A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização. LIBERALISMO Conjunto de teorias políticas e econômicas, que tem como princípio a defesa da liberdade econômica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização. LIBERALISMO Conjunto de teorias políticas e econômicas, que tem como princípio a defesa da liberdade econômica."— Transcrição da apresentação:

1 Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização

2 LIBERALISMO Conjunto de teorias políticas e econômicas, que tem como princípio a defesa da liberdade econômica. Teve origem nas idéias do Filósofo John Locke no Século XVII, mas ganhou forças no século XVIII através do pensamento do filósofo e economista Adam Smith.

3 LIBERALISMO PRINCÍPIOS: Defesa da propriedade privada. Livre mercado. Igualdade perante a Lei.

4 NEOLIBERALISMO Retomada do Liberalismo. Idealizado por Milton Friedman na década de 70, como alternativa à crise gerada pelo aumento do petróleo. Conjunto de idéias políticas e econômicas que defende a não intervenção do Estado na Economia.

5 NEOLIBERALISMO PRINCÌPIOS: Não intervenção do Estado na economia e redução de sua interferência no mercado de trabalho. Estado Mínimo. Abertura da economia às multinacionais. Fim do protecionismo econômico. Desburocratização estatal. Defesa dos princípios econômicos capitalistas.

6 GLOBALIZAÇÃO Fenômeno social que ocorre em escala global. Fase da expansão do capitalismo. Expansão dos mercados e, portanto, dos lucros, permitindo a concorrência entre produtos nacionais e estrangeiros. Principais agentes: grandes corporações mundiais. Permitiu a formação de blocos econômicos

7 GLOBALIZAÇÃO PONTOS POSITIVOS Permitiu a evolução das organizações. Favoreceu a melhoria de produtos/serviços. Incentivou o desenvolvimento tecnológico. PONTOS NEGATIVOS Aumentou a diferença entre os países ricos e os pobres. Favoreceu o acúmulo de grandes riquezas. Aumentou a exploração sobre o trabalhador. Elevou o desemprego. Elevou a interdependência entre as nações.

8 A globalização econômica como realidade

9

10 A comunidade de parceiros estratégicos compreende um seleto grupo de 100 companhias globais que representam diversas regiões e indústrias. Eles acreditam no poder de interação das partes interessadas na condução de mudanças positivas e trabalham juntos no Forum para ajudar a modelar as agendas da indústria regional e global...

11 ...Parceiros estratégicos provocam um impacto tangível nas questões globais e na sociedade contribuindo para melhores decisões políticas, informando as decisões nos negócios, compartilhando melhores práticas e engajando as partes interessadas para além dos objetivos comerciais.

12 O fenômeno da globalização ou da mundialização lança uma nova noção de ordem internacional, na qual os Estados-Nações encontram-se interconectados em uma rede global, coexistindo com forças supranacionais, intergovernamentais e transnacionais, estando incapaz de determinar seu próprio destino fora dos limites dos interesses dos outros atores. (David Held)

13 expansão planetária da economia de mercado, ao aumento contínuo do comércio de bens e serviços, à dependência crescente das economias nacionais a vista de seu comércio empresas transnacionais na economia capitalista porosidade das fronteiras estatais O progresso científico e tecnológico em curso, associados à expansão planetária da economia de mercado, ao aumento contínuo do comércio de bens e serviços, à dependência crescente das economias nacionais a vista de seu comércio, às mudanças nos modos de produção, no papel crescente dos serviços, dos fluxos de capital e das empresas transnacionais na economia capitalista, à conexão sempre mais forte das sociedades nacionais e à porosidade das fronteiras estatais, são algumas das manifestações das mudanças econômicas e sociais, cuja intensidade, rapidez e talvez novidade constituam bem uma das marcas distintivas da mundialização. (Pierre de Sernaclens)

14 Contemporaneidade Expansão planetária da economia de mercado Expansão planetária da economia de mercado Dependência crescente das economias nacionais a vista de seu comércio Dependência crescente das economias nacionais a vista de seu comércio Empresas transnacionais na economia capitalista Empresas transnacionais na economia capitalista, Porosidade das fronteiras estatais Porosidade das fronteiras estatais

15 Consequências

16 Após 1989 já houve cerca de 60 conflitos armados com mais de 17 milhões de refugiados. As 225 maiores fortunas do globo representam 1000 bilhões de euros, que é o equivalente à renda anual de 45% dos mais pobres da população mundial (2,5 bilhões de pessoas). As pessoas estão mais ricas que os estados. As 15 pessoas mais ricas ultrapassam o PIB da África Subsaárica. Em 1960 os 20% da população que vivia nos países mais ricos tinham uma renda 30 vezes superior a dos 20% mais pobres. Em 1995 a renda é 80 vezes superior. Para atender às necessidades sanitárias e nutricionais fundamentais custaria 12 bilhões de euros, isto é, o que os habitantes dos EUA e União Européia gastam por ano em perfume e menos do que gastam em sorvete. Morrem anualmente 30 milhões de pessoas por fome. Esta é uma arma política, uma arma de guerra e cria o "charité business". As fusões de empresa têm permitido diminuir o número de empregos. Cada uma das 100 principais empresas globais vende mais do que exporta cada um dos 120 países mais pobres. As 23 empresas mais importantes vendem mais que o Brasil. Elas controlam 70% do comércio mundial.(Cf. MELLO, Celso D. de Albuquerque. Curso de Direito Internacional Público. Rio de Janeiro: Renovar, 14 ed, vol I, 2002, p.57)..


Carregar ppt "Liberalismo, Neoliberalismo e Globalização. LIBERALISMO Conjunto de teorias políticas e econômicas, que tem como princípio a defesa da liberdade econômica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google