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Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
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Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
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Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Jürgen Habermas: Teoria Crítica e Educação
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JÜRGEN HABERMAS - atual / Jürgen Habermas, filósofo alemão, nasceu em Düsseldorf em 18 de junho de 1929.
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Jürgen Habermas é o principal estudioso da segunda geração da Escola de Frankfurt. Como ele podemos indicar outros, tais como: Horkheimer, Adorno, Marcuse e Fromm. Como discípulo de Adorno, Habermas seguia os ensinamentos do seu professor na Escola de Frankfurt e se tornou seu assistente em A Escola de Frankfurt é reconhecida pelo desenvolvimento do Programa de Teoria Crítica de Sociedade.
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Teoria Crítica de Habermas
As Bases da Teoria Crítica de Habermas se situam nos pensamentos de Kant e Marx e também dos teóricos da Escola de Frankfurt. Habermas acredita que o interesse humano gera conhecimento e que temos domínios nesse conhecimento adquirido que são fundamentados na existencial social: trabalho, interação e poder. Um outro tipo de conhecimento estudado por Habermas é o Conhecimento Prático onde identifi ca nesse conhecimento a interação humana social ou comunicativa.
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Habermas e a Educação Habermas defende o princípio da pesquisa ativa na educação. Movimento que antecede a ação de Habermas, haja vista já ter sido apresentado por outros estudiosos, tais como: John Dewey e Kurt Lewin. Habermas compreende a pesquisa ativa como uma metodologia, uma técnica ou uma abordagem social. Habermas acredita que não há conhecimento sem cultura e que todo conhecimento é mediado por experiência social.
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Teoria de Ação Comunicativa:
Para Habermas, o conhecimento advém de uma comunicação usual do cotidiano. Teoria de Ação Comunicativa: Habermas valida a linguagem em quatro níveis: Há regras semânticas; Possui conteúdo verdadeiro; 3.Que o emissor legitima suas falas em direitos sociais ou normas; 4. O emissor usa de sinceridade para não distorcer a comunicação.
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Habermas apresenta sobre o valor da comunicação e a linguagem como centro desse processo.
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