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Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Revisão.

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1 Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I Profª Lucia Helena Amim Revisão

2 1- Sustentabilidade 2- Método científico 3- Evolução 4- Conhecimento 5- Impacto ambiental 6- Bioética, ética e Moral 7- Ensino de Ciências

3 1- Sustentabilidade-Desenvolvimento Sustentável Foi um conceito que surgiu a partir dos estudos da ONU sobre as mudanças climáticas, no início da década de 1970, como uma resposta à preocupação da humanidade, diante da crise ambiental e social que se abateu sobre o mundo.

4 Esse conceito, procura conciliar a necessidade de desenvolvimento econômico da sociedade com a promoção do desenvolvimento social e com o respeito ao meio- ambiente, hoje é um tema indispensável na pauta de discussão das mais diversas organizações. Desenvolvimento Sustentável

5 A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é: o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro. Desenvolvimento Sustentável

6 Recursos Hídricos Há quem diga que se a humanidade enfrentar uma III Guerra Mundial, seu estopim principal será a água, já considerada por muitos atualmente, como o ouro do terceiro milênio. Tanta valorização é explicada por uma triste estimativa: a água não é um recurso inesgotável e será certamente um bem escasso no futuro.

7 2- Método Científico A ciência é o estudo de tudo ! Estudar todo universo é uma tarefa gigantesca, por isso não admira que existam tantas áreas diferentes Física Biologia Geologia Química Matemática

8 A Ciência não se limita ao que acontece dentro de um laboratório, está sempre a nossa volta. Método experimental Os cientistas começam a ser muito bons observadores

9 Um novo problema Conclusão, a Hipótese estaria correta ? Observação Experiência Hipótese Coleta de dados Problema Observaçã o Método experimental Ciência, tecnologia, sociedade, ambiente Mas o trabalho do cientista termina ?

10 Ciência Tecnologia Sociedade Ambiente

11 2- Método Científico

12 3- Evolução

13 Teorias: Criacionismo e Evolucionismo

14 Criacionismo Criacionismo é a teoria que afirma que o homem, a terra, e o resto do universo foram originalmente criados e não espontaneamente explodidos do nada para a existência pelo acaso. Não há de fato uma teoria criacionista oficial, mas em geral é uma posição conflitante com a ciência sobre a origem do universo, origem da vida e evolução das espécies. Para os criacionistas, tais fatos ocorreram assim como descritos em escrituras sagradas, como a bíblia ou o alcorão.

15 A questão sobre as origens do homem, remete a um amplo debate, no qual filosofia, religião e ciência entram em cena para construir diferentes concepções sobre a existência da vida humana. O cristianismo adota a Bíblia como fonte explicativa sobre a criação do homem. Segundo a narrativa bíblica, o homem foi concebido depois que Deus criou céu e terra. Criacionismo

16 A maioria dos argumentos criacionistas baseiam-se em refutar ou desacreditar as evidências que suportam a teoria da evolução. Numa tentativa de solidificar mais o movimento, os criacionistas se referem as suas crenças como Teoria do Design Inteligente, inserida na Ciência da Criação. Criacionismo

17 Evolucionismo Teoria da Evolução Darwin: Seleção Natural Anatomia comparada Presença de fósseis Estruturas vestigiais Evidências genéticas

18 A Teoria da Evolução é fruto de pesquisas, iniciadas pelo cientista inglês Charles Robert Darwin e pelo naturalista britânico Alfred Russel Wallace. Em suas pesquisas, ocorridas no século XIX, Darwin procurou estabelecer um estudo comparativo entre espécies aparentadas, que viviam em diferentes regiões. Evolucionismo

19 Além disso, ele percebeu a existência de semelhanças entre os animais vivos e em extinção. Ele levantou a ideia, de que os organismos vivos estão em constante concorrência e, a partir dela, somente os seres melhores preparados às condições ambientais impostas, poderiam sobreviver. Evolucionismo

20 O homem e o macaco possuem uma mesma ascendência, a partir da qual, estas e outras espécies se desenvolveram ao longo do tempo. Contudo, isso não quer dizer, conforme muitos afirmam, que Darwin supôs que o homem é um descendente do macaco.. Evolucionismo

21 Em sua obra, A Origem das Espécies, ele sugere que o homem e o macaco, em razão de suas semelhanças biológicas, teriam um mesmo ascendente em comum. Evolucionismo

22 A seleção natural explica o processo de adaptação e especialização dos seres vivos. Segundo esse processo, características hereditárias favoráveis tornam-se mais comuns em gerações futuras. Os mais adaptados conseguem sobreviver. Evolucionismo

23 Entre todos os animais, somos os únicos capazes de criar e transformar o conhecimento. Somos os únicos capazes de aplicar o que aprendemos, por diversos meios. Somos os únicos capazes de criar um sistema de símbolos, como a linguagem. 4- O Conhecimento

24 Empírico Cientifico Filosófico Teológico 4-Conhecimento Existem diferentes tipos de conhecimentos:

25 Conhecimento Empírico Também chamado vulgar ou de senso comum. É o conhecimento do povo. Resulta de ensaios, de tentativas e erros. Obtido através de experiências pessoais feitas ao sabor das circunstâncias da vida e das tradições da coletividade.

26 Exemplo: A chave está emperrando na fechadura e, de tanto experimentarmos abrir a porta, acabamos por descobrir (conhecer) um jeitinho de girar a chave sem emperrar. Conhecimento Empírico

27 Conhecimento Científico Da transformação de nossas dúvidas em certezas, se origina o conhecimento científico. Resulta de nossa tentativa de reconstruir teoricamente o universo.

28 Exemplo: Descobrir uma vacina que evite uma doença; descobrir como se dá a respiração dos peixes. Conhecimento Científico

29 Características do Conhecimento Científico É metódico (por meio da experimentação ou da evidência dos fatos observáveis produz seus postulados). É rigoroso, possui intenso controle. É objetivo, busca evidência e comprovação dos fatos. Ciência como processo de construção permanente.

30 Conhecimento filosófico Objetos da filosofia, são realidades mediadas, que ultrapassam o limite da experimentação. Filosofia procura compreender a realidade em seu contexto mais universal. Não há soluções para um grande número de questões, entretanto, habilita o ser humano a ver melhor o sentido da vida concreta.

31 Características do Conhecimento Filosófico É especulativo, (não exige confirmação experimental) É abrangente, (busca compreensão coerente da realidade).

32 Filosofia é Paixão - O Filósofo antes de tudo é uma amante da sabedoria. Toda atitude humana, inicialmente é passional. O que move o mundo não é a razão, mas a paixão. "O coração tem razões que a própria razão desconhece Pascal.

33 Conhecimento Teológico Como explicar, o que parece não ter explicações ? O conhecimento teológico, tem como fundamento a existência divina. Dela não se discute a autoridade. Dela se aceita, sem restrições, seus dogmas de fé.

34 Características do Conhecimento teológico 1)É valorativo (proposições sagradas) 2)Não é terreno (depende de entidades divinas) 3)É sistemático (explica a origem, o significado, a finalidade) 4)Não é provável ( não há evidências) 5)É dogmático (depende de atos da fé)

35 Exemplo: Acreditar que alguém foi curado por um milagre, ou acreditar em Duende, acreditar em reencarnação, acreditar em espírito etc. Conhecimento teológico

36 Diversidade de conhecimento Ao longo de nossas vidas, deparamo-nos com uma diversidade de seres e objetos. Presenciamos múltiplos fenômenos. O conhecimento não é homogêneo, o modo como produzimos este conhecimento é que irá determinar, a natureza desse conhecimento. São essas diferenças que caracterizam tipos distintos de conhecimentos.

37 5-Impacto Ambiental - Homem e o Meio Ambiente Com a evolução da raça humana, notaram-se importantes avanços na tecnologia das ferramentas e o rápido crescimento da população. O rápido crescimento demográfico ocasionou o impacto do homem sobre o meio ambiente.

38 O crescimento contínuo das sociedades humanas remonta as sociedades pré-capitalistas e permanece em nossa concepção, causando danos irreversíveis à natureza. 5-Impacto Ambiental - Homem e o Meio Ambiente

39 A Revolução Industrial, ocorrida nos séculos XVIII e XIX, estabelece a necessidade social da expansão permanente do mercado e com isso, o crescente poder de compra, o consumismo. 5-Impacto Ambiental - Homem e o Meio Ambiente

40 5- Impacto Ambiental O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado pelo choque da relação do homem com o meio ambiente, surgiu a partir da evolução humana, ou seja, no momento em que o homem começou a evoluir em seu modo de vida.

41 Exemplos de Impacto ambiental Diminuição da biodiversidade; Erosão; Queimadas; Ilha de calor; Efeito Estufa; Destruição da camada de ozônio; As chuvas ácidas; Mudanças climáticas, etc.

42 O que fazer para diminuir os impactos ambientais: Reflorestar as áreas desmatadas; Criar um processo de despoluição dos nossos rios, córregos; A aplicação do desenvolvimento sustentável; Uso consciente dos recursos naturais; Evitar qualquer tipo de poluição; Conscientizar as gerações futuras sobre a preservação ambiental; Criar leis que garantam essa preservação, etc.

43 6- Bioética, Ética e Moral Bioética é um conjunto de pesquisas, discursos e práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia.

44 Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Ética, Motta (1984) defini como um conjunto de valores que orientam o comportamento do homem em relação aos outros homens na sociedade em que vive, garantindo, outrossim, o bem-estar social, ou seja, Ética é a forma que o homem deve se comportar no seu meio social. 6- Bioética, Ética e Moral

45 7- Processo de aprendizagem Histórico do ensino de Ciências O ensino das Ciências tem sido praticado de acordo com diferentes propostas educacionais. Muitas praticadas na mera transmissão de informações. Tem como recurso exclusivo o livro didático. A partir de 1971, com a Lei 5692, a disciplina Ciências passou a ter caráter obrigatório.

46 A qualidade do curso era definida pela quantidade de conteúdos trabalhados. O principal recurso de estudo e avaliação era o questionário. As atividades práticas passaram a representar importante elemento para a compreensão ativa de conceitos. A preocupação de desenvolver atividades práticas começou a ter presença marcante nos projetos de ensino e nos cursos de formação de professores. 7-Histórico do ensino de Ciências

47 O objetivo fundamental do ensino de Ciências Naturais passou a se dar condições para o aluno vivenciar o que se denominava método científico, ou seja, a partir de observações, levantar hipóteses, testá-las, refutá-las e abandoná-las quando fosse o caso, trabalhando de forma a redescobrir conhecimentos. Histórico do ensino de Ciências

48 Atualmente, o ensino de Ciências ainda é trabalhado em muitas salas de aula não levando em conta sequer o progresso relativo que essa proposta representou. Histórico do ensino de Ciências

49 7- O ensino de Ciências O ensino de ciências, deve contribuir para: o domínio das técnicas de leitura e escrita; permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade; apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos; garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local.

50 Propostas Alternativas Para o Ensino de Ciências Apesar da importância, o ensino de Ciências Naturais tem sido conduzido de maneira desinteressante. Primeiro deve haver uma seleção criteriosa de conteúdos Deve-se utilizar métodos ativos: observações, experimentações, jogos, textos para que os alunos se interessem pelo conteúdo e superem a abordagem fragmentada, buscando a interdisciplinaridade.

51 O modelo tradicional de ensino: Trata o conhecimento como um conjunto de informações que são simplesmente passadas dos professores para os alunos. Os alunos fazem papel de ouvintes. Os conhecimentos passados são apenas memorizados por um curto período de tempo.


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