A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Logística Empresarial Unidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Logística Empresarial Unidade."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Logística Empresarial Unidade 7 Subgrupo 08A Arthur Ramos - 10/ Eduardo Galiano - 10/37703 Everaldo B. M. - 09/ Walter Marinho - 09/ Professor: Guillermo José Asper

2 Cadeia de Suprimentos da Saúde e Tecnologia de Informação Cadeia de Suprimentos da Saúde e Tecnologia de Informação Para reduzir os custos de materiais e suprimentos, a indústria de saúde tradicionalmente concentrou seu esforço em diminuir, mediante descontos, os preços por volume de compras. Essa técnica de redução de custos chegou ao ponto no qual não exerce mais impacto significante sobre os custos totais. Hoje, o Governo é o maior consumidor em matéria de saúde pública, em qualquer país do mundo, pelo que, nesta área, quem exerce maior influencia na definição do valor dos preços dos produtos, das ações e serviços de saúde e quem esta a exigir diminuição de custos e aumento na qualidade. Uma das principais pesquisas feitas pela EHCR, consiste em implementar sistemas de informações para automatizar os atuais processos das cadeias de suprimentos. O e-commerce, que é espécie de tecnologia de informação, destaca- se nesse sentido, por possibilitar um significativo impacto positivo em cada um dos componentes do gerenciamento de uma cadeia de suprimentos. A pesquisa revela, ainda, que, entre diversos setores da cadeia de suprimentos, está no gerenciamento de compras a maior oportunidade de economia.

3 Gerenciamento de Compras O gerenciamento de compras, começa com um pedido de um produto ou serviços por um usuário final e termina com o pagamento ao fornecedor do produto ou o serviço (BRENNAN, 1998), mas há muitas etapas intermediárias que envolvem numerosos processos e departamentos. Como mencionado acima pesquisa como EHCR, identifica algumas atividades especificas em gerenciamento de compras mais podem aumentar-lhe a eficiência: o processo de atualização dos catálogos dos preços, o processo de pedidos de compras, o processo dos avisos de encaminhamento, os processos de gerenciamento das notas fiscais bem como dos pagamentos Recomendações (providências) de Brennan (1998) para atingir eficiência em gerenciamento de compras: - Integrar os processos de compras e de contas a pagar para reduzir os custos fixos; centralizar a contabilidade e estabelecer padrões de gerenciamentos de compras. - Implementar processos de compras que não utilizem papel, por meio de intercambio de dados eletronicos (IDE), ou outras formas de comercio eletronico. - Implementar um processo eletronico de numeração e rastreamentos de produtos, para simplificar a identificação e rastreamento de pedidos e pagamentos.

4 Business-to-business e-commerce (B2B) Business-to-business e-commerce (B2B) BSB são simplesmente companhias conduzindo negócios uma com a outra por meio do world wide web. Em contraste ao business-to-consumer e-commerce, onde milhões de usuários acessem um computador central, o business-to-business e- commerce avança um passo a mais, ele permite que dezenas de milhares de companhias conectem-se com dezenas de milhares de outras companhias, por meio de uma rede virtual.

5 Vantagens do B2B e-commerce: - Elimina a necessidade de papel; diminuir erros; possibilita atualização dos preços e informações sobre os produtos; cuida automaticamente de processos de pagamento, do controle de inventario e do rastreamento, sem intervenção do usuário; economiza tempo e dinheiro; permite que os hospitais desviem-se das organizações de compras de grupo (GPOs) e comprem diretamente da fabrica (ANDEL, 1998). Vantagens do B2B e-commerce: - Elimina a necessidade de papel; diminuir erros; possibilita atualização dos preços e informações sobre os produtos; cuida automaticamente de processos de pagamento, do controle de inventario e do rastreamento, sem intervenção do usuário; economiza tempo e dinheiro; permite que os hospitais desviem-se das organizações de compras de grupo (GPOs) e comprem diretamente da fabrica (ANDEL, 1998). A analise do modo antigo de comprar evidencias que o B2B e-commerce pode adicionar eficiência ao gerenciamento da cadeia de suprimentos. São, no mínimo, doze processos envolvidos na compra. Com o B2B e-commerce, todos os processos são acionados automaticamente, quanto o material ou equipamento é pedido.

6 Exemplo de economia mediante a utilização de B2B Quando se fala em Internet e nos impactos que esta vem trazendo ao funcionamento da economia, imediatamente vem à mente a imagem de um consumidor navegando por páginas e mais páginas e efetuando compras por meio de empresas 'virtuais'. A tecnologia de informação possibilita que profissionais da saúde e hospitais encontrem o preço mais baixo do mercado para seus suprimentos. As diferencias no varejo variam tremendamente na indústria de suprimentos de saúde em geral. Quando se fala em Internet e nos impactos que esta vem trazendo ao funcionamento da economia, imediatamente vem à mente a imagem de um consumidor navegando por páginas e mais páginas e efetuando compras por meio de empresas 'virtuais'. No artigo ¨Save thousands a year on Medical Supplies¨ Chesanow (2000) cita muitos exemplos que podem garantir economia de qualidade consideraveis de dinheiro para médicos e hospitais.

7 Conclusão Mais do que trazer as empresas da velha para a nova economia, o comércio eletrônico business-to- business (B2B) está começando a mudar as relações de negócios corporativos e promete, para o futuro, uma verdadeira revolução na cadeia produtiva global. Por utilizar uma tecnologia acessível e barata, como a internet, o B2B vem atraindo um número cada vez maior de empresas – em geral, em busca de eficiência, redução de custos ou maior aproximação com clientes e fornecedores.

8


Carregar ppt "Universidade de Brasília FACE Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação Logística Empresarial Unidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google