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Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 08 (10/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

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1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 08 (10/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Émile Durkheim e os Fatos Sociais; Mannheim e a Educação como técnica social; Karl Marx: Sociedade, Contradição e Emancipação

4 Referência Bibliográfica: DURKHEIM, Emile. A evolução Pedagógica. São Paulo: Artmed, MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 2ed. São Paulo: Perspectiva, CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, p

5 Émile Durkheim Francês: Sociologia Moderna Fundador da Escola Francesa de Sociologia Pesquisa empírica + teoria sociológica

6 Os fatos sociais devem ser tratados como coisas Durkheim PREPONDERÂNCIA PROGRESSIVA DA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA Consenso da sociedade Solidariedade entre seus membros Solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade Norma moral = norma jurídica

7 Princípio da Consciência Coletiva Socialização Fato social = generalidade (sentimento) + exterioridade (pensamento) + coercitividade (fazer)

8 INSTITUIÇÃO SOCIAL : é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.

9 DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL SOLIDADRIEDADE ORGÂNICA ENTRE OS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE

10 Karl Mannheim Judeu nascido na Hungria

11 Todo ato de conhecimento não resulta apenas da consciência puramente teórica, mas também de inúmeros elementos de natureza não teórica, proveniente da vida social e das influências e vontade a que o indivíduo esteja sujeito.

12 Estudos sobre a relação entre pensamento e ação. A educação apenas será corretamente compreendida se a usarmos como uma das técnicas que influenciam o comportamento humano e como de controle social. Mannheim

13 Mannheim admite que a racionalização da vida levou a um declínio da educação voltada para a formação do homem integral, mas que a democracia das relações sociais permitiu o surgimento de novas esperanças. Não concordava com a teoria apenas pela teoria. A educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem.

14 Para Mannheim a sociedade era irracional, por isso deveria haver um planejamento social elaborado por cientistas e intelectuais que estudariam a sociedade e resolveriam o problema. Somente após o entendimento do planejamento social, poderia haver mudanças.


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