A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 1° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 1° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 1° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

2 Competências a serem trabalhadas nesta aula Conhecer o segmento econômico da Agroindústria e suas ramificações, visando à aplicação das técnicas de Saúde e Segurança do Trabalho. Conhecer a legislação de Segurança e Saúde do trabalho voltada para a Agroindústria.

3 AGRO Terra Cultivada ou Cultivável

4 INTRODUÇÃO AGROINDÚSTRIA É o conjunto de atividades relacionadas à transformação de matérias-primas provenientes da agricultura, pecuária, aqüicultura ou silvicultura.

5 INTRODUÇÃO Esse segmento industrial apresenta uma certa originalidade decorrente de características fundamentais das matérias-primas: Sazonabilidade: período de tempo Perecibilidade: de pouco tempo de aproveitamento Heterogeneidade: misturas distintas

6 HISTÓRIA Durante a pré-história (há cerca de doze mil anos) - alguns indivíduos notaram que podiam enterrar grãos e produzir novas plantas iguais às que os originaram.

7 Mudanças no clima ou desenvolvimentos da tecnologia humana podem ter sido as razões iniciais que levaram à descoberta da agricultura. Os grupos que continuaram utilizando-se de alimentos nativos de sua região, mantiveram um equilíbrio ecológico com o ambiente.HISTÓRIA

8 HISTÓRIA A nova sociedade agrícola que se formou, desmatava a vegetação nativa para implantar a monocultura, na procura de maior quantidade com menor variedade. Posteriormente passaram a utilizar pesticidas e outros elementos químicos, causando um grande impacto no solo, na água, na fauna e na flora da região.

9 CONCEITOS E DEFINIÇÕES Agricultura Agricultura - Trabalho de cultivar o solo, plantar e criar gado; a prática da lavoura.

10 CONCEITOS E DEFINIÇÕES Pecuária Pecuária – Arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feita no campo.

11 CONCEITOS E DEFINIÇÕES Silvicultura Silvicultura - Prática de plantio, manejo e cuidados de florestas ou de áreas densamente arborizadas para uso humano, geralmente para madeira de construção ou lenha.

12 CONCEITOS E DEFINIÇÕES Exploração florestal Exploração florestal - Uso ou consumo de um recurso, um alimento, por exemplo, por um organismo. Uso, consumo ou consumo excessivo de um recurso natural pelo homem, como na exploração de depósitos de carvão ou de fontes alimentícias. Também chamada de exploração de recurso.

13 PARA REFLETIR.. Há quem passe pelo bosque e só veja lenha para a fogueira. (Léon Tolstoi)

14 CONCEITOS E DEFINIÇÕES Aquicultura Aquicultura - Cultivo de peixe ou de moluscos para consumo humano e pode ser praticada num ambiente natural modificado ou num ambiente artificial.

15 Nr 31 - Segurança e saúde no trabalho na agricultura, pecuária silvicultura, exploração florestal e aqüicultura Aplica-se a quaisquer atividades da agricultura, pecuária, silvicultura, exploração florestal e aqüicultura, verificadas as formas de relações de trabalho e emprego e o local das atividades.

16 OBJETIVOS DA NR-31 Estabelecer os preceitos a serem observados na organização e no ambiente de trabalho, de forma a tornar compatível o planejamento e o desenvolvimento das atividades e preservar a integridade física e a saúde dos trabalhadores envolvidos.

17 Principais segmentos da Agroindústria Abate e preparação de carnes Fabricação e refino de açúcar Laticínios Óleo vegetais (Soja, Milho, Girassol, etc) Panificação e Fabricação de Massas Cultivo e Refino de Café Indústria de Sucos e Poupas Setor Têxtil de Calçados e Papel Celulose Agroindústria de Produção de Energia a partir de Biomassa.

18 Articulações da Agroindústria Setor de Embalagem Indústria de Insumos (Sementes Híbridas, Transgênicas, Agrotóxicos, Adubos (NPK), Insumos Veterinários, Rações, etc). Indústria de equipamentos (Sistema de irrigação, maquinários para a preparação do solo) Transportes Comunicações Tecnologias Limpas Educação

19 CNAEs para Agroindústria

20

21

22

23

24

25 ATIVIDADE 1ª Parte: Após leitura da NR 31, faça um resumo dos tópicos relacionados na tabela abaixo, com suas palavras e expressando seu entendimento. Textos copiados da própria NR invalidarão a resposta.

26 ATIVIDADE ÍTEM DA NR-31DESCRIÇÃOPONTOS PRINCIPAIS 31.1Objetivo e campo de aplicação 31.2Campos de Aplicação 31.3Disposições Gerais 31.4 Comissões permanentes de Segurança e Saúde no Trabalho Rural 31.5 Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente de Trabalho Rural 31.6SESTR 31.7CIPATR 31.8Agrotóxicos, Adjuvantes e Produtos Afins 31.9Meio Ambiente e Resíduos 31.10Ergonomia

27 ATIVIDADE ÍTEM DA NR-31DESCRIÇÃOPONTOS PRINCIPAIS 31.11Ferramentas Manuais 31.12Máquinas, equipamentos e implementos 31.13Secadores 31.14Silos 31.15Acessos e Vias de Circulação 31.16Transporte de Trabalhadores 31.17Transporte de Cargas 31.18Trabalho com animais 31.19Fatores Clímáticos e Topográficos 31.20Medidas de Proteção Pessoal 31.21Edificações Rurais 31.22Instalações elétricas 31.23Áreas de Vivência

28 ATIVIDADE 2ª Parte: Pesquise e comente as diferenças entre a NR 31 e as NRRs. Qual das duas deve ser adotada para o trabalho rural? Ambas são válidas? 3º Parte: Com base no anuário de acidentes de trabalho da Previdência Social, apresente os nº de acidentes e doenças do setor rural nos anos de 2007, 2008 e 2009.

29 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! 29 Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA

30 Dúvidas Acesse o Fórum de Dúvidas e Discussões. Acesse o Fórum de Dúvidas e Discussões. 30


Carregar ppt "Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 1° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google