A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita."— Transcrição da apresentação:

1 Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita

2 A Qualidade dos Produtos - Factores críticos Benchmarking – Sinalizar práticas e soluções Competências - 3 T – Talento, Tecnologia, Tolerância Liderança da PD – 3 P – Parceria, Projecto, Produto Trabalho em Rede – Participação e Responsabilização A Caracterização do Produto Ciclo da Concepção de um Produto Instrumento de auto-avaliação e de monitorização do processo de construção dos Produtos Checklist de critérios de análise da qualidade nas dimensões dos produtos EQUAL (Metodologia de Validação de Produtos EQUAL)

3 Factores associados ao benchmarking (procura activa de práticas, soluções e produtos próximos dos nossos problemas de partida – em rigor qual é o problema de partida? (metáfora do martelo); Qualidade dos Produtos - Factores Críticos Factores associados às competências individuais residentes na PD: Metáfora dos 3 T – Talento, Tecnologia, Tolerância;

4 Qualidade dos Produtos - Factores Críticos Factores associados às Competências de Liderança da PD – Capacidade de Gestão dos 3 P - Gestão da Parceria, Gestão do Projecto, Gestão do Produto; Factores associados ao Trabalho em Rede convocar a participação de peritos, pares, utilizadores (disseminadores horizontais e verticais) e beneficiários finais (clientes, cidadãos, organizações);

5 Evidências dos Produtos package, família de produtos, maleta pedagógica, produto farol, produto âncora ou de referência Caracterização do Produto Consideram-se produtos os outputs visíveis dos projectos EQUAL que acrescentam valor e funcionam como meios de apoio ou soluções para os utilizadores e beneficiários finais das PD e materializam/sistematizam estratégias, processos, estudos, metodologias, práticas ou recursos técnico-pedagógicos.

6 Ciclo da Concepção de um Produto DISSEMINAÇÃO EDIÇÃO VALIDAÇÃO DESENHO ANÁLISE AVALIAÇÃO

7 PRINCIPAIS ACTIVIDADES DATASRESP ONS. ANÁLIS E 1.Analisar necessidades e contextualizar o Guia/solução DESEN HO 1.Elaborar estrutura global do Guia metodológico para validação técnica e de gestão interna 1.Disponibilizar na Base de Conhecimento textos fundamentais e referências técnicas 1.Preparar e conduzir workshop interno de apresentação da estrutura global do Guia e recolha de sugestões/recomendações VALIDA ÇÃO & EDIÇÃO 1.Preparar e conduzir a validação institucional (externa) do Guia a.Definir e propor painel de validação institucional externa DISSE MINA ÇÃO & AVALI AÇÃO 1.Dinamizar o espaço online de apoio ao Guia a.Disponibilizar/carregar conteúdos e materiais complementares no espaço on-line de apoio e dinamização da transferência do Guia 1.Demonstrar e disseminar o Guia a.Preparar e participar nas jornadas técnicas e seminário de disseminação do Guia (apresentações de metodologias e instrumentos, demonstrações, discussões conduzidas, dinamização da partilha de práticas) 1.Avaliar os impactos do Guia (desenvolver acções de recolha de feedback) 1.Participar na reedição do Guia e realizar acções de promoção/disseminação física e on- line da nova versão MATRIZ DE APOIO À CONCEPÇÃO DE UM GUIA

8 Checklist de critérios de análise da qualidade das dimensões dos produtos EQUAL Metodologia de Validação de Produtos EQUAL Instrumento de auto-avaliação e de monitorização do processo de construção dos Produtos

9 CHECKLIST DE CRITÉRIOS DE ANÁLISE DA QUALIDADE NAS DIMENSÕES ALVO DA VALIDAÇÃO DOS PRODUTOS EQUAL Dimensões Alvo da Validação Critérios de Análise da Qualidade Inovação (intensidade da presença de características novas e distintivas no produto; na realidade, o que distingue este produto de outros produtos com características e finalidades semelhantes; existência de valor acrescentado em relação às respostas convencionais e desenvolvimento de novas competências) Qual individualidade e carácter distintivo do produto face a outras soluções? Qual o valor acrescentado do produto face às respostas convencionais? O produto induz, promove e desenvolve novas competências nos utilizadores e beneficiários finais? O produto promove e/ou mobiliza novas formas de aprender? O produto resulta do contributo convergente dos diferentes parceiros? Empowerment (em que medida os beneficiários finais e os utilizadores do produto foram protagonistas na sua concepção e em que medida a sua utilização contribui para a autonomia, inserção e participação acrescidas dos grupos-alvo nos seus contextos organizacionais e sociais) Os utilizadores e destinatários finais participaram activamente na concepção e experimentação do produto? O produto convoca, mobiliza e reforça as competências de tomada de decisão dos utilizadores e beneficiários finais? O produto promove a autonomia e a auto-responsabilização dos utilizadores e beneficiários finais? Adequabilidade (respeita a cultura, a experiência social e profissional dos beneficiários finais e organizações e responde aos seus problemas e necessidades de inserção e de qualificação) A flexibilidade e modularização do produto respondem às necessidades diversificadas dos diferentes tipos de contextos (sociais, territoriais e organizacionais), de utilizadores e beneficiários finais? O produto corresponde às necessidades e respeita os ritmos dos destinatários e utilizadores? O produto reconhece e valoriza o património cultural dos utilizadores e beneficiários finais? Utilidade (ganhos e valor percebidos pelos beneficiários finais, demonstráveis em termos de reconhecimento de competências, valor social e/ou autonomia pessoal) O produto contribui activamente para a resolução dos problemas e necessidades dos utilizadores e beneficiários finais? As mais-valias do produto são reconhecidas e valorizadas pelos utilizadores e beneficiários finais? As competências promovidas pelo produto são passíveis de reconhecimento social e certificação? Acessibilidade (proximidade e familiaridade dos utilizadores e dos beneficiários finais com os conteúdos, os suportes e meios de utilização dos produtos, designadamente em termos de literacia e de tecnologias necessárias) O produto inclui características que favorecem a sua disponibilização e apropriação pelos diferentes contextos, territórios e organizações dos utilizadores e beneficiários finais? O produto é facilmente integrável nos hábitos e práticas dos beneficiários finais e utilizadores? O produto contempla mecanismos de mediação e apoio facilitadores da sua utilização e exploração? Igualdade (o produto potencia a igualdade de género, respeita a multiculturalidade, valoriza a participação e responsabilidade social das pessoas e organizações e promove situações e realidades inclusivas) O produto respeita, valoriza e promove o princípio, as atitudes e as práticas de igualdade de género e de discriminação positiva? O produto promove os valores da cidadania e da universalidade dos direitos humanos? Transferibilidade (facilidade e rapidez na transferência e incorporação dos produtos, visíveis designadamente nos processos e métodos de tutoria da transferência ancorados, por exemplo, em soluções mediadas) O produto apresenta características de universalidade e flexibilidade que lhe garantem a sua exploração noutros contextos e prolongando a sua esperança de vida? O produto tem potencial para influenciar mudanças nas práticas das organizações e nas políticas sociais, de formação e emprego? O custo/benefício associado à apropriação e exploração do produto é compensador? Viável? Justifica a sua transferência ou incorporação? As características do produto, os conteúdos e materiais que o integram, conferem-lhe suficiente autonomia facilitadora da sua transferência/apropriação?


Carregar ppt "Workshop Concepção de Produtos EQUAL Lisboa, 23 de Março de 2006 Horácio Covita."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google