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Evento CAF Lisboa, 29 de Março

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Apresentação em tema: "Evento CAF Lisboa, 29 de Março"— Transcrição da apresentação:

1 Evento CAF Lisboa, 29 de Março
- Os passos seguintes - Evento CAF Lisboa, 29 de Março

2 Antecedentes Implementação da CAF a diferentes ritmos
Entre 2000 e 2002 esteve a cargo de dois organismos diferentes (SMA/IIAE). Iniciativas mais relevantes ( ): - CAF utilizada nos critérios de selecção do «Concurso de Qualidade em Serviços Públicos (2000)» - SMA - Acompanhamento de um caso piloto de aplicação da CAF - IIAE As iniciativas desenvolvidas foram pontuais e sem uma estratégia enquadrada na reforma da Administração Pública

3 Situação Actual - DGAP -
Direcção-Geral da Administração Pública é responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação das iniciativas de divulgação e implementação da CAF na Administração Pública Portuguesa É representante de Portugal no Innovative Public Service Group (IPSG)

4 DGAP - Iniciativas desde Out. 2002 -
CAF 2002 traduzida [última versão] *Guia para o Utilizador (documento de suporte à auto-avaliação mais desenvolvido); Grelha de Auto-Avaliação (grelhas sistematizadas para o exercício de auto-avaliação); *Modelos de Questionários (gestor de topo, gestor intermédio, colaboradores e clientes); Grelha de Resultados da Auto-Avaliação (permite uma visão global dos resultados da auto-avaliação). (*em fase de revisão) Seminário sobre a CAF (especialista do EIPA) - Formar Agentes de disseminação da CAF.

5 Análise SWOT - Forças - Os cidadãos exigem qualidade na prestação dos serviços públicos; A auto-avaliação através da CAF: identifica oportunidades de melhoria; introdução à gestão pela qualidade. A adopção da CAF é um compromisso assumido ao nível dos Ministros das Administrações Públicas da União Europeia.

6 Análise SWOT - Fraquezas -
Recursos materiais e humanos escassos para apoiar a implementação da CAF na AP; Apesar das iniciativas de qualidade em serviços públicos lançadas pelo SMA (anos 90) - permanece incipiente uma cultura de Qualidade na AP.

7 Análise SWOT - Oportunidades -
Vontade política para adoptar a CAF na auto-avaliação dos serviços (SIADAP). A avaliação é entendida pelo Governo como um dos vectores do processo de reforma da Administração Pública (Linhas de Orientação para a Reforma da AP).

8 Análise SWOT - Ameaças -
Processos de auto-avaliação enviesados e sem rigor - pode conduzir ao descrédito da CAF; Planos de Melhorias metidos na gaveta – pode conduzir à frustração.

9 Estratégia Ponto de Partida
Esforço inicial na generalização do uso da CAF pela Administração Pública portuguesa Serviços da AP estão interessados em conhecer e aplicar a CAF (necessitam de know how) Ponto de Partida Apoio do Governo para promover a adopção da CAF na AP Compromisso no âmbito dos EM da União Europeia Urgência em definir uma estratégia de divulgação e implementação da CAF em Portugal.

10 Estratégia - Ponto de partida -
Os interlocutores privilegiados da DGAP Secretarias-gerais (serviços do Ministério e DGAP) - Assumem novas atribuições (ADE) - Espírito pró-activo da SG do MSST CCDR´s e DGAL (Administração central e local) Departamentos competentes dos Governos Regionais (Administração central e regional)

11 O grande eixo desta estratégia, a desenvolver em dois anos, deverá assentar na sustentabilidade, no rigor e na universalidade, permitindo que todos os serviços sejam capazes de forma autónoma, e munidos de know how, desenvolver uma cultura de melhoria continua. «Quando vires à beira de um rio um homem com fome não lhe dês peixe, mas ensina-o a pescar». Provérbio chinês

12 Estratégia Eixos do Plano de Acção CAF - 2004/2005 -
Parcerias públicas com a administração central, regional e local Formação Reconhecimento público (nacional/europeu) Informação útil Partilha de boas práticas

13 I. Desenvolver Parcerias públicas
2004 – 1º Semestre 1. Criação dos Pólos Dinamizadores da Qualidade (PDQ) Equipas responsáveis pela promoção da Qualidade e inovação nos serviços dos Ministérios (SG), Autarquias Locais (DGAL e CCDRs) e Governos Regionais Formação de Agentes da CAF Coordenação e acompanhamento de projectos de implementação da CAF Objectivos: dinamizar a qualidade e inovação nos serviços públicos de forma abrangente.

14 I. Desenvolver Parcerias públicas
2004 – 2º Semestre 2005 – 1º Semestre 2. Assessoria técnica aos PDQ Reuniões periódicas para acompanhamento dos projectos Helpdesk e linhas telefónicas de apoio (dias e horário definido). Objectivos: Orientação dos PDQ; harmonizar utilização da CAF .

15 II. Formação 2004 – 2º Semestre 1. Curso de Formação de Agentes-CAF - em e-Learning (parceria INA/DGAP) Formação especializada Predomínio da componente prática Objectivo: fornecer competências profissionais e comportamentais para aplicar a CAF; descentralização da formação (sistema de e-learning).

16 II. Formação 2004 – 2º Semestre 2. Seminário sobre a CAF com especialista do EIPA (2ª edição) Destinatários: para quem já tem experiência e conhece a ferramenta Objectivo: aperfeiçoar conhecimentos em CAF.

17 III. Informação útil 1. Manual da CAF – informação útil para:
2004 – 1º Semestre 1. Manual da CAF – informação útil para: Utilizadores (equipas de AA) Chefias (orientações para o processo de AA) Objectivos: Simplificar a aplicação e harmonizar o método de implementação da CAF; Evitar descrédito da CAF.

18 III. Informação útil 2. «CD-ROM interactivo sobre Gestão da Qualidade em Serviços Públicos» Valências – CAF/Qualidade Objectivos: Contexto institucional - para apoiar as equipas que desenvolvem projectos de qualidade; Contexto de formação - melhorar o desempenho das acções de formação sobre qualidade.

19 III. Informação útil 2005 – 1º Semestre 3. Lista de Indicadores/evidências para diferentes tipos de organização/sectores. Realização de Workshops/encontros com os diferentes sectores. Objectivo: Auxiliar a aplicação da CAF na AP; Adequar o processo de AA ao contexto da organização (core business).

20 III. Informação útil 2005 – 1º Semestre 4. Ferramenta de apoio através do acompanhamento de um Case Study Acompanhamento de um projecto CAF num organismo público, em todas as fases: origem do projecto, implementação, resultados, follow-up. Objectivos: Revelar: Pontos fortes e críticos do ciclo de implementação da CAF Os obstáculos e formas de os ultrapassar Criar um documento de consulta para os serviços interessados em aplicar a CAF.

21 IV. Partilha de experiências
2004 – 1º Semestre Evento - CAF (29 Março) Para dirigentes e quadros superiores da AP Objectivos: Promover a CAF junto dos dirigentes da AP; Apresentar experiências e divulgar projectos de implementação da CAF; Destacar os factores críticos de sucesso para a implementação da CAF; Enquadrar a CAF na reforma da AP e apresentar estratégia de disseminação.

22 IV. Partilha de experiências
2004 – 2º Semestre 2. Posto de Utilizadores da CAF disponível no site da DGAP (área CAF) Rede de utilizadores; Informação útil e actualizada s/ CAF; Notícias. Objectivos: apoiar utilizadores actuais, ou potenciais, da CAF; facilitar projectos de benchmarking. Articulação com a Rede Digital de Boas Práticas

23 V. Reconhecimento público
2005 – 1º Semestre Conferências anuais sobre Qualidade na AP - 1ª Conferência da Qualidade na Administração Pública Portuguesa (2005): Selecção das melhores práticas e atribuição de prémios aos vencedores ( Implementação de Planos de Melhoria > Processos de AA). Objectivos: Divulgação da CAF e estratégias de implementação; Reconhecer os organismos que se destacam anualmente Partilha das boas práticas que apresentam projectos para a Conferência.

24 V. Reconhecimento público
2004 – 2º Semestre 2. Disponibilizar o reconhecimento europeu de acordo com a EFQM para os níveis: - Committed to Excellence (utilização de um questionário s/ a CAF como ferramenta de AA); - Recognised for Excellence. Parceria APQ/DGAP (em fase de acordo) Objectivos: Fornecer aos serviços públicos interessados o reconhecimento público dos seus níveis de excelência; Reconhecimento dos serviços públicos de excelência por cidadãos, empresas e a própria Administração como cliente.

25 VI. Avaliação 2005 – 2º Semestre Estudo de avaliação (on going) do impacto das medidas implementadas em 2004/2005 (1º Sem.) Objectivos: Aferir o grau de divulgação e implementação da CAF nos serviços públicos; Conhecer os pontos fortes e os pontos críticos da estratégia adoptada; Reunir informação para definição do Plano de Acção 2006/2007.

26 Avaliação do Plano de Acção
2006 A avaliação do Plano de Acção será feita em dois momentos: - Avaliação on going (6 º eixo) para ajuste na estratégia; - Avaliação final do Plano (2006) para aferir quais os resultados que foram alcançados, pontos fortes e pontos críticos da estratégia adoptada.

27 Bom Trabalho!


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