A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Powerpoint Templates SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO CAF Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 26 de fevereiro de 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Powerpoint Templates SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO CAF Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 26 de fevereiro de 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Powerpoint Templates SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO CAF Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 26 de fevereiro de 2013

2 Powerpoint Templates ENQUADRAMENTO

3 O QUE É A AUTOAVALIAÇÃO? AUTOAVALIAÇÃO É um trabalho coletivo desenvolvido pelos diferentes atores da comunidade educativa Deve fazer parte da rotina da escola Tem como principal finalidade fomentar a melhoria da escola A autoavaliação é um meio de aprendizagem organizativa e não unicamente um meio de dar resposta à avaliação externa

4 ENQUADRAMENTO NORMATIVO Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro Avaliação institucional de escolas Avaliação institucional de escolas (autoavaliação e avaliação externa) Despacho n.º 4150/2011 de 4 de março Grupo de trabalho Grupo de trabalho - proposta para o modelo de AE próximo ciclo Decreto-lei n.º 137/2012 de 2 de julho Alteração ao DL n.º 75/2008 Alteração ao DL n.º 75/ reforça a valorização de uma cultura de autoavaliação e de avaliação externa Portaria n.º 265/2012 de 30 de agosto Contrato de autonomia Contrato de autonomia - adoção de dispositivos e práticas de autoavaliação adequadas e consequentes (requisitos)

5 PORQUÊ A AUTOAVALIAÇÃO? Desenvolver uma cultura orientada para a melhoria contínua e para a excelência Auxiliar a tomada de decisões estratégias e ações de melhoria adequadas à escola Fomentar uma reflexão sistemática sobre a escola Melhorar a qualidade das aprendizagens dos alunos, o serviço educativo e o clima de escola Prestar contas à comunidade Partilhar as boas práticas

6 CICLO DE AUTOAVALIAÇÃO 2 anos Identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria Priorização, planeamento e implementação Avaliação dos resultados e definição de novos avanços

7 Powerpoint Templates O MODELO DE AUTOAVALIAÇÃO CAF COMMON ASSESSMENT FRAMEWORK ESTRUTURA COMUM DE AVALIAÇÃO

8 O QUE É A CAF? Conhecer os pontos fortes e oportunidades de melhoria Revelar perceções, aumentar a mobilização interna para a mudança e desenvolver o sentido de autorresponsabilização dos órgãos de gestão Conhecer o nível de satisfação do pessoal docente, não docente, alunos e pais/EE Construir projetos de mudança sustentados, com base no conhecimento do estado de saúde da organização escolar Garantir a credibilidade do desempenho da organização escolar Objetivos Modelo de autoavaliação através do qual uma organização escolar procede ao diagnóstico do seu desempenho numa perspetiva de melhoria contínua

9 O MODELO Os 9 Critérios Liderança intermédia e de topo (Direção, Conselho Pedagógico, Coordenadores Departamento…) Documentos estruturantes Gestão de Pessoas Gestão de parcerias, recursos tecnológicos, materiais, financeiros e a informação Processo Chave (ensino e aprendizagem) Satisfação do PD e PND Satisfação dos alunos e pais/EE Grau de intervenção da escola na comunidade local (imagem) Resultados escolares

10 INSTRUMENTOS CAF Questionários (auscultação da comunidade escolar) Grelhas de autoavaliação (avaliação da EAA) Indicadores AA Diagnóstico (Pontos fortes e oportunidades de melhoria) Ações de melhoria/sustentar (PAM /PAS)

11 ETAPAS DO 1º ANO DO CICLO DE AUTOAVALIAÇÃO 1. Planeamento Estratégico 2. Elaboração dos indicadores CAF 3A. Sessões de Sensibilização e aplicação dos questionários 3B. Preenchimento das Grelhas autoavaliação 4. Tratamento estatístico dos questionários 5. Elaboração do relatório de autoavaliação 6. Análise dos resultados de autoavaliação 7. Identificação das ações de melhoria 8. Apresentação dos Resultados à comunidade

12 CRONOGRAMA DO PROJETO

13 Powerpoint Templates QUESTIONÁRIOS DE AUTOAVALIAÇÃO CAF

14 ESTRUTURA DOS QUESTIONÁRIOS Questões 9 critérios da CAF Escala de 0 a 10 com opção NS Pontos fortes e oportunidades de melhoria no final de cada critério Caracterização estatística IdadeAntiguidadeGéneroHabilitações académicas (PD)Categoria profissional (PND) Estrutura do questionário do Pessoal Docente e Não Docente

15 ESTRUTURA DOS QUESTIONÁRIOS Questões Critério 6 Resultados orientados para os alunos/EE Escala de 0 a 10 com opção NS Oportunidades de melhoria O que falta para uma opinião muito favorável (pontuação máxima de 10) Caracterização estatística Ano GéneroIdade Estrutura do questionário dos Alunos e Pais/EE

16 QUESTIONÁRIOS ONLINE (exemplo de senha individual) Questionário online Anónimo e confidencial PD, PND e Alunos Questionário papel Anónimo e confidencial Pais/EE

17 QUESTIONÁRIOS ONLINE Os links de acesso aos questionários são os seguintes: Educação Pré-escolar: (PD, PND) 1º CEB: (PD, PND, alunos) 2º e 3º CEB: (PD, PND, alunos)

18 QUESTIONÁRIOS ONLINE E PAPEL Notas Os questionários são aplicados, online, ao universo do PD e PND e a uma amostra representativa dos alunos (3º ao 9º ano) Os questionários são aplicados, em papel, a uma amostra representativa dos pais/encarregados de educação Os alunos preenchem o questionário na escola. A equipa estabeleceu um calendário de inquirição com a indicação da hora e da sala onde irão responder A inquirição é de 27 de fevereiro a 15 de março

19

20 Powerpoint Templates FIM


Carregar ppt "Powerpoint Templates SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO CAF Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 26 de fevereiro de 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google