A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO? DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO? DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES."— Transcrição da apresentação:

1 1 VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO? DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES A ANÁLISE DA VIOLÊNCIA VEM SEMPRE ACOMPANHADO DE INDIGNAÇÃO, O QUE NEM SEMPRE PERMITE UMA RELAÇÃO ANÁLITICA, CIENTÍFICA. HÁ UMA TENDÊNCIA DE EXTERIORIZAÇÃO DOS FENÔMENOS VIOLENTOS COMUMENTE ASSOCIA-SE A RESOLUÇÃO DOS FENÔMINOS VIOLENTOS A AÇÃO POLICIAL E JUDICIÁRIA NÃO É POSSÍVEL SOLUÇÕES EMERGENCIAIS PARA OS FENÔMENOS VIOLENTOS

2 2 MAUS-TRATOS QUE TIPO DE VIOLÊNCIA É ESTE? Todo ato ou omissão praticado por pessoas que deveriam cuidar da criança e adolescente e educá-los tais como pais,responsáveis pela guarda, professores, médicos- terminam por expor a criança e o adolescente a perigos que comprometem seu desenvolvimento saudável ou ameaça sua vida. Causando danos físicos, sexual e ou psicológico a vitima- implicando de um lado, numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto e, de outro, numa coisificação da infância, isto é numa negação do direito que crianças e adolescentes têm de ser tratados como sujeitos e pessoas em condição peculiar de desenvolvimento.

3 3 TIPOS DE MAUS TRATOS MAUS-TRATOS FÍSICOS È ENTENDIDO COMO O EMPREGO DE FORÇA FÍSICA OU ATOS DE OMISSÕES DE FORMA INTENCIONAL, NÃO ACIDENTAL CAUSANDO- LHE DIVERSOS TIPOS DE FERIMENTO, PODENDO DEIXAR MARCAS EVIDENTES OU NÃO. PODE SER TAMBÉM O ATO DE DISCIPLINAR QUE ATINGE O CORPO DA CRIANÇAADOLESCENTE OU SEJA, O EMPREGO DA FORÇA FÍSICA NO ATO DE DISCIPLINAR.

4 4 ABUSO SEXUAL SITUAÇÃO EM QUE UMA CRIANÇA OU ADOLESCENTE É USADO PARA GRATIFICAÇÃO SEXUAL DE UM ADULTO OU ADOLESCENTE MAIS VELHO, BASEADO EM RELAÇÃO DE PODER. INCLUI MANIPULAÇÃO DA GENITÁLIA, MAMA, ÂNUS, EXPLORAÇÃO SEXUAL, VOYEURISMO, PORNOGRAFIA E EXIBICIONISMO E O ATO SEXUAL COM OU SEM PENETRAÇÃO, COM OU SEM VIOLÊNCIA.

5 5 DEFINE-SE COMO A INTERFERÊNCIA NEGATIVA DO ADULTO( OU PESSOA MAIS VELHA) SOBRE A COMPETÊNCIA SOCIAL DA CRIANÇA, PRODUZINDO UM PADRÃO DE COMPORTAMENTO DESTRUTIVO. PELA SUTILEZA DO ATO E PELA DE EVIDÊNCIAS IMEDIATAS, ESTE TIPO DE VIOLÊNCIA É UM DOS MAIS DIFÍCIES DE CARACTERIZAR E CONCEITUAR, APESAR DE EXTREMAMENTE FREQUENTES. MAUS-TRATOS PSICOLÓGICOS

6 6 FORMAS MAIS PRATICADAS DE MAUS TRATOS PSICOLÓGICOS: REJEITAR- QUANDO NÃO SE RECONHECE O VALOR DA CRIANÇAADOLESCENTE, NEM A LEGITIMIDADE DE SUAS NECESSIDADES; ISOLAR-QUANDO SE AFASTA AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE EXPERIÊNCIAS COMUNS A SUA IDADE E MEIO SOCIAL; ATERRORIZAR- QUANDO SE PRATICAAGRESSÕES VERBAIS INSTAURANDO CLIMA DE MEDO, ATEMORIZANDO-A E FAZENDO-A CRER QUE O MUNDO É HOSTIL.

7 7 CORROMPER- QUANDO SE INDUZ A PROSTITUIÇÃO, AO CRIME E AO USO DE DROGAS. IGNORAR- QUANDO NÃO SE ESTIMULA O CRESCIMENTO EMOCIONAL E INTELECTUAL; PRODUZIR EXPECTATIVAS IRREAIS OU EXTREMADAS, EXIGÊNCIAS SOBRE O RENDIMENTO ESCOLAR, INTELECTUAL, ESPORTIVO E CULTURAL.


Carregar ppt "1 VIOLÊNCIA E MAUS TRATOS O QUE TEMOS A VER COM ISTO? DEVEMOS CONCEBER A VIOLÊNCIA COMO UM CONJUNTO DE FENÔMENOS NÃO HOMOGÊNEOS E FRUTO DE DIFERENTES CAUSALIDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google