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Vamos falar de Estratégia Vem do termo grego Stratego, que literalmente significa general. Embora seu significado tenha mudado através dos tempos, desde.

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1 vamos falar de Estratégia Vem do termo grego Stratego, que literalmente significa general. Embora seu significado tenha mudado através dos tempos, desde as guerras napoleônicas engloba aspectos militares, políticos e econômicos.

2 O que é Estratégia A ESTRATÉGIA possibilita: –Fixar Direção comum a todos –Focalizar esforços e recursos –Definir a organização e estruturas –Prover coerência e consistência em posturas, ações e resultados MINTZBERG et al, 2000

3 Noções de estratégia A noção de estratégia surgiu da atividade militar: O antigo Conceito militar define estratégia como sendo a aplicação de forças em larga escala contra algum inimigo. Em termos empresarias, a estratégia pode ser definida como a mobilização de todos os recursos da empresa em âmbito global, visando atingir objetivos a longo prazo.

4 Noções de estratégia ASSIM A ESTRATÉGIA É UM CONJUNTO DE OBJETIVOS E DE POLÍTICAS PRINCIPAIS CAPAZES DE GUIAR E ORIENTAR O COMPORTAMENTO DA EMPRESA A LONGO PRAZO

5 Noções de estratégia A tática é um esquema específico de emprego de alguns recursos a partir de uma estratégia geral O Planejamento para cinco anos na empresa requer uma estratégia, a qual se ligam os planos táticos de cada ano compreendido nesse período

6 O que é Estratégia? Ambiente atual Ambiente futuro Ponto de partida Objetivos Estratégicos (Visão) Estratégia n Estratégia 2 Estratégia 1

7 O QUE É ESTRATÉGIA ESTRATÉGIADIREÇÃO Sem estratégias Sem alinhamento Com estratégias Com alinhamento

8 Enquanto a Estratégia empresarial e esta voltada para o que a empresa deve fazer para alcançar os objetivos empresariais., o Planejamento Estratégico procura como fazer para alcançar aqueles objetivos Isto significa que a empresa toda deve ser envolvida no Planejamento estratégico: todos os níveis, recursos, potencialidades e habilidades, para se obter sinergia. Características

9 Componentes da Estratégia Empresarial 1. Ambiente 2. Empresa 3. Adequação entre ambos Objetivos da empresa Análise ambiental Análise organizacional Estratégia empresarial O que fazer? O que há no concorrente? O que temos na empresa? O que há no concorrente? Oportunidades, Ameaças, Restrições, Coações e contingências Pontos fortes e fracos, recursos disponíveis, capacidade e habilidades.

10 DesdobramentoEstratégicoDesdobramentoEstratégico Nível Institucional Nível intermediário Nível operacionalAlinhamento

11 PLANEJAMENTO EMPRESARIAL

12 Planejamento Empresarial É o relatório (por escrito) que consolida o planejamento de uma empresa, unidade de negócio ou projeto. O planejamento realizado no nível institucional da empresa,recebe o nome de planejamento estratégico. Características do Planejamento Empresarial: - O PLANO TEM QUE SER: • SIMPLES; • CLARO; • PRÁTICO; • FLEXÍVEL; • ÚTIL.

13 Conteúdo do Planejamento Empresarial: Análise de Oportunidade de Mercado (análise ambiental); Definição da Missão e das Políticas da Empresa; Definição dos Objetivos e Estratégias Empresariais; Planos de Ação por áreas; Implantação e Avaliação.

14 Diferentes Mentalidades em relação ao Negócio IMEDIATISTA OPERACIONAL ESTRATÉGICA MUNDO CONTINENTE PAÍS ESTADO CIDADE INDÚSTRIA DEPARTAMENTO ORGANIZAÇÃO HOJE MÊSANODÉCADASÉCULO Pensar Global, Agir Local COSTA, 2004 Ver a árvore e a floresta Visão Sistêmica

15 Planejamento Estratégico O planejamento Estratégico se refere à maneira pela qual uma empresa pretende aplicar uma determinada estratégia para alcançar os objetivos propostos. É geralmente um planejamento global e a longo prazo.

16 O Planejamento estratégico é realizado no nível institucional da Empresa Ao rastrearem as ameaças ambientais e as oportunidades disponíveis para a empresa e ao desenvolverem estratégias para facear estes elementos ambientais, os dirigentes precisam de um horizonte de tempo projetado a longo prazo, de uma abordagem global envolvendo a empresa como um todo integrado de recursos, capacidades e potencialidades. Conceito

17 São quatro fases na elaboração do planejamento Estratégico a) Formulação dos Objetivos Organizacionais a serem alcançados Nesta primeira fase, a empresa escolhe os objetivos globais que pretende alcançar a longo prazo e define a ordem de importância e de prioridade de cada um em uma hierarquia de objetivos. b) Análise Interna das Forças e Limitações da Empresa Trata-se de uma análise organizacional, ou seja, de uma análise das condições internas para permitir uma avaliação dos principais pontos fortes e pontos fracos que a empresa possui.

18 Esta análise envolve: –análise dosrecursos (recursos financeiros, máq uinas, equipamentos, matérias-primas, recursos humanos, tecnologia) de que a empresa dispõe ou pode dispor, para suas operações atuais e futuras. –análise da estrutura organizacional da empresa, seus aspectos positivos e negativos, a divisão de trabalho entre os departamentos e unidades e como os objetivos organizacionais foram distribuídos em objetivos departamentais. –avaliação do desempenho da empresa, em termos de resultados de lucratividade, produção, produtividade, inovação, crescimento e desenvolvimento dos negócios.

19 c) Análise Externa do Meio Ambiente Envolve: - mercados abrangidos pela empresa, suas características atuais e tendências futuras, oportunidades e perspectivas, - concorrência ou competição, isto é, empresas que atuam no mesmo mercado, disputando os mesmos clientes ou consumidores ou disputando os mesmos recursos, - fatores externos como a conjuntura econômica, tendências políticas, sociais, culturais, legais, que afetam toda a sociedade e todas as empresas nela situadas.

20 d) Formulação das Alternativas Estratégicas Nesta fase do Planejamento Estratégico procura- se formular as várias alternativas possíveis de estratégias ou de meios que a empresa pode adotar para melhor alcançar os objetivos organizacionais pretendidos, tendo em vista as suas condições internas e externas existentes. As alternativas estratégicas constituem os cursos de ação futura que a empresa pode adotar para atingir seus objetivos globais.

21 É a primeira função administrativa por servir de base para as demais funções (táticas e operacionais). Determina os objetivos (imediatos, acessíveis e imaginários) a serem atingidos e como se deve fazer (políticas, diretrizes e metas) para alcançá-los. Define onde se pretende chegar, o que deve ser feito, quando, como, quem e em que seqüência. Definidos os objetivos, deve-se formular os Planos de Ação (programas, procedimentos, métodos, normas) para alcançá-los O planejamento deve ser quantificável, flexível e atender a propósitos gerais (da organização). Técnicas de Planejamento - Cronogramas, gráfico de Gantt, caminho crítico (pert/cpm), etc. FUNÇÃO: PLANEJAR

22 O Planejamento estratégico é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões envolvendo empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo.

23 É um processo continuo de tomada de decisões estratégicas. Não se preocupa em antecipar decisões a serem tomadas no futuro, mas sim de considerar as implicações futuras de decisões que devem ser tomadas no presente.

24 PLANEJAR Definir objetivos Verificar como as coisas estão hoje Traçar premissas sobre futuro Identificar meios de alcançar objetivos Implementar planos de ação necessários OrganizarDirigirControlarPLANEJAMENTOPLANEJAMENTO

25 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO - todos os outros planos estarão subordinados a ele. - objetivos globais definidos pela cúpula (nível institucional). - preocupa-se em atingir objetivos organizacionais. - projetado para longo prazo. - abrange a empresa como um todo (todos os recursos e áreas). 3 TIPOS OU NÍVEIS DE PLANEJAMENTO

26 PLANEJAMENTO TÁTICO - é realizado em nível departamental. - objetivos específicos definidos por cada departamento. - preocupa-se em atingir objetivos do depto. - projetado para médio prazo. - envolve cada depto (abrange seus recursos específicos).

27 PLANEJAMENTO OPERACIONAL - é realizado em nível de cada tarefa ou atividade. - objetivos imediatos definidos para cada tarefa ou atividade. - projetado para curto prazo (imediato). - envolve cada tarefa ou atividade.

28 PORÉM.... PLANEJAMENTO NÃO É PRÓPRIO DA NATUREZA HUMANA! MAS.... É UM PROCESSO INDISPENSÁVEL PARA O TRABALHO EM EQUIPE.

29 O planejamento estratégico é uma atividade essencial à vida de uma empresa dado à extrema competitividade dos dias atuais. Não é uma ferramenta milagrosa, mas pode apontar às empresas e empreendimentos pessoais metas a serem seguidas e modos de condução.

30 O planejamento antes de ser uma atividade acadêmica e empresarial, deve ser uma atitude humana, ou seja, planejar é, antes de tudo, um exercício mental crítico-reflexivo que envolve a pessoa em seu todo: as informações que seu cérebro guardam, as emoções e afetos que traz na memória e todo seu repertório comportamental. A evolução e sofisticação das sociedades humanas faz desta atitude auto- organizadora uma necessidade quase absoluta.

31 O homem moderno precisa de planejamento nos diferentes aspectos de sua vida: matrimonial, familiar, financeiro, profissional, acadêmico planejar para sobreviver e viver com qualidade.

32 Planos de Ação por áreas: - Após toda a definição ambiental e estratégica, deve-se elaborar os seguintes "planos" para o negócio em questão: Plano Administrativo/Financeiro; Plano de Produção; Plano de Marketing/Comercial.

33 Exemplo: Plano Administrativo/Financeiro: - Estruturar a área administrativa e de pessoal (Recursos Humanos); - Realizar os controles financeiros básicos: fluxo de caixa, plano de contas, lucros e perdas previstos. Plano de Produção: - Tanto para estabelecimentos industriais como de comércio ou serviços, é importante estabelecer a forma como os produtos/serviços serão desenvolvidos/ fabricados; - Inclui-se aqui gestão de estoques, lay-out de fábrica e fluxo de produção, no caso de uma empresa industrial Plano de Marketing/Comercial: - Retoma-se, aqui, o posicionamento do negócio; - Analisa-se produtos/serviços, política de preços, formas de distribuição e de comunicação; - E são definidas as ferramentas específicas de Marketing/ comunicação a serem usadas.

34 Implantação e Avaliação: - Avaliação dos resultados: como estamos indo? Os resultados obtidos são compatíveis com os objetivos propostos inicialmente? - Definir ferramenta de controle (planilha com cronograma e verba pré-definidos); - Reavaliar ações e resultados periodicamente.

35 Bibliografia Administração, Teoria, Processo e Prática – Idalberto Chiavenato


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