Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuelle Peres Alterado mais de 10 anos atrás
1
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL http://cccriefcul.fc.ul.pt
2
Plano da sessão O que são? No centro CRIE – FCUL Visita guiada Para quê? Que princípios? Que papel a ter e a fomentar? Como o pomos em acção? O que querem experimentar? Pequeno grupo Mãos à obra… Pequeno grupo http://cccriefcul.fc.ul.pt
3
O que são? Espaços de trabalho colaborativo que proporcionam: ferramentas que permitem: expressar ideias, participar em diálogos múltiplos e à vista, partilhar em projectos tanto síncrones como assíncrones funcionalidades várias: salas de chat, partilhar documentos, publicação de blogs, wikis, HTML http://cccriefcul.fc.ul.pt
4
Moodle Software open-source Sistema de gestão de ensino e aprendizagem Funcionalidades com forte componente de participação, comunicação e colaboração entre formandos, formadores e pares. Oferece ferramentas de: discussões de fórum, envio e/ou realização online de trabalhos, construção de lições, chats, wikis, glossários, etc. avaliação http://cccriefcul.fc.ul.pt
5
Princípios (do Moodle) Perspectiva de ensino-aprendizagem construtivista social ( em comunidades baseadas na Internet ) proporciona aspectos pedagógicos não contemplados anteriormente nas plataformas de e-learning O conhecimento é construído e não só transmitido de uma forma rígida pelos livros ou professores A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos que todos construem em conjunto partilha de papeis (dinamizador, aluno, participante,…) mudança de papeis (fonte de saber, influenciador, moderador,…) Neste sistema o professor cria um ambiente para ajudar o aluno a construir o conhecimento a partir das suas capacidades e saberes http://cccriefcul.fc.ul.pt
6
Plataformas – exemplos de 2 sistemas http://moodle.org/ http://plone.org/ http://cccriefcul.fc.ul.pt
7
Exemplos em Plone http://www.weblabs.org.uk/wlplone/ http://cnx.org/ http://cccriefcul.fc.ul.pt
8
http://www.groups.edna.edu.au/ http://moodle.fct.unl.pt/ Exemplos em Moodle http://cccriefcul.fc.ul.pt
9
Recepção na Plataforma – o que é que ela diz? http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12 http://cccriefcul.fc.ul.pt
10
Áreas de trabalho diferentes níveis de participação e de acesso Para os inscritos Organização Temas/Grupos de trabalho Resposta a necessidades Transparência Orientações claras Apelo à participação Atenção ao que acontece Explicitamente (dar resposta a…) Implicitamente (re-orientar, perceber o que funciona ou não, re-organizando…) Manter disponível o conteúdo (mesmo quando fora de prazo) Para os visitantes Transparência Acessibilidade Aberto a: aceder ao que existe entrar na conversa http://cccriefcul.fc.ul.pt
11
3 zonas na estrutura http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12 http://cccriefcul.fc.ul.pt
12
O visitante da disciplina pode… http://cccriefcul.fc.ul.pt
13
O participante da disciplina pode… http://cccriefcul.fc.ul.pt
14
Dinamizador da disciplina pode… http://cccriefcul.fc.ul.pt
15
Dinamizador da disciplina pode… http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/course/view.php?id=12 http://cccriefcul.fc.ul.pt
16
Disponível para trabalhar… http://cccriefcul.fc.ul.pt
17
Ferramentas de trabalho… http://cccriefcul.fc.ul.pt
18
Ferramenta – Forum Hiperligações Imagens http://cccriefcul.fc.ul.pt
19
Ferramenta – Foruns http://cccriefcul.fc.ul.pt
20
Ferramenta - Recurso http://cccriefcul.fc.ul.pt
21
Ferramenta – Configuração da Disciplina http://cccriefcul.fc.ul.pt
22
Definir dinamizadores http://cccriefcul.fc.ul.pt
23
o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? O que antecipo como útil? Em que contexto e com quem quero experimentar? Que papel quero ter? Mãos à obra! http://cccriefcul.fc.ul.pt
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.