais GO/GV Grupo de discussão Grupo de observação Feedback
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.