A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando em Metodologia e Didática do Ensino Superior Profissional na área de logística de grandes empresas nos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando em Metodologia e Didática do Ensino Superior Profissional na área de logística de grandes empresas nos."— Transcrição da apresentação:

1 Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando em Metodologia e Didática do Ensino Superior Profissional na área de logística de grandes empresas nos últimos 20 anos, passando nos cargos de analista, coordenação e supervisão. Professor das disciplinas: Custos Logísticos, Mercadologia, Ética e Relações Humanas, Intermodais, Comportamento Organizacional, Gestão do conhecimento, Administração de Materiais e Logística, Logística Empresarial, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, Empreendedorismo, Processos Gerenciais e Gestão do Relacionamento com o Consumidor. Tutor EaD, Atuação como Coordenador Acadêmico EaD. APRESENTAÇÃO

2 OBJETIVOS GERAL Oferecer aos educandos uma sólida base de CONHECIMENTOS, COMPETÊNCIAS e HABILIDADES com vistas a desenvolver uma aprendizagem significativa capacitando-os para implementar seus PROJETOS DE VIDA. OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1.Conduta ética associada à responsabilidade social e profissional; 2. Desenvolvimento da capacidade de compreensão, produção e transmissão dos saberes adquiridos; 3. Desenvolvimento da capacidade de equacionar problemas e buscar soluções com as demandas individuais e sociais; 4 Permanente busca de prevenção e soluções dos conflitos individuais e coletivos com vistas ao bem estar social; 5. Desenvolvimento da capacidade de realizar investigações científicas, raciocínios logicamente consistentes, de leitura, compreensão e produção de textos em um processo comunicativo próprio ou em equipe, de julgamento e de tomada de decisões, de aprender a aprender, para sua educação permanente.

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA Proporcionar uma nova visão acerca da disciplina, entendendo o seu desenvolvimento e verificar como as mudanças ocorridas na sociedade estão afetando; Entender o conceito da necessidade da disciplina dentro das organizações, proporcionando a iniciativa, liderança e continuidade; Possibilitar ao aluno obter o conhecimento necessário para trabalhar com um bom planejamento e controle dos recursos humanos.

4 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE2º BIMESTRE 1ª Avaliação - PESO 4,02ª Avaliação - PESO 6,0 Atividades + Prova ObjetivaProva Escrita Oficial Atividades: 3,0Práticas: 3,0 Teóricas: 7,0 Total: 10,0

5 https://sites.google.com/a/aedu.com/prof-vagnerolegario /

6 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

7 PLT FARIA, Ana Cristina de; COSTA, Maria de F. G. da. Gestão de Custos Logísticos : Custeio Baseado em Atividades(ABC) BSC EVA. 1ª ed. São Paulo: Atlas, 2012.

8 CRONOGRAMA DE AULAS

9 SISTEMA DE AVALIAÇÃO 1º BIMESTRE2º BIMESTRE 1ª Avaliação - PESO 4,02ª Avaliação - PESO 6,0 Atividades + Prova ObjetivaProva Escrita Oficial Atividades: 1,0Práticas: 0,0 Teóricas: 4,0Teóricas: 5,0 ATPS: 5,0 Total: 10,0

10

11 CONTATOS Cel (Oi) (Tim)

12 PROCESSOS LOGÍSTICOS O PROCESSO LOGÍSTICO É O PROCESSO DE TROCA DE INFORMAÇÕES QUE MOVIMENTA MATERIAIS E RECURSOS DE DETERMINADOS LOCAIS PARA OUTROS, QUANDO E ONDE ESTES SÃO NECESSÁRIOS, NO SENTIDO DE ATENDER A DEMANDA DOS CLIENTES.

13 DEFINIÇÃO DE LOGÍSTICA Produto certo, no local certo, no momento adequado e ao preço justo Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor Novaes (2001) MissãoDefinição

14 A logística controla o fluxo e armazenagem de produtos ao longo da cadeia de suprimentos Relação entre Cadeia de Suprimentos Típica e Áreas da Logística Empresarial Fornecedo- res de Matéria- prima Indústria Principal Varejistas Consumido r Final Fabricantes de Compo- nentes Atacadistas e Distribui- dores Logística de Suprimentos Logística de Distribuição Apoio à Manufatura

15 A logística procura responder as questões relativas à otimização do fluxo e armazenamento de produtos Fornecedor de Matéria- prima Química Exemplo de Cadeia de Suprimentos Linha Branca e Varejo.com Fabricante de Componente s Plásticos Fabricante de Componente s Eletrônicos Indústria Eletro- eletrônica (Linha Branca) Centro de Distribuição Consumidor Final Varejo.com Informações Qual a melhor alternativa de transporte (prazo x custo)? Como integrar diferentes modais de transporte? Como selecionar o melhor prestador de serviços para o transporte? Que tipo de veículos utilizar? Como monitorar o deslocamento dos veículos? Quais componentes devem ser estocados? Qual o nível de estoque necessário? Que embalagem utilizar para otimizar o transporte? Qual a melhor localização do CD? Qual o dimensionamento adequado? Qual a melhor configuração interna? Que ferramentas utilizar para automação? Que tipo de veículos utilizar? Quantos veículos são necessários? Qual a melhor rota para entrega? Qual o prazo para entrega? Esse prazo atende ao nível de serviço esperado? Exemplo de Questões da Logística Componente s do Sistema Logístico TransporteEstoqueArmazenagem Pedidos / Transporte

16 A área de logística concentra grandes desafios e oportunidades de trabalho. Os custos logísticos representam, na média, 19% dos custos de uma empresa industrial típica (Fleury et al 2000) Estima-se que os custos com atividades logísticas correspondem a 17% do PIB brasileiro – somente os custos de transporte correspondem a 10% do PIB Brasileiro (Fleury et al, 2000) A matriz de transportes no Brasil é extremamente dependente do modal rodoviário – 61% da carga transportada em ton/km – em outros países o modal rodoviário não ultrapassa 30% Margem8% Custos Logísticos19% Custos de marketing20% Custo de produção53% ATUALMENTE FALTAM PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA IMPLEMENTAR NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS NA ÁREA

17 A área de logística concentra grandes desafios e oportunidades de trabalho. A produtividade de portos e ferrovias ainda é muito baixa em relação a benchmarks internacionais O desenvolvimento da área logística é recente no Brasil Pressões competitivas, a ampliação do comércio internacional e o desenvolvimento de novos canais via Internet exigem novas soluções logísticas ATUALMENTE FALTAM PROFISSIONAIS COM FORMAÇÃO ADEQUADA PARA IMPLEMENTAR NOVOS CONCEITOS E TECNOLOGIAS NA ÁREA

18 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Nasceu da importância da redução de custos nas empresas e na maior importância que se dá hoje em atendimento das necessidades dos clientes. Quando todos os produtos se tornam iguais, a empresa mais competitiva será aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz, se antecipando a prováveis problemas que possa vir a enfrentar. Agravante: mercado global, fronteiras geográficas desaparecendo...

19 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Estuda como a administração pode prover melhor nível de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de planejamento, organização e controle efetivo para as atividades de movimentação e armazenagem que visam facilitar o fluxo de produtos. (Ballou, 1998)

20 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Procura coligar todos os elementos do processo – prazos, integração de setores da empresa e formação de parcerias com fornecedores e clientes – para satisfazer as necessidades e preferências dos consumidores finais. (Novaes, 2003)

21 LOGÍSTICA EMPRESARIAL Integração com o Marketing TEM COMO OBJETIVO PROVER O CLIENTE COM NÍVEIS DE SERVIÇOS DESEJADOS. A META DA LOGÍSTICA EMPRESARIAL É ATENDER O NÍVEL DE SERVIÇO DEFINIDO, AO MENOR CUSTO POSSÍVEL, MAXIMIZANDO A LUCRATIVIDADE DO NEGÓCIO

22 GERENCIAMENTO DO PROCESSO LOGÍSTICO IMPEDIMENTOS IMPEDIMENTOS – Argumentos comuns... NÃO PODEMOS DIVIDIR INFORMAÇÕES COM OS NOSSOS FORNECEDORES, POIS ELES VÃO UTILIZÁ-LAS PARA TIRAR VANTAGENS. NOSSO CICLO DE ATENDIMENTO DE PEDIDOS JÁ ESTÁ REDUZIDO AO MÁXIMO. PRECISAMOS AUMENTAR O NÍVEL DE ESTOQUE PARA MELHORARMOS O NOSSO NÍVEL DE SERVIÇO.

23 IMPEDIMENTOS IMPEDIMENTOS – Argumentos comuns... AS OPERAÇÕES LOGÍSTICAS SIMPLESMENTE NÃO ATENDEM AOS NOSSOS CLIENTES. SE AS PREVISÕES DE VENDAS NÃO FURASSEM TANTO, NOSSOS CLIENTES SERIAM MUITO MELHOR ATENDIDOS. SE NÓS TIVESSEMOS NOVOS SISTEMAS... SERÍAMOS MUITO MAIS COMPETITIVOS. LOGÍSTICA INTEGRADA NÃO FUNCIONA AQUI; ISTO É UM HOSPITAL!!!... GERENCIAMENTO DO PROCESSO LOGÍSTICO

24 Principais Conflitos Funcionais Previsão venda (+) SKU´s (+) Lançamentos (+) Promoções (+) Marketing ProduçãoLogísticaVendas Finanças Estoques (-) Recursos (-) Preço / Margem (+) Tam.do Lote (+) Setup´s (-) SKU´s (-) Eficiência (+) Qualidade (+) Recursos (+) Custo (-) Especificações (+) Mix de venda (+) Fast moving Estoques (+) Recursos (+) Serviço (+) Previsão venda (-) Preço/Margem (-) (Descontos) Unidades Estocadas por Produto (Stock Keeping Units)

25 CONFLITOS FUNCIONAIS - ATIVIDADES PREVISÃO DE VENDAS LINHA DE PRODUTOS PADRONIZADA ENTREGA RÁPIDA PEDIDOS MÍNIMOS REDUZIR ESTOQUE CONSOLIDAR FRETE NOVOS ARMAZÉNS REDUZIR O LOTE DE PRODUÇÃO...

26 ATÉ A PRÓXIMA AULA...


Carregar ppt "Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando em Metodologia e Didática do Ensino Superior Profissional na área de logística de grandes empresas nos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google