A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E. FRANCISCO PIERGENTILE ARTE PROFª ROSINEIDE. OP ART Alunos: Vitor Castro João Antônio Rosana, 2014.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E. FRANCISCO PIERGENTILE ARTE PROFª ROSINEIDE. OP ART Alunos: Vitor Castro João Antônio Rosana, 2014."— Transcrição da apresentação:

1 E.E. FRANCISCO PIERGENTILE ARTE PROFª ROSINEIDE

2 OP ART Alunos: Vitor Castro João Antônio Rosana, 2014

3 OP ART Conceito: Expressão originada do inglês op-art (optical art) que significa arte óptica. Simboliza um mundo precário e instável, que se modifica a cada instante. É um arte excessivamente cerebral e sistemática, mais próxima das ciências do que das humanidades por suas possibilidades ilimitadas. Suas obras tem implícito sempre impressão de movimento e uma outra dimensão.

4 CONTEXTO HISTÓRICO Nasceu e se desenvolveu nos Estados Unidos e na Europa, em meados da década de 60. O termo foi empregado pela primeira vez na revista Times no ano de 1965 e designa uma derivação do expressionismo abstrato. A primeira exposição de op-art foi realizada em 1965 e recebeu o nome de The Responsive Eye.

5

6 CARACTERÍSTICAS DA PINTURA Cores: criação de efeitos visuais; Uso de tons vibrantes, círculos e formas; Fundo e foco: sobreposição, movimento e interação; Oposição de estruturas idênticas que interagem umas com as outras (efeito óptico); Iluminação; Contrastes (preto e branco); Cores complementares.

7

8

9 NOTE COMO A IMAGEM TRANSMITE UMA IMPRESSÃO DE MOVIMENTO.

10

11 ESSA ARTE É USADA PARA EXPLORAR A FALIBILIDADE DO OLHO.

12

13

14

15 O TIPO DA ARTE É uma arte excessivamente cerebral, muito mais próxima da ciência, do que da humanidade, pelo fato de ser ilimitada em efeitos. Aparentam despertar outro tipo de dimensão e dissenção aos olhos de que vê.

16

17 EFEITOS Os efeitos de sobreposição, movimento e interação entre o fundo e o foco principal também são muito usados. Tons vibrantes, círculos concêntricos e formas que aparentam pulsar prevalecem na maioria das obras.

18

19

20

21

22

23 SUAS CARACTERÍSCAS As obras são desenvolvidas na maioria das vezes com tons nítidos como o preto e o branco; sendo elas também na maioria das vezes, abstratas.

24 IMPRESSÕES? Dão impressões de clarões ou vibrações, por parecerem deformarem-se.

25 FONTES Google Imagens.


Carregar ppt "E.E. FRANCISCO PIERGENTILE ARTE PROFª ROSINEIDE. OP ART Alunos: Vitor Castro João Antônio Rosana, 2014."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google