A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu."— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu

2 Introdução Corresponde a um conjunto de órgãos constituídos por células modificadas e especializadas em receber estímulos e enviá-los ao sistema nervoso para que possam ser identificados. Ex.: Convertem luz, pressão, som e outros estímulos em impulsos nervosos. 5 sentidos: VISÃO, PALADAR, OLFATO, AUDIÇÃO e TATO

3 VISÃO Olhos: são os órgãos responsáveis por captar os estímulos luminosos e os transformar em impulsos nervosos e logo em seguida formar a imagem. Os olhos se localizam nas cavidades orbitais e são auxiliados pelas pálpebras, sobrancelhas, cílios, conjuntiva e glândula lacrimal.

4 VISÃO ESTRUTURA DO OLHO: -ESCLERA: (parte branca do olho), função de proteção. -CÓRNEA: É a parte saliente e anterior do globo ocular, protuberante e visível. -ÍRIS: É o colorido do olho. -PUPILA: orifício central da íris que controla a quantidade de luz que entra no olho. -LENTE: comparado a uma lente de uma maquina fotográfica e junto com a córnea direciona os raios de luz para a retina. -RETINA: camada mais interna e sensível à luz, forma a imagem.

5

6 ESCLERA É a parte branca e opaca da camada externa do olho. É conhecida popularmente como "branco do olho". A esclera tem função protetora e ajuda a manter a forma do olho. CONJUNTIVA É uma camada muito fina, transparente e com muitos vasos, que recobre a esclera na parte anterior do olho e a parte interna das pálpebras.

7 CÓRNEA É a parte transparente do olho, é como se fosse um "vidro de relógio". A córnea é a superfície de maior poder de refração do olho, visando formar a imagem nítida na retina e protege a parte anterior do globo ocular.

8

9 ÍRIS É a parte colorida do olho, fica atrás da córnea (é vista porque a córnea é transparente). A íris possui em seu centro um orifício chamado pupila.

10 PUPILA A pupila também é chamada popularmente de "menina do olho". Ela regula a entrada de luz no olho; contraindo-se em ambientes iluminados e aumentando (dilatando) no escuro

11 CRISTALINO É uma lente transparente situada atrás da íris. Modifica sua forma para dar maior nitidez à visão (acomodação visual), - como se faz com um binóculo- permitindo a visão precisa de objetos próximos e distantes.

12 Com o passar dos anos, o cristalino perde sua elasticidade e a capacidade de mudar sua forma. Por isso, muitas pessoas a partir dos 40 ou 50 anos necessitam de óculos para perto, especialmente para leitura, com o objetivo de compensar esta perda visual chamada, tecnicamente, de PRESBIOPIA. A perda da transparência (opacificação) do cristalino, também freqüente em pessoas idosas, é chamada de catarata e freqüentemente leva à cegueira

13

14 RETINA É a camada mais interna do olho. Formada por receptores especiais sensíveis a luz. Estes transformam os estímulos luminosos em estímulos nervosos. Os estímulos são levados até o cérebro.

15 NERVO ÓPTICO É formado a partir da retina e conduz o estímulo visual ao cérebro.

16 FORMAÇÃO DA IMAGEM Depende de células encontradas na retina: -CONES: células com pouca sensibilidade à LUZ, adaptadas a ambientes com muita luminosidade. Imagens coloridas e com muita nitidez. Obs.: (localizam-se na FOVEA) -BASTONETES: células com muita sensibilidade à LUZ, adaptadas a ambientes com pouca luminosidade. Imagens sem distinção de cores e com pouca nitidez

17

18 PROBLEMAS DA VISÃO PRESBIOPIA: ocorre quando a lente (cristalino) perde a sua elasticidade, não conseguindo colocar os objetos no foco. (Também chamada de Vista Cansada) MIOPIA: Dificuldade de enxergar de longe. Quando o olho é muito alongado fazendo com que a imagem se forme um pouco antes da retina. (a correção é feita com lentes divergentes)

19 PROBLEMAS DA VISÃO HIPERMETROPIA: Dificuldade de enxergar de perto. Quando o olho é muito achatado fazendo com que a imagem se forme um pouco depois da retina. (a correção é feita com lentes convergente) DALTONISMO: distúrbio genético em que a pessoa tem dificuldade de distinguir as cores. a pessoa não apresenta um ou mais tipos de cones

20 DISCO DE ISHIHARA

21 PALADAR E OLFATO São sentidos quimiorreceptores possuem capacidade de registrar a presença de substancias que entram em contato com a LÍNGUA e o NARIZ. Língua: apresenta as papilas gustativas (linguais). 4 sabores básicos: Salgado, azedo, doce e amargo.

22 PALADAR E OLFATO Olfato: percepção do cheiro das substancias. Está diretamente relacionado com o paladar devido a volatilidade dos alimentos. Cavidade nasal é responsável por esse sentido (22 milhões de células sensitivas que estimulam o nervo olfatório levando as informações ao cérebro)

23 AUDIÇÃO Coloca-nos em contato com o ambiente por meio da capacidade mecanorreceptora da ORELHA. Orelha – divide-se em três partes: -ORELHA EXTERNA: região receptoras das ondas sonoras. (pavilhão, canal auditivo e tímpano) -ORELHA MEDIA: presença de ossículos (martelo, bigorna e estribo), que amplificam as vibrações e as transmitem para a orelha interna. Presença da tuba auditiva - mantém a pressão do tímpano

24 AUDIÇÃO ORELHA INTERNA: cavidade mais interna onde se localiza o LABIRINTO (vestíbulo, canais semicirculares, e a cóclea). Cóclea – parte responsável pela AUDIÇÃO Vestíbulo e canais semicirculares : EQUILÍBRIO

25 AUDIÇÃO Caminho do som: As ondas sonoras se propagam pelo ar. Entram no pavilhão auditivo Atingem o tímpano As vibrações são transmitidas aos ossículos Se propagam até a cóclea que produzem os impulsos nervosos

26 AUDIÇÃO O EQUILÍBRIO: -A orelha interna também está envolvida na função do equilíbrio. ( SISTEMA VESTIBULAR OU LABIRINTO) -O líquido presente dentro dos canais manda informações sobre o posicionamento do corpo para que o cérebro o mantenha em equilíbrio.

27 TATO PELE: órgão responsável pelo sentido do TATO. Apresenta receptores espalhados por toda a sua extensão: -Corpúsculo de meissner: sensação de toque rápido. -Corpúsculos de Krause: Sensação de frio. -Corpúsculos de Rufini: Sensação de Calor. -Corpúsculos de Pacini: Vibrações. -Corpúsculos de Merkel: Toque e pressão. -Terminações livres: DOR.

28 TATO A estrutura da pele: - Constituída por duas camada: EPIDERME E DERME. EPIDERME: camada mais externa, tecido epitelial. Células queratinizadas (impermeáveis) – CAMADA CÓRNEA. Apresenta melanócitos: produzem melanina.

29 TATO DERME: formada por tecido conjuntivo e se localiza logo abaixo da epiderme. Presença de terminações nervosas. Presença de fibroblastos – produz fibra colágeno e elatina (elasticidade e resistência à pele).


Carregar ppt "Ciências Cap. 09 – Sistema sensorial Prof.: Samuel Bitu."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google