A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gustavo G. Leonardo de Bem. Leonardo Rocha. Thiago Santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gustavo G. Leonardo de Bem. Leonardo Rocha. Thiago Santos."— Transcrição da apresentação:

1 Gustavo G. Leonardo de Bem. Leonardo Rocha. Thiago Santos.
FUNÇÃO AMINA Gustavo G. Leonardo de Bem. Leonardo Rocha. Thiago Santos. Turma 202. Professor: Arlindo. Disciplina: Química.

2 AMINAS São compostos orgânicos, derivados do amoníaco.
São reconhecidas pelos grupos funcionais: (AMINA PRIMÁRIA) (AMINA SECUNDÁRIA) (AMINA TERCIÁRIA)

3

4 CLASSIFICAÇÃO DAS AMINAS
As aminas podem ser classificadas como simples ou mistas. SIMPLES: Quando os grupos alquil são iguais. MISTAS: Quando os grupos alquil forem diferentes. Grupo alquil: radical orgânico monovalente de fórmula geral CnH2n+1, formado pela remoção de um hidrogênio de um hidrocarboneto saturado.

5 Aplicação A principal aplicação das aminas em nosso cotidiano está na formação dos aminoácidos. Por isso, as aminas estão presentes na decomposição dos seres vivos. Os aminoácidos são moléculas orgânicas, que se unem através de ligações peptídicas, formando os peptídeos e as proteínas.

6 Aminas Cíclicas no Cérebro
3 aminas cíclicas são encontradas no cérebro humano. ->Serotonina: Causa a sensação de bem estar (ausência ou deficiência desta substância causa a síndrome da depressão).

7 -> Noradrenalina: Responsável pela ativação de glândulas e contração de vasos sanguíneos. -> Dopamina: A ausência desta amina provoca o mal de Parkinson (síndrome que causa tremores e distúrbios na fala).

8 Presente no cheiro forte de peixe podre
Trimetilamina  [C3H9N] Presente no cheiro forte de peixe podre

9 Putrescina e Cadaverina
Formadas na decomposição de cadáveres humanos. A Cadaverina é responsável pelo odor nauseabundo de cadaveres. A Putrescina é formada na carne podre e tem odor característico.

10 Fenilamina (anilina) [C6H7N] É um composto líquido e oleoso, incolor e com cheiro característico. É utilizada na fabricação da espuma de poliuretano, corantes, produtos químicos agrícolas, explosivos entre outras aplicações. Por terem grande capacidade de oxidação, as fenilaminas originam colorações intensas.   

11 Anfetaminas [C9H13N] São estimulantes quando entram em contato com nosso organismo. Elevam o ânimo, por aumentar a atividade do Sistema nervoso. Proporcionam uma diminuição da sensação de cansaço e reduz o apetite.

12 Cafeína [C8H10N4O2] Está presente no café, no pó de guaraná, e em alguns refrigerantes. É uma substância estimulante, muito utilizada por diversas pessoas. Se utilizada em grandes quantidades, pode causar dependência.

13 [C17H21NO4]   Cocaína É uma amina, considerada droga ilícita, por ter um grande potencial estimulante. Entre os efeitos do uso desta droga, estão: Aumento da atividade motora. Grande euforia. Porém, o uso desta substância causa intensa depressão e dependência. Quando utilizada, pode levar à morte por overdose. 

14 Nome do radical ligado ao átomo de nitrogênio + palavra amina.
Nomenclatura (IUPAC) Nome do radical ligado ao átomo de nitrogênio + palavra amina. EX: Metilamina

15 Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/Amina
Química – De olho no mundo do trabalho (Geraldo Camargo de Carvalho – Celso Lopes de Souza)


Carregar ppt "Gustavo G. Leonardo de Bem. Leonardo Rocha. Thiago Santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google