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GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz. - Empresas X Pessoas - - Processo de atração mútua - Busca de informações - Escolha RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.

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1 GESTÃO DE PESSOAS Prof. Marcelo Lisboa Luz

2 - Empresas X Pessoas - - Processo de atração mútua - Busca de informações - Escolha RECRUTAMENTO E SELEÇÃO GESTÃO DE PESSOAS

3 Recrutamento É um conjunto de técnicas e procedimentos que visa a atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Chiavenato, Processo de divulgação de vagas -Oferta de oportunidades -Atração de contingente A função do recrutamento é a de suprir a seleção de candidatos RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

4 Seleção É a identificação do candidato mais adequado ao cargo, visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho do pessoal, bem como a eficácia da organização. Chiavenato, Processo de escolha, filtragem -Atividade restritiva RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

5 Seleção RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Descrição e análise do cargo Padrões de desempenho desejados Especificações das pessoas *** Comparação *** Decisão

6 Seleção Técnicas de seleção -Entrevistas -Provas de conhecimento ou capacidade -Testes psicométricos -Testes de personalidade -Técnicas de simulação RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

7 Seleção Técnicas de seleção Entrevistas -A mais utilizada nas empresas de todos os tamanhos; -A que mais influencia na escolha; -Subjetiva e imprecisa; RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

8 Seleção Técnicas de seleção Provas de conhecimento ou capacidade -Avaliação objetiva de conhecimentos e habilidades; -Orais, escritas e práticas; -Gerais ou específicas. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

9 Seleção Técnicas de seleção Testes psicométricos -Mede a aptidão das pessoas; -Analisa amostras de comportamento; -Fornece prognóstico do potencial de desenvolvimento. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

10 Seleção Técnicas de seleção Testes de personalidade -Analisa os traços de personalidade (caráter ou temperamento). Técnicas de simulação -Essencialmente técnicas de dinâmica de grupo (dramatização). RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

11 Considerações finais -Recrutamento e Seleção compõem o processo de PROVISÃO DE RH; -Deve-se ter em mente sempre a eficiência e a eficácia: fazer bem e acertar na escolha; -Levar em conta os custos envolvidos: de pessoal envolvido, de operação, equipamentos etc; -Trata-se de um processo adaptável, devendo, portanto, ser ágil e flexível. RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

12 EDUCAÇÃO Educação Profissional – vida profissional - Formação profissional: prepara a pessoa para uma profissão. - Desenvolvimento profissional: proporciona o crescimento profissional em determinada carreira ou empresa. - Treinamento: adapta a pessoa para o cargo. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

13 TREINAMENTO É o processo educacional de curto prazo aplicado de maneira sistemática e organizada, através do qual as pessoas aprendem conhecimentos, atitudes e habilidades em função de objetivos definidos. Chiavenato, Transmissão de informações -Desenvolvimento de habilidades -Desenvolvimento ou modificação de atitudes -Desenvolvimento de conceitos TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

14 TREINAMENTO Objetivos 1.Preparar o pessoal para execução imediata das diversas tarefas do cargo; 2.Proporcionar oportunidades para o contínuo desenvolvimento pessoal, não apenas em seus cargos atuais, mas também para outras funções para as quais a pessoa pode ser considerada; 3.Mudar a atitude das pessoas, seja para criar um clima mais ameno entre empregados, aumentar-lhes a motivação ou torná-las mais receptivas às técnicas de supervisão e gerência. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

15 Treinandos Recursos organizacionais Programas de Treinamento Processo de aprendizagem Conhecimentos Atitudes Habilidades Eficácia organizacional Avaliação Dos Resultados Entrada Processo Saída Retroação TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

16 1. Levantamento das Necessidades de Treinamento - Análise Organizacional: O Sistema Organizacional - Análise dos Recursos Humanos: O Sistema de Treinamento - Análise das Operações e Tarefas: O Sistema de Aquisição de Habilidades Requisitos exigidos pelo cargo Habilidades atuais do ocupante do cargo Necessidades de treinamento TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

17 Indicadores da Necessidade de Treinamento Indicadores a priori : a) Expansão da empresa e admissão de novos empregados; b) Redução do número de empregados; c) Mudança de métodos e processos de trabalho; d) Substituição ou movimentação de pessoal; e) Faltas, licenças e férias de pessoal; f) Modernização dos equipamentos e novas tecnologias; e g) Produção e comercialização de novos bens ou serviços. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

18 Indicadores a posteriori: a) Problemas de produção como: Baixa qualidade Elevado número de acidentes no trabalho Avarias frequentes em equipamentos e instalações Comunicações deficientes Produtividade baixa Excesso de erros e disperdícios Pouca versatilidade dos funcionários Mau aproveitamento do espaço disponível

19 b) Problemas de pessoal como: Relações deficientes entre o pessoal Número excessivo de queixas Mau atendimento ao cliente Comunicações deficientes Pouco interesse pelo trabalho Falta de cooperação Erros na execução de ordens

20 2. Programação de Treinamento Qual o problema (necessidade)? Onde ele corre (área ou setor)? Qual a sua causa? Faz parte de uma necessidade maior? Como resolve-lo: em separado ou combinado com outras? Faz-se preciso alguma providencia inicial, antes de resolve-lo? Há necessidade imediata? Qual a sua prioridade em relação as demais? Há necessidade permanente ou temporária? Quantas pessoas e quantos serviços serão atingidos? Qual o tempo disponível para o treinamento? Qual o custo provável de treinamento Quem ira executar o treinamento? TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

21 2. Programação de Treinamento - O QUE deve ser ensinado? - QUEM deve aprender? - QUANDO deve ser ensinado? - ONDE deve ser ensinado? - COMO se deve ensinar? - QUEM deve ensinar? TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

22 3. Avaliação dos Resultados do Treinamento Melhoria da imagem da empresa e do clima organizacional, facilidade de mudança e inovação, entre outros. Redução do absenteísmo e rotatividade, mudanças de atitudes e comportamentos, aumento da competência, etc a) No nível organizacional: b) No nível de recursos humanos: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

23 3. Avaliação dos Resultados do Treinamento Adequação das pessoas aos requisitos do cargo, redução do índice de acidentes, aumento da produtividade, etc. Alcance dos objetivos estabelecidos e retorno dos investimentos efetuados no treinamento. c) No nível dos cargos: d) No nível do treinamento em si: TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

24 Resultados de um programa de treinamento bem-sucedido a. Resultados observados internamente: Melhoria da eficiência dos serviços Aumento da eficácia dos resultados Criatividade e inovação nos produtos e serviços oferecidos ao mercado Melhoria na qualidade de vida do trabalhador Melhoria na qualidade e produtividade Melhor atendimento ao cliente

25 Resultados de um programa de treinamento bem-sucedido a. Resultados observados externamente: Aumento da competitividade Assédio de outras organizações aos funcionários da empresa Melhoria da imagem da organização

26 Após assistir ao filme O diabo veste Prada, o grupo, formado por, no máximo 5 pessoas, deverá responder às questões abaixo e entregar as respostas por escrito até o dia 19 de junho. 1 – O que o grupo observou em termos de comportamento profissional, considerando todos os personagens? 2 – Quais os conceitos-chave de gestão de pessoas foram explorados no filme? Justifique cada um apresentado. 3 – Qual a opinião do grupo em relação ao comportamento da personagem Andrea ao lidar com a sua chefe, a personagem Miranda? Trabalho avaliado para A2


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