A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caríssimos, Tiago Maior, era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João. Ele recebeu de Jesus o chamado para formar o grupo dos doze apóstolos e foi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caríssimos, Tiago Maior, era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João. Ele recebeu de Jesus o chamado para formar o grupo dos doze apóstolos e foi."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Caríssimos, Tiago Maior, era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João. Ele recebeu de Jesus o chamado para formar o grupo dos doze apóstolos e foi testemunha de acontecimentos importantes da vida de Jesus: a transfiguração, a sua agonia no Getsêmani, a ressurreição da filha de Jairo. Tiago era enérgico, firme, zeloso, impetuoso nas suas atitudes e, por isso, o Senhor o chamou de filho do trovão. Sua atividade apostólica se desenvolveu na Judéia e na Samaria. De acordo com Isidoro de Sevilha, após a ascensão de Jesus, teria evangelizado a Espanha, tornando-se seu primeiro evangelizador e depois seu patrono. Para revigorar esta tradição, no século IX o bispo Teodomiro, da cidade de Iria, afirmou ter reencontrado as relíquias do apóstolo e desde aquela época, a cidade que depois mudaria o nome para Santiago de Compostela, tornou-se importante meta de peregrinações, especialmente durante a Idade Média. Meditemos. Carinhosamente, Graziela

4 Caminhando ao longo do mar da Galiléia, Jesus viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam redes ao mar, pois eram pescadores. Passando adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam com seu pai Zebedeu consertando redes. Chamou-os. (Mt 4,18.21)

5 Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos constituí para que vades e produzais fruto, e o vosso fruto permaneça. (Jo 15,16a) Tiago experimentou a vida com Jesus. Deixou tudo e viveu a vida do Mestre. Foi o primeiro apóstolo martirizado – bebeu o cálice do Senhor.

6 A dor humana torna-se redentora, quando se acha associada à que o Senhor padeceu. Por meio das nossas dores (contrariedade, perseguição, doença, fracasso, desilusão, injúria, falso, incompreensão, amargura), completamos de certo modo a Paixão de Cristo, que se prolonga no tempo, com os seus frutos salvíficos.

7 Oração: Senhor Jesus, os que bebem de seu cálice se tornam amigos de Deus, ajudai-nos pela intercessão de Santa Maria e do Apóstolo São Tiago a receber com alegria os dons sagrados e distribuí-los com os irmãos pois Tu, Senhor, nos designastes para irmos e darmos frutos. Que encontremos sempre alento e alegria para continuarmos caminhando não nos deixando invadir pelo desalento, pela preguiça, pelo medo, pela fraqueza. Amém

8 Na iconografia, Santiago é representado: - Como apóstolo (em pé, descalço, de túnica, segurando a Bíblia); - Como peregrino, sentado ou em pé, usando sandálias, túnica, chapéu, cabaça, manto, e aquele que se tornou o símbolo de Santiago por excelência – a vieira (chamada concha de Santiago), a qual era usada freqüentemente pelos peregrinos nos seus chapéus ou mantos – assim como um cajado, para auxiliar os peregrinos nas suas difíceis viagens por montes e vales. - Como cavaleiro, representado em um cavalo branco com uma espada em uma das mãos e um estandarte na outra.

9 O corpo do Apóstolo foi sepultado secretamente num bosque chamado Libredón. Assim, o local permaneceu oculto durante oito séculos. Uma certa noite, o ermitão Pelayo observou um fenômeno que ocorria neste bosque: uma chuva de estrelas se derramava sobre um mesmo ponto do Libredón, proporcionando uma luminosidade intensa. Tomando conhecimento das ocorrências, o bispo de Iria Flavia, Teodomiro, ordenou que fossem feitas escavações no local.

10 No dia 25 de Julho de (provavelmente) 813, foi encontrada uma arca de mármore com os restos do apóstolo Tiago Maior.

11

12 Você já visitou o nosso site? Para receber novos pps, envie para:

13


Carregar ppt "Caríssimos, Tiago Maior, era filho de Zebedeu e Salomé e irmão de João. Ele recebeu de Jesus o chamado para formar o grupo dos doze apóstolos e foi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google