A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por."— Transcrição da apresentação:

1 © Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por

2 © Setembro, 2009 O Projecto TurmaMais nasceu há 8 anos na Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel de Estremoz, por proposta da docente Teodolinda Cruz. Foi aprovado em regime de experimental pela Direcção Regional de Educação do Alentejo, ficando sujeito a acompanhamento e avaliação externo pela Universidade de Évora. Foi posteriormente alargado a três escolas do Alentejo através dos programas de educação financiados pela Fundação Calouste Gulbenkian. Nos últimos anos algumas escolas adoptaram este modelo de funcionamento organizativo, parcial ou totalmente, quer no continente, quer na região Autónoma da Madeira. No ano lectivo que agora se inicia (2009/2010), cerca de 70 escolas de norte a sul do país foram seleccionadas, após concurso do Programa Mais Sucesso, aberto pelo Ministério da Educação, para adoptarem o Projecto TurmaMais. O projecto

3 © Setembro, 2009 A mentora do projecto é docente do Quadro de Escola da escola fundadora do projecto, a Secundária de Estremoz. Ao longo dos anos coordenou o desenvolvimento do projecto nesta escola e as equipas de trabalho que nele se envolveram. Basicamente os Conselhos de Turma das turmas do 3.º ciclo (7.º 8.º e 9º. anos). Actualmente irá fazer o acompanhamento das escolas que a nível nacional se envolveram no projecto. Equipa de Projecto

4 © Setembro, 2009 P R P - Como tiveram conhecimento da iniciativa da Deloitte? R - Através de comunicação da empresa feita para os serviços da Direcção Regional de Educação do Alentejo P R P - Porque decidiram candidatar-se? R - Considerou-se que o projecto tinha os traços de inovação que são a base da iniciativa da Deloitte e que sendo original no sistema educativo nacional tinha como objectivo melhorar a prestação da escola pública com o intuito de a tornar cada vez mais inclusiva e de qualidade. Entrevista por P R P - Os procedimentos para a apresentação da candidatura eram acessíveis, simples, claros ou não? R - Houve algumas dúvidas no preenchimento da candidatura que foram sendo superadas pelos serviços regionais da DREA em colaboração com a ES Rainha Santa Isabel de Estremoz.

5 © Setembro, 2009 P P - Tiveram apoios? Da parte de quem? R R - A Deloitte organizou uma sessão com a DREA e a ESRSI no sentido de esclarecer alguns pontos relativos à candidatura. Procurou também, nesse encontro, conhecer in loco o funcionamento deste modelo de organização escolar. Entrevista por (cont.) P R P - Poderão fazer uma descrição sucinta do Projecto TurmaMais? R - A iniciativa implementada na Escola Secundária Rainha St.ª Isabel de Estremoz consistiu em criar uma turma a mais, por onde circulassem todos os alunos, ao longo do ano lectivo, de acordo com uma sequência previamente estabelecida. Vazia na primeira semana de aulas de cada ano lectivo, essa turma, denominada como TurmaMais, vai sendo preenchida pelos alunos das restantes turmas do mesmo ano de escolaridade, organizados de acordo com o seu nível de conhecimentos, durante seis semanas consecutivas. Assim, nas primeiras seis semanas do 1.º período, são os alunos de nível 5 que vão para a TurmaMais, com dois objectivos: para criar expectativas positivas relativamente à TurmaMais e dar hipóteses aos alunos com melhores níveis de desempenho de avançarem ao seu ritmo, atingindo patamares de excelência. (continua)

6 © Setembro, 2009 R R (cont.) - Enquanto os melhores alunos estão ausentes das turmas de origem, os professores têm a possibilidade de aprofundar o conhecimento dos alunos médios e com dificuldades, que têm mais hipóteses de se exprimirem e de seguirem a matéria dada ao seu ritmo. Através desse conhecimento mais aprofundado dos alunos, os professores ficam em condições de identificar aqueles que poderão beneficiar de um reforço nas aprendizagens na segunda metade do 1.º período A meio do 1.º período, os alunos de nível 5 regressam às suas turmas de origem e, nas próximas seis semanas, são os estudantes que apresentam maiores dificuldades que são convidados a frequentar a TurmaMais. Os alunos de nível 4 a frequentar a TurmaMais são desafiados a ir mais além, desenvolvendo hábitos de estudo que lhes permitam enfrentar o 10.º ano de escolaridade com sucesso. Após o regresso destes alunos às turmas de origem, é a vez de os estudantes de nível 3 frequentarem a TurmaMais. No 3.º período, são os alunos em risco de retenção que são convidados a ir para a TurmaMais até ao final do ano lectivo. Entrevista por (cont.)

7 © Setembro, 2009 P R P - Que principais vantagens destacariam do projecto? R - O combate ao insucesso escolar permitindo que os alunos completem o seu ciclo de estudos nos anos normais, diminuindo o número de alunos retidos em cada ano de escolaridade. Uma atenção à qualidade das aprendizagens que se reflecte no acréscimo de níveis 4 e 5 e na diminuição dos níveis 2 e 3, permitindo uma continuação de estudos com bases de conhecimentos e saberes mais sólidos. Desaparecimento dos problemas de indisciplina no interior da turma que tanto contribuíam para um mau funcionamento do trabalho. Entrevista por (cont.)

8 © Setembro, 2009 P R P - Sentem que a atribuição deste prémio poderá tornar o projecto mais apelativo para outras escolas e fomentar a sua difusão? R - Sim. Todo o reconhecimento e posterior divulgação de um projecto atrai sobre ele olhares curiosos e cria expectativas naqueles que sentem que alguns dos seus problemas relacionados com o insucesso educativo poderiam ser resolvidos com este modelo de organização do trabalho escolar. Entrevista por (cont.)


Carregar ppt "© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google