A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 6° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 6° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 6° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho

2 Competências a serem trabalhadas nesta aula Co nhecer os tipos de atividades de risco peculiares à ambiência agroindustrial com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho. Aplicar as técnicas de prevenção de Saúde e Segurança do Trabalho na agroindústria.

3 Principais segmentos da Agroindústria Abate e preparação de carnes Fabricação e refino de açúcar Laticínios Óleo vegetais (Soja, Milho, Girassol, etc) Panificação e Fabricação de Massas Cultivo e Refino de Café Indústria de Sucos e Poupas Setor Têxtil de Calçados e Papel Celulose Agroindústria de Produção de Energia a partir de Biomassa.

4 O empregador rural ou equiparado deve disponibilizar aos trabalhadores áreas de vivência compostas de: a) instalações sanitárias; b) locais para refeição; c) alojamentos, quando houver permanência de trabalhadores no estabelecimento nos períodos entre as jornadas de trabalho; d) local adequado para preparo de alimentos; e) lavanderias; NR Áreas de Vivencias

5 5 a) lavatório na proporção de uma unidade para cada grupo de vinte trabalhadores; b) vaso sanitário na proporção de uma unidade para cada grupo de vinte trabalhadores; c) mictório na proporção de uma unidade para cada grupo de dez trabalhadores; d) chuveiro na proporção de uma unidade para cada grupo de dez trabalhadores. NR Instalações Sanitárias

6 6 NR Locais para Refeição a) boas condições de higiene e conforto; b) capacidade para atender a todos os trabalhadores; c) água limpa para higienização; d) mesas com tampos lisos e laváveis; e) assentos em número suficiente; f) água potável, em condições higiênicas; g) depósitos de lixo, com tampas.

7 NR SILOS - Dimensionados e construídos em solo com resistência compatível às cargas de trabalho. - Revestimento interno com características que impeçam o acumulo de grãos, poeiras e a formação de barreiras. - É obrigatória a prevenção dos riscos de explosões, incêndios, acidentes mecânicos, asfixia.

8 NR SILOS - Nos silos hermeticamente fechados permitir a entrada de trabalhadores após renovação do ar ou com proteção respiratória adequada; - Medir a concentração de oxigênio e o limite de explosividade relacionado ao tipo de material estocado; - Serviços de manutenção (soldagem, operações de corte ou que gerem eletricidade estática) devem ser precedidas de uma permissão especial (NR-33)

9 9 NRS Utilizadas NA NR SILOS -NR, 35 Trabalho em Altura -NR, 33 Espaço Confinado -NR, 9 PPRA -NR, 6 Equipamento de Proteção Individual

10 NR TRANSPORTE DE TRABALHADORES a) Possuir autorização emitida pela autoridade de trânsito competente; b) Transportar todos os passageiros sentados; c) ser conduzido por motorista habilitado e devidamente identificado; d) Possuir compartimento resistente e fixo para a guarda das ferramentas e materiais, separado dos passageiros.

11 NR TRANSPORTE DE TRABALHADORES - ADAPTADO Autorizados em situações excepcionais; Escada para acesso, com corrimão, facilmente visualizada pelo motorista; Carroceria com cobertura, barras de apoio para as mãos, proteção lateral rígida;

12 TRANSPORTE DE TRABALHADORES – VEÍCULOS ADAPTADOS Proteções em material de boa qualidade e resistência; Cabina e carroceria com sistemas de ventilação, garantida a comunicação entre o motorista e os passageiros; Assentos revestidos de espuma, com encosto e cinto de segurança; Compartimento para materiais e ferramentas, mantido fechado e separado dos passageiros.

13 NR TRANSPORTE DE CARGAS As escadas ou rampas para acesso em cima do caminhão mas, é proibido em caminhões graneleiros abertos.

14 NR TRABALHO COM ANIMAIS O empregador rural ou equiparado deve garantir: Imunizar, quando necessária, dos trabalhadores em contato com os animais; Segurança na manipulação e eliminação de secreções, excreções e restos de animais;

15 NR TRABALHO COM ANIMAIS Fornecer desinfetantes e água suficientes para a adequada higienização dos locais de trabalho. Não reutilizar a água no trato de animais para uso humano

16 NR PROTEÇÃO INDIVIDUAL (NR-06) a) sempre que as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente comprovadas inviáveis ou quando não oferecerem completa proteção contra os riscos; b) enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas; c) para atender situações de emergência.

17 RECOMENDAÇÕES GERAIS DA NR Acessos e Vias de Circulação Fatores Climáticos e Topográficos Edificações Rurais Instalações Elétricas Áreas de Vivência Moradias

18 O QUE SÃO ANIMAIS PEÇONHENTOS? São aqueles que produzem substância tóxica e apresentam um aparelho especializado para inoculação desta substância que é o veneno. Possuem glândulas que se comunicam com dentes ocos, ou ferrões, ou aguilhões, por onde o veneno passa ativamente.

19 TIPOS DE ANIMAIS PEÇONHENTOS Lagartas Aranhas Escorpiões Serpentes

20

21 TIPO DE SERPENTES NO BRASIL Bothrops (jararaca, jararacuçu, urutu, cotiara, caiçaca), Crotalus (cascavel), Lachesis (surucucu-pico-de- jaca) Micrurus (corais-verdadeiras).

22 TIPO DE ESCORPIÕES No mundo todo, existem aproximadamente espécies de escorpiões até hoje descritas. No Brasil há cerca de 75 espécies amplamente distribuídas pelo país. No Brasil o gênero Tityus é o mais rico em espécies, representando cerca de 60% da fauna escorpiônica neotropical.

23 TIPO DE ESCORPIÕES As principais espécies são: Tityus serrulatus (Escorpião amarelo), responsável por acidentes de maior gravidade, Tityus bahiensis e Tityus stigmurus. As diversas espécies do gênero Tityus apresentam um tamanho de cerca de 6 a 7 cm.

24 TIPO DE ESCORPIÕES As principais espécies são: Tityus serrulatus (Escorpião amarelo), responsável por acidentes de maior gravidade, Tityus bahiensis Tityus stigmurus.

25 TIPOS DE ARANHA No Brasil: - Phneutria (Armadeira); - Loxosceles (aranha-marrom); - Latrodectus (viúva-negra);

26 TIPOS DE ARANHA - Lycosa (aranha-da-grama); - Caranguejeiras.

27 TIPOS DE LAGARTAS As lagartas venenosas são a fase larval das borboletas ou mariposas. Possuem pelos ou espículos simples ou arborecentes por onde secretam veneno que causa coceira, provoca queimaduras e dor.

28 ATIVIDADE 1ª Parte: Faça o dimensionamento da área de vivência para uma empresa com 50 funcionários e descreva as condições exigidas pela NR-31 para cada ambiente que compõe a área de vivência.

29 ATIVIDADE 2ª Parte: Dentre os animais peçonhentos que comentamos nessa aula pesquise sobre 2 tipos e explique quais os danos a saúde, como evitar a exposição a esses animais e os atendimentos de emergência para cada situação.

30 3ª Parte: Pesquise sobre 3 (três) doenças ocupacionais que podem ocorrer nos trabalhadores por causa da exposição a agentes biológicos e descreva sobre cada doença e os cuidados para evitar o contato com esses agentes.ATIVIDADE

31 DICAS PARA SUA ATIVIDADE SER SFO!!! 31 Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: Capa: Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado no texto. Conclusão: Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA

32 Dúvidas Acesse o Fórum de Dúvidas e Discussões. Acesse o Fórum de Dúvidas e Discussões. 32


Carregar ppt "Módulo de Hospitalar e Agroindústria – AULA 6° Prof.º Cleverson Luis FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google