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INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO São Paulo - 25 de março de 2009 2 º E NCONTRO G ESPÚBLICA USP PROF. DR. JOSÉ ALBERTO CUMINATO DIRETOR.

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1 INSTITUTO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DE COMPUTAÇÃO São Paulo - 25 de março de º E NCONTRO G ESPÚBLICA USP PROF. DR. JOSÉ ALBERTO CUMINATO DIRETOR PROF. DR. JOSÉ CARLOS MALDONADO VICE-DIRETOR PROF. DR. DORIVAL LEÃO PINTO JÚNIOR PRESIDENTE DA CIQ&P

2 GESTÃO DA QUALIDADE ICMC Histórico Ouvidoria Sistema Intranet Página Web – Competências e procedimentos Jornal Projeto de melhoria das condições ergonômicas Ciclo de vídeos Programa de conservação de voz Galeria de fotos – docentes e funcionários Avaliação dos setores administrativos Gerenciamento do Programa de Desenvolvimento Profissional ICMC em números Ginástica laboral Mural eletrônico Workshop Interação de Competências – WIC

3 Customers/Citizens MeasureTargetInitiativeObjective Clientes MeasureTargetInitiative Objective Processos Operacionais MeasureTargetInitiativeObjective Learning & Growth Pessoas e Cultura Objective MeasureTargetInitiative Budget Qualidade e Produtividade Estratégia Estratégia BSC – B ALANCED S CORE C ARD

4 Perspectiva dos Processos Internos EficáciaEficiênciaPrazoCusto Perspectiva do Cliente Proposição de Valor Custo QualidadeTempoFunçãoImagemRelação Valor para o ICMC Valor para o Cliente A Cadeia de Valor (Perspectiva Centrada no Processo) Infra-estrutura da Organização (Pessoas, Aprendizado, Tecnologia, Administração) Perspectiva da Qualidade e Produtividade Estratégia para Excelência Estratégia para Qualidade Estratégia para Produtividade Pessoas e Cultura Clima para Mudanças Administração Estratégica Infra-estrutura Tecnológica + + Competências do Pessoal +

5 S ISTEMA DA Q UALIDADE ICMC

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7 PROJETO: ATENDIMENTO DE REQUISIÇÃO DE COMPRAS Definir Descrição do Problema: Agilizar o atendimento de requisições de compras do ICMC. Descrição do Projeto: Analisar o sistema de compras desde o momento em que a requisição é cadastrada até a entrega do material no almoxarifado do ICMC. Indicadores: Eficácia: Tempo para execução do processo Eficiência: Falhas na execução do processo Meta: Redução do tempo e das falhas em 20% Medir Para avaliar os serviços prestados pela Seção de Compras do ICMC, foi realizada pesquisa de opinião com o público interno.

8 Controlar Analisar Implementar a Melhoria Maior espaço para estoque de materiais mais requisitados (Implementado); Concentrar as requisições de Compras no Almoxarife (Planejamento Anual); Incrementar as Requisições de Almoxarifado; Melhoria das especificações técnicas; Planejamento (Agenda de Pregões anual) (Implementado – jan/2007); Treinamento de Requisitantes (15/09/2006 até 29/09/2006); Treinamento de Compradores; Adequação do número de compradores; Redução da burocracia; Redução do prazo de execução da compra; Busca da qualidade dos produtos e serviços contratados mantendo o critério de menor preço; Aviso por para os autorizadores de requisição (Implementado em 11/2006). Monitorar o processo de compras. Acompanhar periódicamente os indicadores de eficiência e de eficácia (falhas e tempo) Pesquisa de opinião anual com os clientes internos e externos. PROJETO: ATENDIMENTO DE REQUISIÇÃO DE COMPRA Através da ferramenta CEP de análise, os dois gráficos abaixo, requisição à esquerda e procedimento à direita, nos mostram que o processo de compras encontra-se instável. Diagrama de Causa e Efeito (Ishikawa)

9 RESULTADO DA OFICINA GESPÚBLICA

10 IV WORKSHOP DE INTERAÇÃO DE COMPETÊNCIAS – RESULTADOS OBTIDOS EM FUNÇÃO DA OFICINA GESPÚBLICA Indicadores Comunicação Planos de Ação

11 IV WIC - R ESULTADOS Indicadores Perspectiva da Qualidade e Produtividade; Perspectiva do Cliente; Perspectiva dos Processos Internos; Perspectiva das Pessoas e Cultura; Projetos de Melhoria Metodologia 6 Sigma;

12 IV WIC - R ESULTADOS Comunicação Jornal interno Reunião periódica da direção com todas as áreas da unidade (docente e administrativa) Curso Media training: jornalismo científico de imprensa como estratégias de divulgação de conhecimento - jornalista Prof. Dr. Francisco Rolfsen Belda. Palestra: Comunicação Interna e Diálogo nas Organizações - Profa. Dra. Sidinéia Gomes Freitas (ECA) Sistema de Comunicação em Tempo Real das Atividades desenvolvidas na unidade Contratação de estagiário na área de jornalismo Revisão do Sistema de Identidade Visual do ICMC

13 IV WIC - R ESULTADOS Planos de Ações: Locais – Realização de até dois projetos por área. Globais – Constituição dos seguintes grupos de trabalho: Treinamento dos Sistemas Corporativos da USP (Mercúrio, Marte, Proteos, Júpiter e Fênix). Inserção/Alimentação das informações na página do ICMC. Repositório Central de Dados. Mobilidade entre as áreas. Cursos de Treinamento – Extensão.

14 OBRIGADO!!!!


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