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1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.

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2 1- O que é o PROINFANTIL? Curso de formação a distância, em nível médio, na modalidade Normal, com Habilitação em Educação Infantil.

3 Objetivos Valorizar o magistério, oferecendo condições de crescimento profissional e pessoal ao professor da educação infantil; Contribuir para a qualidade social da educação das crianças de zero a seis anos; Elevar o nível de conhecimento e da prática pedagógica dos docentes; Auxiliar estados e municípios a cumprirem a legislação vigente, habilitando em Magistério para a Educação Infantil os professores no exercício da profissão.

4 Público alvo Professores em exercício na EI que não possuem a formação exigida pela legislação vigente; Atuantes em creches e pré-escolas da rede pública e da rede privada sem fins lucrativos; Comunitárias; Confessionais; Filantrópicas;

5 Metodologia do Curso Duração: 2 anos
Atividades Individuais; Encontros Quinzenais, aos sábados; Prática Pedagógica; Projeto de Estudo; Atividades Coletivas; Serviço de Apoio à aprendizagem Duração: 2 anos Carga Horária: 3200 horas distribuídas em 4 módulos semestrais de 800 horas cada

6 Estrutura organizacional do curso
Componente Nacional - Secretaria de Educação à Distância - SEED - Secretaria de Educação Básica – SEB - Coordenação Nacional do Proinfantil – CNP Componente Estadual - Secretaria Estadual de Educação – SEDUC - Equipe Estadual de Gerenciamento do Proinfantil - EEG - Agência Formadora – AGF Componente Municipal - Secretaria Municipal de Educação – SEMEC - Órgão Municipal de Educação - OME - Tutores - TR CCc

7 As responsabilidades do Ministério da Educação
Gerenciar o Proinfantil nacionalmente (SEED/SEB/MEC); Definir o Calendário Nacional do Programa, em conjunto com as EEG; Produzir, imprimir e distribuir os Livros de Estudos, Provas e Materiais de orientação aos Professores Cursistas, Coordenadores, Professores Formadores, Assessores da Educação Infantil e Tutores.

8 As responsabilidades do Ministério da Educação
Disponibilizar um Sistema Informatizado de monitoramento do desempenho dos cursistas (SIP); Realizar a Formação de todas as equipes envolvidas com apoio das universidades (TR, AGF, EEG, ATP); Acompanhar e monitorar todas as ações do Programa.

9 As responsabilidades do Ministério da Educação
Acompanhar o cumprimento das responsabilidades previstas no Acordo de Participação; Notificar ao Tribunal de Contas do Estado ou dos Municípios as eventuais irregularidades no decorrer da execução do Programa.

10 As responsabilidades do Estado
Disponibilizar recursos humanos para compor a Equipe Estadual de Gerenciamento (EEG); Disponibilizar os Professores Formadores, Assessores de Educação Infantil e Coordenadores para compor as Agências Formadoras;

11 As responsabilidades do Estado
Disponibilizar sala própria para a AGF contendo computadores, impressora, TV, vídeo; Disponibilizar linha telefônica a cobrar ou 0800; Prover transporte para a EEG e Assessor Técnico do Proinfantil;

12 As responsabilidades do Estado
Gerenciar e monitorar o Proinfantil no âmbito do Estado; Acompanhar e monitorar sistematicamente o trabalho dos tutores e o desempenho dos cursistas;

13 As responsabilidades do Estado
Planejar e executar as Fases Presenciais em conjunto com as AGF; Emitir os diplomas de conclusão de curso por meio das AGF;

14 As responsabilidades do Município
Indicar representante para o Órgão Municipal de Educação (OME); Coordenar e monitorar o programa no âmbito do município por meio do OME;

15 As responsabilidades do Município
Prover transporte, alimentação e hospedagem para os Professores Cursistas nos eventos: Fase Presencial Encontros Quinzenais Fase Presencial intermediária Provas

16 As responsabilidades do Município
Prover transporte, alimentação e hospedagem para os Tutores nos eventos: Fase Presencial Encontros Quinzenais Fase Presencial intermediária Provas previstas Prática Pedagógica Jornada Mensal

17 As responsabilidades do Município
Providenciar local com TV e vídeo para os Encontros Quinzenais; Disponibilizar Tutores, na relação de 1 Tutor para cada 10 cursistas;

18 As responsabilidades do Município
Prover a remuneração do tutor; Prover as despesas de manutenção mensal das AGF no valor a ser definido pelo MEC por cursista.

19 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES - 2009
Data Atividade 26 a 30/01/09 Levantamento da demanda real de professores candidatos ao programa via Associações de Municípios e UNDIME 16 a 19/02/09 1ª Reunião do Fórum de Secretários Orientações gerais sobre o programa PROINFANTIL no Estado 27/02 a 13/03/2009 Assinatura dos acordos de participação e Pré-inscrição de professores cursistas através do link do PROINFANTIL no site da SEDUC 16 a 31//03/2009 Indicação dos tutores municipais Abril de 2009 Seleção na Agência formadora dos Professores Tutores indicados pelos municípios Maio de 2009 Encontro Estadual da Agencia Formadora do Pará Julho/Dezembro de Realização do Módulo 1 do PROINFANTIL-Pará

20 Secretaria de Estado de Educação Secretaria Adjunta de Ensino
Diretoria de Educação Infantl e Ensino Fundamental Rodovia Augusto Motenegro, s/n Km 10 Icoaraci - Belém – PA - CEP Telefone: (91) 3201 – 5164 Página web: Contato: Daniele Dorotéia e Kaly Nanci Endereço eletrônico: 20


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