A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TURMAS 2º E 3º SEMESTRE DE LOGÍSTICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TURMAS 2º E 3º SEMESTRE DE LOGÍSTICA"— Transcrição da apresentação:

1 TURMAS 2º E 3º SEMESTRE DE LOGÍSTICA
Prointer Orientação aos grupos de trabalho 1º semestre/2014 TURMAS 2º E 3º SEMESTRE DE LOGÍSTICA

2 Abordagem Resgate do objetivo da atividade de PROINTER
Competências a serem desenvolvidas Estrutura do projeto Discentes por grupo Controle de participação O que contempla a avaliação Critérios de avaliação/Cronograma/Cálculo Ficha descritiva (controle do professor / faculdade) Ficha roteiro

3 Resgate do objetivo da atividade de PROINTER
Tem caráter prático, interdisciplinar e de promoção da autonomia intelectual do discente Objetiva desenvolver competências para colocar em prática conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que serão necessários e relevantes para o eficaz e eficiente desempenho das atividades profissionais

4 COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS
Capacidade de trabalhar em equipe. Capacidade de corrigir problemas, prevenindo disfunções e buscando a qualidade e adequação ao cliente. Capacidade de monitorar os próprios desempenhos. Capacidade de dar respostas novas aos desafios da vida pessoal e profissional. Capacidade empreendedora. Capacidade de continuar aprendendo e de acompanhar as mudanças no ambiente do trabalho. Manutenção de suas competências em sintonia com o mundo do trabalho.

5 Estrutura do projeto O projeto deverá considerar para a sua realização as competências profissionais e os conteúdos abordados pelo conjunto de disciplinas do respectivo semestre. Deve ter um tema foco do projeto Um alvo podendo ser um produto, um serviço, um cliente, dependendo da área do curso. Planej., Prog. e Controle da Produção Logística Empresarial Gestão de Custos Logísticos Intermodais Gestão em Marketing AVA

6 Estrutura do projeto No relatório final deverá constar:
APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO: descrição do cliente/serviço/produto. CONTEXTUALIZAÇÃO: levantamento do contexto interno e externo que servirão de análise para prever ameaças e oportunidades. ANÁLISE DE AMEAÇAS E OPORTUNIDADES: diante do contexto levantado, projetar possíveis ameaças e oportunidades a serem evitadas ou aproveitadas. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO: definir caminho para soluções e plano de ação. RESULTADOS: apresentação dos resultados alcançados.

7 Discentes por grupo Será desenvolvido, obrigatoriamente, por grupos de no mínimo 7 e no máximo 10 discentes. O discente deverá ter frequência mínima de 75% nos encontros com o orientador Prazo para desenvolvimento e apresentação do projeto será o semestre atual

8 CONTROLE DE PARTICIPAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE ATENDIMENTO
O controle de participação será feito pelo professor em paralelo a lista de presença Os grupos irão se organizar em ordem de atendimento e entrarão em acordo sobre prioridade e revezamento nos primeiros horários Para efeito da avaliação sobre o FP (Fator de Participação) valerá o controle do professor

9 O QUE CONTEMPLA A AVALIAÇÃO
Elaboração e entrega da Ficha Roteiro do PROINTER Atividades Acadêmicas Efetivas (Ex. Trabalho em grupo para o desenvolvimento do Projeto e para a elaboração de relatórios ) Projeto Final Escrito conforme normas ABNT Exposição / Apresentação

10 PESOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
FP: Fator de Participação Individual do Discente, variando de 0,00 a 1,00; sendo 1,00 para os discentes com 100% de participação e 0,00 para os que não tiveram nenhuma participação conforme controle do professor. Média dos Instrumentos de Avaliação: (Projeto Final Escrito + Exposição / Apresentação + Cumprimento (Ficha Roteiro do PROINTER) + Atividades Acadêmicas Efetivas) x FP Conceito da Avaliação: Maior ou igual a 5,0 pontos: Suficiente

11 CRONOGRAMA DE ATIVIDADE / AVALIAÇÃO
Conteúdo a ser entregue para a nota do 1º bimestre peso 4 * nota de 0 à 10 FICHA ROTEIRO Definição do tema e seleção do alvo do projeto APRESENTAÇÃO DO ALVO DO PROJETO: descrição do cliente/serviço/produto (alvo do Projeto) CONTEXTUALIZAÇÃO: levantamento do contexto interno e externo que servirão de análise para prever ameaças e oportunidades.

12 CRONOGRAMA DE ATIVIDADE / AVALIAÇÃO
Conteúdo a ser entregue para a nota do 2º bimestre peso 6 * nota de 0 à 10 ANÁLISE DE AMEAÇAS E OPORTUNIDADES: diante do contexto levantado, projetar possíveis ameaças e oportunidades a serem evitadas ou aproveitadas. DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO: definir caminho para soluções e plano de ação. RESULTADOS: apresentação dos resultados alcançados.

13 Cálculo da média final Nota 1ºB X 0,4 Nota 2ºB X 0,6 Exemplo: 1ºB = nota 8 e 2ºB = nota 7 8 x 0,4 = 3,2 + 7 x 0,6 = 4,2 Total = 7,4 7,4 x FP 0,9 = 6,7 média individual

14 ALTERAÇÕES NO PROINTER EM ANDAMENTO / ADOÇÃO DE NOMES FICTÍCIOS
Somente poderão ocorrer mudanças com a expressa concordância dos responsáveis: Orientador: Prof. Osvalmir Coordenador: Prof. Bruno É permitida a adoção de nomes fictícios para empresas reais, em projetos que as envolverem

15 Aula sobre a estrutura do Prointer: FICHA ROTEIRO
Definição do tema delimitado ao foco do projeto e seleção do alvo O tema do trabalho se refere ao assunto que será abordado e deve ser delimitado.

16 Aula sobre a estrutura do Prointer: ALVO DO PROJETO
O grupo irá escolher como alvo a empresa que poderá formar parceria no sentido de contribuir com uma análise crítica e identificação de melhoria em processos e nesta ter um espaço de aprendizagem fora do ambiente de ensino.

17 AULA SOBRE A ESTRUTURA DO PROINTER: APRESENTAÇÃO DO ALVO
É a descrição da empresa escolhida. De forma resumida relatar sua história: como iniciou e se desenvolveu até chegar no cenário atual. Tamanho em número de funcionários, estrutura física. Informações sobre o segmento que atua e a concorrência. Visão, Valores e Missão

18 AULA SOBRE A ESTRUTURA DO PROINTER: CONTEXTUALIZAÇÃO
Levantamento do contexto interno e externo que servirão de análise para prever ameaças e oportunidades O contexto interno se refere ao ambiente e tudo que faça parte e esteja sob o controle da organização, independente se ligado diretamente ou não com a área/setor/produto foco do projeto.

19 AULA SOBRE A ESTRUTURA DO PROINTER: CONTEXTUALIZAÇÃO
São os questionamentos: O que? Quais? Como? Por que? Para que? Quantos? Quando? Que levarão ao entendimento desse contexto

20 Aula sobre a estrutura do Prointer: ANÁLISE
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES: diante do contexto levantado, projetar possíveis ameaças e oportunidades a serem evitadas ou aproveitadas. Na análise não descarte possibilidades e valorize tudo que foi alvo de questionamento e que principalmente não ficou claramente definido, para assim realizar um filtro do que poderá ser trabalhado nesse contexto

21 AULA SOBRE A ESTRUTURA DO PROINTER: PLANO DE AÇÃO
DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO: definir caminho para soluções e plano de ação. Para que o plano seja eficaz atingindo o resultado esperado tente elencar as ações seguindo a lógica: relevância para o negócio e capacidade de implementação

22 AULA SOBRE A ESTRUTURA DO PROINTER: PLANO DE AÇÃO / QUESTÕES
As ações propostas devem responder a maioria se não todas as perguntas já mencionadas, para que o plano esteja consistente e viável: O que será feito Por que será feito Como será feito Quem fará Quando será feito Onde será feito Quanto custará

23 Aula sobre a estrutura do Prointer: RESULTADOS
Apresentação dos resultados alcançados. Na descrição dos resultados é importante fazer o comparativo do antes e o depois Quanto efetivamente se ganhou, cresceu Quem foi beneficiado com o resultado, impacto causado dentro e fora da organização O recurso da ilustração gráfica pode ser usado para a apresentação desses dados.

24 Bibliografia para desenvolvimento do projeto
Todo material que for utilizado tem que tem base e fins bibliográficos, assim como sites responsáveis. Esta bibliografia terá que estar na mão do Professor pelo menos 2 semanas antes do término do projeto, para pesquisa do professor para analisar os resultados obtidos.

25 FORMATAÇÃO DO TRABALHO E REGRAS
O trabalho deverá estar formatado com as normas ABNT. A apresentação final do projeto será em sala de aula, com duração mínima de 10 minutos e máxima de 20 minutos. ( lembrando que o projeto completo estará sendo entregue em totalidade em mãos ao professor no dia da apresentação ) É necessária a apresentação de todos integrantes do grupo, a não presença será analisada em fator proporcional a nota individual


Carregar ppt "TURMAS 2º E 3º SEMESTRE DE LOGÍSTICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google