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III SEMINARIO TECNICO DE PLANEJAMENTO E MOBILIDADE URBANA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE Florianópolis, 13 de setembro de 2012 Jorge.

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1 III SEMINARIO TECNICO DE PLANEJAMENTO E MOBILIDADE URBANA REGIÃO DE FLORIANÓPOLIS MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE Florianópolis, 13 de setembro de 2012 Jorge Rebollo Squera SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJAMENTO - SPG DIRETORIA DE DESENVOLVIMENTO DAS CIDADES - DCID

2 ALGUMAS CONCLUSOES dos SEMINARIOS I e II

3 PRINCIPAIS AMBIENTES DO RELEVO 0 a 200m: planícies litorâneas e fluviais m: encostas da serra; altas declividades: m: serras do leste catarinense Acima de 800m: patamares do Alto Itajaí CONDICIONANTES NATURAIS E AMBIENTAIS

4 SERRAS PATAMARES ENCOSTAS NASCENTES E RIOS PLANICIES LITORANEAS, VALES, ESTUARIOS, LAGOAS, MANGUES, DUNAS, AREAS INUNDAVEIS ECOSSISTEMAS VULNERÁVEIS

5 CENSO DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO POR MUNICIPIOS O MENOR: Anitápolis O MAIOR: Florianópolis MUNICIPIOS hab. 13,35 % 09 MUNICIPIOS hab. 86,64 %

6 OCUPAÇÃO DESORDENADA GRANDES PROJETOS PRESSOES DE OCUPAÇÃO URBANA PERIMETROS URBANOS SUPERDIMENSIONADOS ESPECULAÇAO IMOBILIARIA

7 GESTÃO DE RISCO – REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS Inundações bruscas Inundações graduais EscorregamentosErosão marinha 04

8 DESASTRES – REGIÃO DA GRANDE FLORIANÓPOLIS As justificativas para as inundações e escorregamentos: -mudanças climáticas globais -pressão antrópica sobre os recursos naturais,. urbanização intensa em áreas de planície aluvial e/ou encostas declivosas,.desmatamento generalizado, principalmente em áreas de cabeceiras de drenagem. 05

9 TRÂNSITO SATURAÇÃO COLAPSO PRÓXIMO Beiramar Norte Cabeceira das pontes RIO TAVARES: SOLUÇÃO ATÉ QUANDO?

10 Continente hab. Ilha hab BG 100 PLH 200 SJ 300 TIJ 70 NORTE 200 Sto Ant. 20 Lagoa 30 ESTR 100 SEDE 200 SUL 100 Tapera 30 Ribeirao 20 CENÁRIO URBANO ANO GCR 20 Áreas urbanas consolidadas Reservas de áreas dentro do perímetro urbano Reservas de áreas Fora do perímetro urbano Sistema viário principal Fluxos Ilha – continente – Efeito funil

11 PROPOSIÇOES URBANAS E MOBILIDADE AREA CONURBADA DE FLORIANÓPOLIS

12 TRANSPORTE MARÍTIMO BARCOS FERRIS TAXIS TRANSPORTE DE MASSAS CONTINENTE E ILHA CONEXOES INTERURBANAS CONEXOES INTRAURBANAS ÕNIBUS ENTRE BAIRROS MICROS CIRCULARES DENTRO DOS BAIRROS SPG

13 VITA E OTIUM Instituto Silva Paes

14 PLANO DIRETOR DE FLORIANOPOLIS* * FLORIPA AMANHÃ, RESERVA DA BIOSFERA URBANAV – IDENTICA PROPOSTA

15 CORREDORES DE TRANSPORTE SOLUÇÕES COINCIDENTES VITA E OTIUM SPG PLANO DIRETOR DE FLORIANÓPOLIS

16 CONEXAO ILHA- CONTINENTE Acessos e saídas Trânsito de passagem Área Central de Florianópolis Imagen – símbolo Plano emergencial de mobilidade

17 PONTE METÁLICA entre a Colombo Salles e Pedro Ivo Proposta ACE CANAL SUBTERRANEO Proposta Oficina de Desenho Urbano DIANTE DA HERCILIO LUZ?: Proposta IPUF 4ª. PONTE NECESSARIA ? NO MESMO LOCAL? Proposta DEINFRA

18 PLANO EMERGENCIAL DE MOBILIDADE URBANA ALTERNATIVAS IMEDIATAS PARA DIMINUIR OU ATENUAR O TRAFEGO DE VEÍCULOS PARTICULARES NA ENTRADA À CIDADE: Soluções que permitem minimizar o problema, permitindo um período de tempo maior para poder estudar uma solução definitiva de desenvolvimento urbano e mobilidades sustentáveis. - Rodízio; - implantação dos corredores e faixas exclusivas ou preferenciais para os sistemas de transporte coletivo ; - horários noturnos para circulação de mercadorias; - pedágio solidário nas pontes e no centro; - alteração de horários de abertura do comércio e das escolas; - diminuir as velocidades permitidas nas áreas urbanizadas (Código de Transito) Seminários de discussão do planejamento urbano de Florianópolis. IAB/GEU-2006

19 AREA CENTRAL DE FLORIANOPOLIS

20 CONEXOES INTERMODAIS CONCURSO PARA O ORDENAMENTO URBANO DO ATERRO DA BAÍA SUL IAB/PMF EM rojeto vencedor (Saraiva, Schmidt) : visão de humanização do espaço urbano

21 PROPOSTA DO SISTEMA DE CIRCULAÇÃO PARA O CENTRO DE FLORIANÓPOLIS. IPUF 1984

22 UMA ÚLTIMA QUESTÃO....

23 Pensamento sistêmico Compreender os processos envolvidos no interior de um sistema em planejamento, como também levar em consideração as múltiplas relações deste com o seu ambiente, com o seu contexto (Social, econômico, ambiental). Ademir Reis FALTA DE INTEGRAÇÃO ENTRE OS PLANEJAMENTOS AMBIENTAL, SÓCIO ECONÔMICO, FÍSICO-TERRITORIAL E URBANO

24 E ISSO AÍ… OBRIGADO !

25 ANEXOS

26 4b.1- PROPOSTAS PARA DIMINUIR OU ATENUAR O FLUXO DE VEÍCULOS PARA A ILHA. 4b.1.1 ALTERNATIVAS IMEDIATAS PARA DIMINUIR OU ATENUAR O TRAFEGO DE VEÍCULOS PARTICULARES NA ENTRADA À CIDADE: Soluções que permitem minimizar o problema, permitindo um período de tempo maior para poder estudar uma solução definitiva de desenvolvimento urbano e mobilidades sustentáveis. - Rodízio; - implantação dos corredores e faixas exclusivas ou preferenciais para os sistemas de transporte coletivo ; - horários noturnos para circulação de mercadorias; - pedágio solidário nas pontes e no centro; - alteração de horários de abertura do comércio e das escolas; - diminuir as velocidades permitidas nas áreas urbanizadas (Anexo III). 4b.1.2. INTEGRAÇÃO DO PLANEJAMENTO TERRITORIAL E URBANO COM UM SISTEMA DE TRANSPORTES INTERMODAL. - investir no processo de urbanização do continente; - consolidar as áreas centrais urbanas existentes e potenciais; - redimensionar os perímetros urbanos de modo a otimizar os investimentos municipais em infra-estrutura e serviços municipais (Anexo IV) ; - priorizar a conexão de áreas centrais urbanas, através de sistemas intermodais de transporte coletivo ( terrestre, marítimo e aero) - Anexo V - evitar rodovias ou estradas atravessando áreas urbanizadas, ou no seu defeito, prever sistemas binários ou terciários que permitam o futuro desvio do trafego de passagem; - planejar e implantar as redes de vias arteriais e coletoras (Lei 9503/97-Anexo III) de modo a orientar o sistema viário dos loteamentos existentes ou projetados; - prever canais preferenciais a para circulação de motociclistas. - ordenar o tráfego interno nas áreas urbanizadas, criando redes de vias preferenciais para as diferentes modalidades de locomoção: (transporte coletivo, de carga, veículos particulares, ciclistas, pedestres)

27 CONCILIAR OS DIFERENTES MODOS DE LOCOMOÇÃO: TRANSPORTE COLETIVO, CARGAS, AUTOMÓVEIS, MOTOS, BICICLETAS, PEDESTRES. SUA RELAÇÃO COM AS FUNÇOES-ATIVIDADES URBANAS: HABITAÇÃO, SERVIÇOS, COMERCIO, EMPREGO, CULTURA, LAZER, ENTRE OUTRO

28 Metodologia para ordenamento de áreas urbanas em expansão, assim como sistemas intermodais de transporte. Define: Areas a preservar; Núcleos e centros urbanos; Sistemas de transportes: - heavy trens, - light trens sobre trilhos, - ônibus rápidos BRTs, - ônibus circulares, - estações intermodais, etc. Sprawl Repair Manual - Galina Tachieva, 2010

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