A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 08 (10/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 08 (10/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 08 (10/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito

2 Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

3 Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Émile Durkheim e os Fatos Sociais; Mannheim e a Educação como técnica social; Karl Marx: Sociedade, Contradição e Emancipação

4 Referência Bibliográfica: DURKHEIM, Emile. A evolução Pedagógica. São Paulo: Artmed, 1995. MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 34- 101.

5 Émile Durkheim Francês: 1858 - 1917 Sociologia Moderna Fundador da Escola Francesa de Sociologia Pesquisa empírica + teoria sociológica

6 Os fatos sociais devem ser tratados como coisas Durkheim PREPONDERÂNCIA PROGRESSIVA DA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA Consenso da sociedade Solidariedade entre seus membros Solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade Norma moral = norma jurídica

7 Princípio da Consciência Coletiva Socialização Fato social = generalidade (sentimento) + exterioridade (pensamento) + coercitividade (fazer)

8 INSTITUIÇÃO SOCIAL : é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.

9 DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL SOLIDADRIEDADE ORGÂNICA ENTRE OS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE

10 Karl Mannheim Judeu nascido na Hungria 1893-1947

11 Todo ato de conhecimento não resulta apenas da consciência puramente teórica, mas também de inúmeros elementos de natureza não teórica, proveniente da vida social e das influências e vontade a que o indivíduo esteja sujeito.

12 Estudos sobre a relação entre pensamento e ação. A educação apenas será corretamente compreendida se a usarmos como uma das técnicas que influenciam o comportamento humano e como de controle social. Mannheim

13 Mannheim admite que a racionalização da vida levou a um declínio da educação voltada para a formação do homem integral, mas que a democracia das relações sociais permitiu o surgimento de novas esperanças. Não concordava com a teoria apenas pela teoria. A educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem.

14 Para Mannheim a sociedade era irracional, por isso deveria haver um planejamento social elaborado por cientistas e intelectuais que estudariam a sociedade e resolveriam o problema. Somente após o entendimento do planejamento social, poderia haver mudanças.


Carregar ppt "Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Aula 08 (10/09/2009) CURSO: PEDAGOGIA Profª Ms.: Solange Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google