A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

0 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO A OBRA DE HENRY FAYOL Nasceu na cidade de Constantinopla (1841- 1925) Vive toda sua carreira na área siderúrgica e mineira -

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "0 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO A OBRA DE HENRY FAYOL Nasceu na cidade de Constantinopla (1841- 1925) Vive toda sua carreira na área siderúrgica e mineira -"— Transcrição da apresentação:

1 0 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO A OBRA DE HENRY FAYOL Nasceu na cidade de Constantinopla ( ) Vive toda sua carreira na área siderúrgica e mineira - Compagnie Commantry Fourchambault et Decazeville. Como administrador teve sucesso em suas atividades à frente de sua empresa. Em 1916 publica Administração geral e industrial, ponto alto de sua obra.

2 1 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO A Teoria Clássica de FAYOL ou Funções Gerenciais Introdução: em paralelo a Taylor, em 1916 o engenheiro francês Henry Fayol, defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Porém sua obra é efetivamente reconhecida a partir de 1949, quando foi publicada nos U.S.A.

3 2 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Princípios básicos de Fayol: 1.Divisão do trabalho – a especialização dos funcionários (executivos e operários, favorece a eficiência na produção, aumentando a produtividade). 2.Autoridade e Responsabilidade – autoridade é o direito dos superiores hierárquicos de dar ordens, que pressupõe que serão obedecidas, responsabilidade é a contrapartida da autoridade. 3.Unidade de comando: o empregado deve receber ordens apenas de um superior, evitando contra-ordens.

4 3 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 4.Unidade de Direção –o controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupos de atividades com os mesmos objetivos. 5.Disciplina – estabelecimento de normas de conduta e de trabalho, para todos os funcionários. 6.Prevalência dos interesses gerais – os interesses gerais da empresa, deve prevalecer sobre os individuais.

5 4 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 7.Remuneração – deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários. 8.Centralização – as atividades cruciais da organização e a autoridade para a sua adoção devem ser centralizadas. 9.Hierarquia (cadeia escalar) – defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.

6 5 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO ESTRUTURA DA ORGANIZAÇÃO A organização, segundo Fayol, deve se preocupar com a forma e a estrutura.

7 6 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 10.Ordem – preservar um lugar para cada coisa (pessoa) e cada coisa (pessoa) em seu lugar. 11.Eqüidade – a justiça deve prevalecer, justificando a lealdade e a devoção dos funcionários à empresa. 12.Estabilidade dos funcionários – a alta rotatividade gera conseqüências negativas sobre o desempenho da organização e o moral dos trabalhadores.

8 7 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 13.Iniciativa – entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. 14.Espírito de corpo – o trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro das equipes. Os grupos de trabalho precisam ter consciência de classe, para defenderem seus propósitos.

9 8 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Principais Funções da Gerência Administrativa 1.Planejar – significa estabelecer os objetivos da organização, onde se especifica a forma como serão atingidos. (Previsão futura). 2.Comandar – significa fazer com que os subordinados executem o que deve ser feito. 3.Organizar – é a forma de coordenar todos os recursos da empresa (humanos, financeiros ou materiais), alocando-os da melhor maneira possível.

10 9 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO 5.Controlar – é estabelecer padrões e medidas de desempenho. 6.Coordenar – a implantação de qualquer planejamento seria inviável sem a coordenação das atitudes e esforços de toda organização.

11 10 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CRÍTICAS À TEORIA CLÁSSICA Obsessão pelo comando – Fayol centrou seus estudos na unidade de comando, na autoridade e na responsabilidade. A empresa como sistema fechado - Administração clássica era criticada por este comportamento, pois considerava que a empresa não era parte integrante do meio em que se encontrava. Manipulação dos trabalhadores – tanto a administração científica quanto a clássica foi tachada de tendenciosa, pois a partir do desenvolvimento dos princípios, buscavam explorar os trabalhadores.

12 11 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO CRÍTICAS À TEORIA CLÁSSICA Abordagem Simplificada da Organização Formal: Postura prescritiva e normativa adotando o mesmo receituário para todos os problemas, desprezando os valores e crenças da organização. Ausência de Trabalhos Experimentais: Foi baseada na observação e no bom senso, o método é empírico e se ressente de comprovação científica.

13 12 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Extremo Racionalismo na Concepção da Administração: A idéia da universalidade da Administração representa a busca de soluções práticas e não representativas para obter fórmulas aplicáveis de imediato. Teoria da Máquina: Os teóricos da Administração buscaram uma ciência da Administração, esquecendo-se que ela é também uma arte. CRÍTICAS À TEORIA CLÁSSICA

14 13 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Abordagem Incompleta da Organização: Considerou somente a organização formal esquecendo-se da organização informal, apesar de não ignorar os problemas humanos não observou a interação entre as personalidades e os grupos informais, nem os conflitos intra-organizacionais, e nem o processo de tomada de decisão. CRÍTICAS À TEORIA CLÁSSICA

15 14 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Funções Gerenciais de Fayol x Princípios Científicos de Taylor Administração CientíficaAdministração Clássica PrecursorFrederick TaylorHenry Fayol OrigemChão de fábricaGerência Administrativa Ênfase Adoção de métodos racionais e padronizados; máxima divisão do trabalho Estrutura formal da empresa; adoção de princípios administrativos pelos altos escalões EnfoqueProduçãoGerência

16 15 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO Bibliografia: Chiavenato, Idalberto – Introdução à teoria geral da administração – 6ª Ed. – Rio de Janeiro: Campus, 2000


Carregar ppt "0 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO A OBRA DE HENRY FAYOL Nasceu na cidade de Constantinopla (1841- 1925) Vive toda sua carreira na área siderúrgica e mineira -"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google