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Melhoria de Processos de Software Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro.

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Apresentação em tema: "Melhoria de Processos de Software Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Melhoria de Processos de Software Análise de Sistemas de Software Prof. Rodrigo Ribeiro

2 Organizações Maturidade das organizações Sintomas da imaturidade Projetos não são definidos com clareza Desenvolvimento disfarçado de manutenção Pessoas sem treinamento necessário Sem regras para recrutamento, treinamento Não há comunicação entre as pessoas Ferramentas não ajudam ou não sabem usá-las Processo muito burocrático Na prática, acaba não sendo seguido Gerentes são os primeiros a não seguir processo

3 Organizações Prejuízos da imaturidade Problemas se repetem em todo projeto... Trabalho excessivo e stressante Compromissos Organizações imaturas Assumem compromissos não realistas Desejam assumir compromissos, mas não sabem estimar Outras possuem técnicas para estimar, mas não dados.

4 Organizações Sem processos definidos... O controle de projetos é confuso Prazos não dão tempo para pensar Na falta de opção... Força bruta! Apelo místico Magia Balas de prata Gurus Assumem muitos compromisso e depois... Heróis Com esforço próprio tentam concertar tudo. Problema: Um dia eles chegam ao seu limite

5 Organizações Escala Quanto maior, mais complexo... Medida: LOC Agravantes Falta de documentação do código Programas tem vida muito longa Ausência de desenho torna código frágil Software é um castelo de cartas Hardware, outros softwares, dados, operação Leigos não aceitam a importância da engenharia de software

6 Organizações Comunicação Tamanho da equipe é um problema Comunicação difícil. Desorganização completa - Pior caso: O(n 2 ) Hierarquia Muitas pessoas no nível gerencial Comunicação lenta Problemas de distorção Telefone sem fio Possível solução: documentar! Para grandes projetos... Padrões Controle de qualidade Gestão de configurações Treinamento de desenvolvedores...

7 Organizações EscalaLOCComo ser feito Muito pequena Até 100Um bom programador pode fazer intuitivamente pequenaAté 1.000Um bom programador consegue fazer com processos informais médiaAté Um bom programador consegue fazer com processos definidos GrandeAté Uma equipe consegue fazer com processos definidos Muito grande Até Uma organização consegue fazer com processos definidos MúltiplaMais de Conjunto de organizações cooperantes

8 Organizações Construção em estágios Solução para produtos complexos Desenvolvimento de versões Similar à entrega incremental Cada nova versão é o resultado de um projeto Liberação Resultado intermediário na produção de uma versão Mas o que implementar? Determinado pelos usuários. Cada liberação É avaliada por usuários Fornecimento de feedback para desenvolvedores

9 Organizações Vantagens da Construção em estágios Prazos reduzidos para fornecer produto Redução da incerteza de requisitos Possibilidade de atender as ordens de prioridade Redução da incerteza do desenho A cada versão ou liberação Problemas são levantados pelos usuários Desenho elaborado com base em experiências anteriores.

10 Organização Desvantagens da construção em estágios Divisão em partes deve ser planejada Não é simples integrar diversas partes Estrutura de testes provisória Testar funcionalidades possivelmente incompletas Desenvolvimento de um estágio Pode iniciar-se antes do anterior ser aceito Problema: Difícil gerência de diversas versões

11 Organizações Riscos Com base em projetos... 70% dos projetos sofre de instabilidade de requisitos Requisitos crescem em média 1% ao mês... Pelo menos 50% dos projetos... São executados com níveis de produtividade baixos. Pelo menos 25% dos software de prateleira Apresentam níveis de defeitos acima do razoável Produtos feitos sobre pressão tem 4X mais defeitos 50% de grandes projetos estouram orçamento e prazos 2/3 de grandes projetos são cancelados antes do final Atritos entre TI e gerência ocorrem em + de 30% das empresas

12 Organizações Organizações imaturas... Cometem erros clássicos Pessoas TecnologiasProcessos

13 Organizações Erros relativos ao produto Introdução de características interessantes mas dispensáveis. Adição descontrolada de requisitos Desenvolvimento orientado a pesquisa Erros relativos ao processo Esperdício de tempo no início do projeto Pressões causadas por prazos otimistas Planejamento insuficiente Falta de controle gerencial.

14 Organização Erros de processo(continuação) Abandono dos planos para cumprir prazos Codificação desenfreada Estratégia Guerra do vietnã Erros de pessoas Falta de participação na etapa de requisitos Atritos entre desenvolvedores e usuários Falta de motivação Erros de tecnologia Balas de prata Mudança de ferramentas no meio do projeto Falta de automação de atividades

15 Melhoria de Processos Motivação Onde investir Tecnologia? Pessoas? Processos? Antes de efetivamente usar um processo A organização deve ser capacitada para isso Treinamento Problema Custo elevado em treinamento

16 Melhoria de Processos Organizações imaturas Processos informais Só existe na cabeça das pessoas... Processo definido Possui documentação detalhada O que é feito? Quando? Por quem? O que usa e produz? Como documentar? Texto Tabelas fluxogramas

17 Melhoria de Processos Alguns mal entendidos... Qualidade de software pode ser medida... Qualidade, em software, é algo subjetivo Problemas de produção de software são técnicos Não! Tecnologia não resolve tudo! Balas de prata. Problemas são causados por deficiência de pessoas... Erros de pessoas se devem a... Informações imprecisas Métodos e padrões mal definidos Falta de treinamento Não sabem seguir os procedimentos

18 Melhoria de Processos Benefícios Requisito correto é 50 a 200 x mais barato Desenho correto é 10 x mais barato Refazer defeitos leva de 40% a 50% Cada hora gasta em prevenção de defeitos representa de 3 a 10 horas a menos de correção. Reusar artefatos de qualidade proporciona um retorno de 4375%

19 Melhoria de Processos Para evitar o fracasso da melhoria... Apoio da administração da empresa Gerentes de projeto devem participar Todos devem estar envolvidos Investimentos significativos Divisão da melhoria em etapas definidas.

20 Melhoria de Processos Para continuar depois do sucesso... Grupo cuja função é melhorar os processos Estrutura organizacional adequada Desenvolvimento de padrões, modelos, exemplos, etc... Treinamento Mecanismos de controle e verificação Modelo para melhoria de processos Modelo IDEAL Desenvolvido pela Carnegie-Mellon University


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