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Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos Prof. Alexandre Perin de Souza

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Apresentação em tema: "Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos Prof. Alexandre Perin de Souza"— Transcrição da apresentação:

1 Análise e Projeto de Sistemas Levantamento de Requisitos Prof. Alexandre Perin de Souza

2 Sumário Introdução Requisitos Técnicas para descoberta de requisitos Registro de requisitos Exemplo 2

3 Introdução Ciclo de vida (padrão-básico) é composto por uma série de fases ou etapas: –Levantamento de requisitos –Análise –Projeto –Implementação –Testes –Implantação –Manutenção 3 Aglutinadas e/ou postas em ordem diferente Aglutinadas e/ou postas em ordem diferente

4 Introdução Etapa: Levantamento de Requisitos –Corresponde a etapa ou fase onde se descobrem quais são as funções (funcionalidades) que o software deve realizar e sob quais condições isso deve ser feito –É uma etapa de descoberta e não de invenção –Envolve a equipe de desenvolvimento e a participação intensa do cliente e usuários –Deve ficar claro para equipe de desenvolvimento aquilo que é desejado pelo cliente e usuário –Nem sempre é possível descobrir tudo o que cliente usuário deseja. 4

5 Requisitos –São as coisas que o cliente/usuário solicita 5 Geralmente, quando alguém nos contrata para desenvolver um software este alguém diz Eu preciso de um cadastro de produtos, Eu preciso do relatório X ou Eu preciso de um cadastro de clientes... Estes são os requisitos Geralmente, quando alguém nos contrata para desenvolver um software este alguém diz Eu preciso de um cadastro de produtos, Eu preciso do relatório X ou Eu preciso de um cadastro de clientes... Estes são os requisitos

6 Requisitos Tipos de Requisitos –Funcionais Correspondem às funções que o software irá ter Ex.: –Cadastrar uma venda –Gerar um relatório das vendas –Verificar a disponibilidade de um produto –... –Qualidade ou Não funcionais Informam restrições ou limites que afetam um dado requisito funcional. Essas restrições tem a ver com: –De que forma uma dada operação se realiza? –Quando, como, onde, para quem etc essas operações se realizam? 6

7 Requisitos Tipos de Requisitos (...) –Qualidade ou não funcionais Possuem uma categoria: –Desempenho »Uma consulta não pode levar mais que 5 segundos –Interface »Como deve ser a interface gráfica com usuário? –Segurança »Quais tipos de usuários e que funções cada um pode acessar? –Implementação »Qual linguagem deve ser usada? –Especificação »Apresentam regras associadas ao negócio em si. Ex.: o número máximo de livros a ser emprestado é 5 7

8 Requisitos Requisitos suplementares ou complementares –Informam restrições e/ou limites que se aplicam ao software como um todo. Ex.: –Em toda interface do usuário deve haver um botão de ajuda –... 8

9 Requisitos Técnicas para Levantamento de Requisitos –Nela aplicam-se algumas técnicas, como: Questionário Entrevista Reunião Observação, análise de documentos... 9

10 Requisitos Técnicas para Levantamento de Requisitos –Alguns pontos importantes: Deve ser bem planejada Não pode ser muito demorada Deve haver um registro –Anotações devem ser feitas Dar ciência ao cliente em relação aos requisitos levantados Procurar, sempre, ter o usuário como um elemento ativo e participante do processo. 10

11 Requisitos Registro de Requisitos –Seu resultado deve ser um documento que visa: Nortear o desenvolvimento do software Comunicar os requisitos Lembrar dos requisitos para manter históricos dos mesmos (já que eles mudam) –Importante! Não existe óbvio. Se não está na especificação, não foi solicitado. Se está na especificação e o entendimento não está claro, não está bem documentado. 11

12 Requisitos Exemplo: 12

13 Requisitos Exemplo: –Você foi contratado para desenvolver um software para a biblioteca do IFSC –Em razão da sua falta de conhecimento em relação às operações realizadas na biblioteca, houve a necessidade de realizar um levantamento de requisitos Conhecer quais são as operações, suas restrições ou limites, quem realiza, quais são as entradas e quais são as saídas Inicialmente foram realizadas uma série de entrevistas: –Data: 10/Ago/2013 –Fonte: Gerente da biblioteca 13

14 Requisitos Cont...: –Livros, autores, editoras, áreas de conhecimento, reservas, empréstimos, devoluções etc operações (funções) 14

15 Requisitos Cont...: –O requisito de Empréstimo de livro deve respeitar as seguintes restrições: Livro tarja branca não podem ser emprestados Número máximo de livros a serem emprestados é 5 Número de dias máximo para um empréstimo é igual a 3 dias úteis 15

16 Requisitos Exemplo: 16

17 Requisitos Exercício 17 A clínica médica funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 18h sem fechar para o almoço. Nela, há um conjunto de médicos devidamente contratados que realizam consultas especializadas, ou seja, de acordo com uma especialidade. Cada médico possui horários específicos para atendimento na clínica. As consultas só podem ser realizadas mediante um agendamento prévio. A clínica mantém uma secretária para realizar o agendamento de consultas. Cada consulta é feita por um médico, usando uma sala, conforme data e horário agendado. A clínica ainda permite o agendamento de consultas por convênios. O principal problema enfrentado pela clínica está no controle dos agendamentos de consultas. Há diversas agendas (uma para cada médico), onde as secretárias marcam e desmarcam ou transferem consultas. Com o aumento no número de pacientes interessados pelos serviços da clínica, um fato vem ocorrendo com bastante frequência: choque de horários e a vinda de pacientes fora dos horários agendados. A clínica médica funciona de segunda a sexta-feira das 08h às 18h sem fechar para o almoço. Nela, há um conjunto de médicos devidamente contratados que realizam consultas especializadas, ou seja, de acordo com uma especialidade. Cada médico possui horários específicos para atendimento na clínica. As consultas só podem ser realizadas mediante um agendamento prévio. A clínica mantém uma secretária para realizar o agendamento de consultas. Cada consulta é feita por um médico, usando uma sala, conforme data e horário agendado. A clínica ainda permite o agendamento de consultas por convênios. O principal problema enfrentado pela clínica está no controle dos agendamentos de consultas. Há diversas agendas (uma para cada médico), onde as secretárias marcam e desmarcam ou transferem consultas. Com o aumento no número de pacientes interessados pelos serviços da clínica, um fato vem ocorrendo com bastante frequência: choque de horários e a vinda de pacientes fora dos horários agendados.


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