A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Determinismo e liberdade na acção humana 16 de Novembro de 2009 Sumário: Determinismo e liberdade na acção humana: o que é a liberdade e o que é o determinismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Determinismo e liberdade na acção humana 16 de Novembro de 2009 Sumário: Determinismo e liberdade na acção humana: o que é a liberdade e o que é o determinismo."— Transcrição da apresentação:

1 Determinismo e liberdade na acção humana 16 de Novembro de 2009 Sumário: Determinismo e liberdade na acção humana: o que é a liberdade e o que é o determinismo. Compatibilidade ou Incompatibildade entre determinismo e liberdade.

2 O que é o determinismo? O Determinismo é uma corrente filosófica segundo a qual a acção humana é sempre provocada por causas anteriores. Assim, para os adeptos desta concepção, a liberdade não tem qualquer sentido.

3 Tipos de determinismo Determinismo Físico Determinismo Biológico Determinismo Psicológico Determinismo Sociológico Determinismo Religioso Leis físicas regem o comporta- mento humano Códigos biológicos determinam a conduta humana Personalidade e carácter psicológico de cada ser humano levam o Homem a decidir desta ou daquela maneira Regras sociais condicio- nam determinan- temente a acção humana Deus continua a governar o Mundo depois da sua criação, não concedendo liberdade ao ser humano

4 O que é a liberdade? Liberdade é capacidade de fazer tudo o que se quer? Pode o Homem fazer tudo o que quer? Liberdade como faculdade de se determinar conscientemente em favor desta ou daquela escolha, sem constrangimento e em virtude apenas da sua vontade e de boas razões.

5 Tipos de liberdade Liberdade Física Liberdade Biológica Liberdade Psicológica Liberdade Sociológica Liberdade Religiosa Possibilidade de dar livre curso a actividades corporais Saúde e bom funciona- mento orgânico Capacidade de escolher uma entre várias alternativas Liberdade concedida ao indivíduo pela sociedade em que está inserido Independente- mente de se aceitar que Deus criou o Mundo ou não, o Homem é responsável pelas suas acções

6 Compatibilidade ou Incompatibilidade entre determinismo e liberdade Não podemos dizer que somos totalmente livres, pois não podemos fazer tudo o que nos apetece. No entanto, parece que também não somos absolutamente determinados por forças extrínsecas a nós mesmos.

7 Compatibilidade ou Incompatibilidade entre determinismo e liberdade Talvez seja plausível afirmar que a nossa liberdade começa onde as condicionantes exteriores à nossa vontade própria (condicionantes físicas, biológicas, psicológicas, sociológicas, religiosas ou morais) terminam. Dentro de determinados parâmetros que não permitem uma liberdade absoluta, há espaço para decisões e acções livres.

8

9

10 Projecto Individual Actividadede Reflexão Pessoal Comente a seguinte frase comummente denominada de Regra de Ouro: A minha liberdade termina onde começa a liberdade dos outros.


Carregar ppt "Determinismo e liberdade na acção humana 16 de Novembro de 2009 Sumário: Determinismo e liberdade na acção humana: o que é a liberdade e o que é o determinismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google