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Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez. A sigla SWOT vem das palavras inglesas Strengths (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades);

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Apresentação em tema: "Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez. A sigla SWOT vem das palavras inglesas Strengths (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades);"— Transcrição da apresentação:

1 Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez

2 A sigla SWOT vem das palavras inglesas Strengths (Forças); Weaknesses (Fraquezas); Opportunities (Oportunidades); e Threats (Ameaças). Essa matriz foi desenvolvida pelas pesquisas na Universidade de Stanford por Albert Humphrey, durante as décadas de , e vem sendo usada até hoje pelas empresas. Uns dos principais benefícios de se utilizar essa ferramenta, é que ela mostra o panorama geral da situação pela qual a organização está vivendo.

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4 Forças – são os recursos e capacidades que tornam a empresa mais competitiva perante seus concorrentes. Alguns elementos que podem considerados como força: Capacidade produtiva – caso seja uma empresa com grande capacidade de produção, a produção em escala diminui os custos. Preços mais baixos – devido ao elemento anterior ou a qualquer outro fator que proporcione melhores preços aos consumidores. Produtos de maior qualidade - as características que fazem seu produto se destacar perante os concorrentes. Capacidade de distribuição – produtos encontrados em diversos pontos têm melhor poder de penetração no mercado.

5 Fraquezas – são os pontos mais vulneráveis de uma empresa. São elementos que visivelmente percebemos como mais competitivos versus nossos concorrentes. Seguem alguns dele: Recursos limitados – tanto financeiros, quanto de pessoal. Deficiência de atendimento - as equipes que lidam diretamente com o consumidor ou cliente final se estiverem mal treinadas também podem passar uma imagem negativa da empresa. Distribuição limitada – produtos não alcançam todos os mercados em potencial. Imagem da empresa enfraquecida – desgaste devido a algum acontecimento ou falhas no produto apresentado. Problemas operacionais e políticos internos – brigas entre áreas, falta de processos e organização. Produtos defasados – produtos dos concorrentes com mais atributos ou valor agregado.

6 Oportunidades – Favorecimento de regulamentações – existem mercados que possui uma regulamentação muito rígida com alguns produtos, portanto uma nova brecha nas leis pode se tornar uma oportunidade. Novas tecnologias – com a descoberta de novas tecnologias voltadas para seu mercado pode-se investir na melhoria dos produtos. Novas alianças – parcerias com novos fornecedores podem significar diminuição de custos e novas estratégias. Entrada em novos mercados – Pode ser feita por melhoria na distribuição, entrada em mercados externos ou novos canais. Fatores econômicos – o país passando por uma melhoria econômica influencia toda a cadeia. Os consumidores têm melhoria do poder de aquisição e os mercados podem ter rápido crescimento. Dificuldades da concorrência – aproveitar um momento ruim de seus concorrentes para fazer uma comunicação, promoção ou lançamento de produto é um elemento chave para aumentar as vendas e participação de mercado.

7 Ameaças – são elementos de importante análise. Ao formular nossas estratégias devemos estar sempre de olho nas ameaças de novo mercado para traçarmos planos sempre pró-ativos ao que poderá acontecer. Entrada de novos concorrentes – tanto de mercado interno, quanto do externo. Introdução de produtos substitutos – produtos similares que possuem semelhantes características ou função com maior qualidade ou preços mais baixos. Diminuição do consumo – queda da atividade econômica do país. Novas mudanças nas leis e impostos. Ciclo de vida do produto em declínio

8 Uma vez formulada a matriz SWOT já podemos começar a traçar as metas que desejamos alcançar As metas devem ser desenvolvidas de acordos com alguns critérios, como: Prioridades – o que deve ser trabalhado primeiro? O que realmente já é uma fraqueza e/ou uma ameaça que está prejudicando nosso negócio. Faça uma lista dessas prioridades. Metas factíveis – as metas não podem, nem devem ser aleatórias. Não adianta, por exemplo, colocar como objetivo aumentar as vendas em 30% em determinado período se temos como histórico um crescimento de apenas 5%. Levante dados e informações que possam basear suas metas. Continuidade - Uma vez definida as metas, devemos pensar em sua continuidade, ou seja, se os objetivos são contínuos (p.e. crescer 5% a cada ano ou se são descontínuos (crescer 5% no próximo ano). Essa questão também é importante para definir a factibilidade dessas metas. Tempo de alcance – como já foi citado anteriormente estabelecer em que tempo ocorrerão essas mudanças. (veremos como será o acompanhamento na próxima semana) Responsáveis – quais serão as áreas e equipes responsáveis que irão trabalhar para alcançar essas metas. Assim como quem será o supervisor por organizar passo-a-passo o andamento das tarefas.


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