A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL"— Transcrição da apresentação:

1 Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL

2 Plano da sessão O que são? No centro CRIE – FCUL Visita guiada Para quê? Que princípios? Que papel a ter e a fomentar? Como o pomos em acção? O que querem experimentar? Pequeno grupo Mãos à obra… Pequeno grupo

3 O que são? Espaços de trabalho colaborativo que proporcionam: ferramentas que permitem: expressar ideias, participar em diálogos múltiplos e à vista, partilhar em projectos tanto síncrones como assíncrones funcionalidades várias: salas de chat, partilhar documentos, publicação de blogs, wikis, HTML

4 Moodle Software open-source Sistema de gestão de ensino e aprendizagem Funcionalidades com forte componente de participação, comunicação e colaboração entre formandos, formadores e pares. Oferece ferramentas de: discussões de fórum, envio e/ou realização online de trabalhos, construção de lições, chats, wikis, glossários, etc. avaliação

5 Princípios (do Moodle) Perspectiva de ensino-aprendizagem construtivista social ( em comunidades baseadas na Internet ) proporciona aspectos pedagógicos não contemplados anteriormente nas plataformas de e-learning O conhecimento é construído e não só transmitido de uma forma rígida pelos livros ou professores A aprendizagem ocorre particularmente bem em ambientes colaborativos que todos construem em conjunto partilha de papeis (dinamizador, aluno, participante,…) mudança de papeis (fonte de saber, influenciador, moderador,…) Neste sistema o professor cria um ambiente para ajudar o aluno a construir o conhecimento a partir das suas capacidades e saberes

6 Plataformas – exemplos de 2 sistemas

7 Exemplos em Plone

8 Exemplos em Moodle

9 Recepção na Plataforma – o que é que ela diz?

10 Áreas de trabalho diferentes níveis de participação e de acesso Para os inscritos Organização Temas/Grupos de trabalho Resposta a necessidades Transparência Orientações claras Apelo à participação Atenção ao que acontece Explicitamente (dar resposta a…) Implicitamente (re-orientar, perceber o que funciona ou não, re-organizando…) Manter disponível o conteúdo (mesmo quando fora de prazo) Para os visitantes Transparência Acessibilidade Aberto a: aceder ao que existe entrar na conversa

11 3 zonas na estrutura

12 O visitante da disciplina pode…

13 O participante da disciplina pode…

14 Dinamizador da disciplina pode…

15 Dinamizador da disciplina pode…

16 Disponível para trabalhar…

17 Ferramentas de trabalho…

18 Ferramenta – Forum Hiperligações Imagens

19 Ferramenta – Foruns

20 Ferramenta - Recurso

21 Ferramenta – Configuração da Disciplina

22 Definir dinamizadores

23 o que pensamos Então o que pensamos sobre isto? Vale a pena explorar? O que antecipo como útil? Em que contexto e com quem quero experimentar? Que papel quero ter? Mãos à obra!


Carregar ppt "Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google