A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A INVENÇÃO DA POP MUSIC Carla Bacci de Melo Péricles Santos Matos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A INVENÇÃO DA POP MUSIC Carla Bacci de Melo Péricles Santos Matos."— Transcrição da apresentação:

1 A INVENÇÃO DA POP MUSIC Carla Bacci de Melo Péricles Santos Matos

2 Produtora de Discos Motown – a cidade dos hits Casa modesta com garagem transformada em estúdio - Studio A Dizem que a música pop foi inventada ali Detroit – centro urbano de pobreza, violência e segregação social White flight: a fuga dos brancos 83% de negros Berry Gordy tentou vender jazz em bairro de jovens que se interessavam somente por rhythm and blues A chave é a questão racial Música negra produzida por brancos e marginalizada

3 Detroit é um dos destinos do grande êxodo dos negros Produtora Motown – separação entre editor (Publisher) e produtor (Manager) Sucesso da Motown foi estratégia de marketing: produzir música crossover, feita e controlada por negros para os brancos Objetivo: defesa da comunidade negra, do Black Power e do orgulho negro Estratégia de marketing utilizada atualmente por muitas marcas: para atingir jovens brancos é preciso tornar a musica hip entre os jovens negros

4 Jazz provou, antes de Gordy, que existia um vasto publico branco para a musica negra Novidade de Motown: musica negra vendida e comercializada internacionalmente para brancos como musica popular americana Atravessar a color line e deixar de ter um nicho próprio Gordy pretendia tornar-se o líder da musica americana como um todo Tornou-se um dos inventores da pop music

5 Décadas de 60 e 70, Motown levou mais de cem títulos ao Top 10 Pop da Billboard (referência para o público branco) Paralelamente, Michael Jackson e outros entraram para a Epic Records Michael entra para os Top 10 em três categorias: R&B, Pop e Dance/Disco Estratégia de crossover de Berry Gordy deu certo A produtora Motown foi vendida em 1988 O selo e o catálogo Motown pertencem hoje à multinacional Vivendi

6 Musica Pop não é um movimento histórico, não é gênero musical – está sempre sendo inventada e reinventada Pop Music é apenas uma abreviação de popular, de uma cultura, uma musica que se dirige a todos

7 Bruce Lundvall é um veterano da indústria do disco Se empenhou em movimentos de pressão sobre o Congresso americano, para lutar contra cópias piratas das fitas cassete, depois dos CDs e recentemente vem tentando salvar a indústria do disco frente à internet Encara o download ilegal de música como uma degenerescência que serviu apenas para aniquilar toda a sua carreira

8 Antes da metamorfose ocorrida pela internet, a paisagem musical americana tinha mudado profundamente através de fenômenos como: -A consolidação das rádios -A playlist -A syndication -A payola

9 Playlist: relação limitada de trechos de música, não raro menos de cinquenta, que são repetidos 24 horas por dia Syndication: também frequente na televisão, sistema tipicamente americano, retransmite um programa gerado por determinada estação em numerosas outras rádios que adquirem seus direitos Payola: sistema ilega conhecido também como pay- for-play (Pagar as rádios, por debaixo do pano, para a difusão dos discos

10 Mcdonaldização da rádio: complexa mistura de novas técnicas de programação e marketing Sistema de piloto automático das rádios em todo o território dos EUA, a partir de uma control room Na época, ir ao ar no rádio ou aparecer em um clipe na MTV eram a única maneira de se vender discos Os valores ganhados por payola não eram declarados, não se pagava imposto nenhum, por isso que a justiça interferiu no sistema

11 Prêmios Grammy – acontecimento de impacto Mostrar aos americanos que não existem fronteiras na história da musica A passagem para o mainstream é o que querem todos os artistas em busca de público e mais ainda todas as majors em busca de dinheiro; ao mesmo tempo, é a crítica recorrente feita pelos puristas à comercialização David Geffen não considera que exista uma diferença entre a música criada por motivos idealistas e a música criada para ganhar dinheiro Geffen conseguiu tornar o Nirvana popular, ao mesmo tempo preservando sua autenticidade

12 A MTV foi lançada em 1981, e era conhecida como uma torneira de clipes A indústria do disco deu-se conta dos benefícios da cooperação com o canal musical: vídeo gerava publicidade gratuita Através da MTV um artista rapidamente se tornava mainstream MTV gera o elo que faltava entre a cultura e o marketing

13 Para os dirigentes brancos do canal, a musica negra era uum gênero, um nicho, e até Michael Jackson era vetado, indo ao ar somente em 1983 MTV entra para mainstream: troca o rock pelo pop e o R&B e se abre definitivamente para os negros Na era da internet, o Youtube representa uma perigosa concorrência para os canais musicais da televisão MTV deu as costas aos clipes, banalizados na internet, passando a preferir formatos mais interativos: - Reality shows - Stand-up comedy - Talk-show

14 Também optou por entrar no digital e adotar os novos hábitos dos jovens Pretende acompanhas a geração Internet, que quer todos os conteúdos, a todo momento, em todos os suportes Algo essencial hava ocorrido na cultura dos EUA, entre a arte e o entretenimento, entre a elite e as massas, e também entre a cultura e a minoria negra, e que essa transformação fora decisiva para propulsionar as indústrias criativas americanas em todo o mundo


Carregar ppt "A INVENÇÃO DA POP MUSIC Carla Bacci de Melo Péricles Santos Matos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google