A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS APÓSTOLOS QUE MAIS SE DESTACARAM. PEDROPEDRO A história de Simão, está tão estreitamente ligada à do Cristianismo primitivo que foi realmente a pedra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS APÓSTOLOS QUE MAIS SE DESTACARAM. PEDROPEDRO A história de Simão, está tão estreitamente ligada à do Cristianismo primitivo que foi realmente a pedra."— Transcrição da apresentação:

1 OS APÓSTOLOS QUE MAIS SE DESTACARAM

2 PEDROPEDRO

3 A história de Simão, está tão estreitamente ligada à do Cristianismo primitivo que foi realmente a pedra sobre a qual se apoiou a nova doutrina nos seus primeiros e incertos dias. Sua mediunidade foi notável em todos os aspectos, em especial a sua faculdade de cura. Ao que se sabe foi sacrificado no ano 64 AD, em Roma, na mesma época em que o Apóstolo Paulo sofria também seu martírio.

4 THIAGOTHIAGO ALFEUALFEU

5 Desempenhou importante papel na história do cristianismo graças a sua aparentemente contraditória atuação junto à igreja de Jerusalém. As discussões sobre a aceitação ou não de gentios na comunidade cristã, se estes deveriam ser circuncidados ou não, movimentaram, de certa maneira, todo o mundo cristão da época. As posições rígidas do Galileu, obedecendo rigorosamente às tradições judaicas, permitiram manter a casa do Caminho, com seu trabalho de assistência social e esclarecimento publico dos ensinamentos do Mestre, a salvo das investidas dos rabinos e dos sacerdotes. O filho de Alfeu dava especial atenção às obras, não se restringindo a fé como o faziam os fariseus.

6 JOĀOJOĀO

7 Era o mais místico e espiritual dos apóstolos, introvertido, raramente falava e muito menos fazia discursos, dedicando-se assiduamente às curas, ao esclarecimento, ao trabalho. Durante vários anos percorreu toda a Palestina, tendo sido preso várias vezes, juntamente com Simão Pedro. Foi deportado, tendo ido com Pedro a Roma, depois retornou para a Ásia onde permaneceu até seu desencarne na Ilha de Patmos pelo ano 98 ou 100 AD. Ali fundou uma igreja extremamente atuante que foi a de Éfeso, onde Paulo também esteve várias vezes. Em Patmos teve as extraordinárias vidências que retratou no Apocalipse e escreveu o Evangelho que tem o seu nome.

8 FELIPEFELIPE

9 Este apóstolo foi um dos poucos que compreenderam as palavras de Jesus sobre a salvação universal doutrina mais tarde defendida por Paulo. Enquanto todos discutiam se os cristãos gentios deveriam ser circuncidados ou não, Felipe pregava em plena Samaria tendo feito grande número de adeptos. Após as suas viagens, sempre retornava a Jerusalém onde colaborava nos trabalhos da Casa do Caminho. Foi ali que encontrou pela primeira vez o jovem rabino Saulo quando da sua prisão juntamente com vários outros apóstolos. Ao que se sabe esteve mais tarde divulgando a Boa Nova em toda a região da Etiópia.

10 MATEUSMATEUS

11 O principal trabalho de Levi foi o seu Evangelho. Trata-se da narrativa mais fiel que conhecemos, posto que ele a fez como uma espécie de reportagem, procurando apanhar todos os dados, sem no entanto, se preocupar em demasia com o fator cronológico. Parece ter estado na Etiópia, Pérsia, Macedônia e Síria, tendo desencarnado por volta do ano 80 AD.

12 ANDRÉANDRÉ

13 pregou em Patra, cidade da Grécia e na Acaia.

14 BARTOLOMEUBARTOLOMEU

15 pregou na Arábia, Pérsia, Etiópia, Líbia, Licaonia.

16 TOMÉTOMÉ

17 foi à Pérsia e à Arábia.

18 SIMÃOSIMÃO

19 percorreu o Egito, a Cirenaica, África, Mauritânia, Líbia, ilhas Britânicas

20 JUDASJUDAS TADEUTADEU

21 foi à Líbia, Pérsia, Armênia, além de ter escrito uma epístola.

22 THIAGOTHIAGO ZEBEDEUZEBEDEU

23 pregou na Gália e Samaria, sendo decapitado por Agripa por volta de 41 AD.

24 OS NOVOS APÓSTOLOS

25 ESTEVÃO O primeiro mártir cristão era natural de Corinto. Sofreu perseguição e foi lapidado por um grupo de fanáticos liderados por Saulo de Tarso. Transformou-se depois, no outro plano, em orientador espiritual do seu antigo perseguidor, acompanhando-o nas suas pregações e esclarecendo-o nas dificuldades.

26 PAULO

27 Através da sua imensa capacidade de trabalho conseguiu alcançar o objetivo traçado pelo próprio Mestre, de levar o evangelho até os confins do mundo daquela época. Durante 30 anos aproximadamente de sua pregação percorreu 90 localidades da Ásia, Grécia, Espanha, Palestina e Itália. O Rabino Saulo de Tarso foi abordado pelo próprio Mestre a fim de que mudasse o curso de suas atividades terrenas, dedicando-se integralmente aos ensinamentos renovadores do Evangelho. Paulo lançou, com a sua atividade literária, as bases da teologia cristã, nem sempre bem interpretada nos dias atuais.

28 LUCASLUCAS

29 O jovem médico grego foi discípulo de Paulo tendo-o acompanhado até o seu martírio em Roma. Foi autor da sugestão de chamar os seguidores do nazareno de Cristãos. Redigiu um Evangelho a partir de informações dos apóstolos e da mãe de Jesus, ainda viva na época.

30 MARCOSMARCOS

31 Marcos ou João Marcos, sobrinho de Barnabé, escreveu seu evangelho a partir das informações de Simão Pedro, Thiago, Barnabé, Paulo e outros que conviveram com o Mestre. Acompanhou Paulo e Barnabé durante a primeira viagem missionária desistindo ao chegar à cidade de Perga. Continuou depois sua pregação somente com seu tio Barnabé, na ilha de Chipre e outros locais. Sabe-se que esteve também no Egito, tendo fundado um importante núcleo cristão em Alexandria.

32 BARNABÉBARNABÉ

33 Mesmo não sendo um dos doze apóstolos inicialmente escolhidos por Jesus, desempenhou importante tarefa na divulgação do cristianismo, não só pela energia e convicção de que era possuidor, como também pela influencia de Paulo, com quem conviveu muitos anos em Antioquia da Síria e durante a primeira viagem missionária do apóstolo Paulo.

34 TITO, TIMÓTEO, SILAS E ARISTARCO que acompanharam Paulo em diversas viagens evangelizadoras. TÍQUICO E TRÓFIMO, ÁQUILA E PRISCILLA, LÓIDE que desempenharam importantes tarefas na expansão do cristianismo dentre os povos gentios.

35 MÁTIAS sucessor de Judas Iscariotes, que pregou na Capadócia.

36 Bibliografia: Iniciação Espírita – Pág. 84 a 86 – Ed. Aliança O Redentor – Cap. 31 – Edgard Armond – Ed. Aliança O Nazareno – Scholem Asch – Ed. Nacional Boa Nova – Humberto de Campos / Chico Xavier – FEB Vida e Atos dos Apóstolos – Caírbar Schutel – O Clarim Paulo e Estevão – Emmanuel / Chico Xavier – FEB Paulo de Tarso – Huberto Rohden – Ed. Alvorada Médico de Homens e Almas – Taylor Caldwell – Ed. Record Eu, Judas – Taylor Caldwell – Ed. Record


Carregar ppt "OS APÓSTOLOS QUE MAIS SE DESTACARAM. PEDROPEDRO A história de Simão, está tão estreitamente ligada à do Cristianismo primitivo que foi realmente a pedra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google