Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
2
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania
Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
3
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa
Conteúdo: - Émile Durkheim e os Fatos Sociais; Mannheim e a Educação como técnica social; Karl Marx: Sociedade, Contradição e Emancipação
4
Referência Bibliográfica:
DURKHEIM, Emile. A evolução Pedagógica. São Paulo: Artmed, 1995. MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, p
5
Fundador da Escola Francesa de Sociologia
Émile Durkheim Fundador da Escola Francesa de Sociologia Sociologia Moderna Pesquisa empírica + teoria sociológica Francês:
6
“Os fatos sociais devem ser tratados como coisas” Durkheim
PREPONDERÂNCIA PROGRESSIVA DA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA Consenso da sociedade Solidariedade entre seus membros Solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade Norma moral = norma jurídica
7
Princípio da “Consciência Coletiva”
Socialização Fato social = generalidade (sentimento) + exterioridade (pensamento) + coercitividade (fazer)
8
“INSTITUIÇÃO SOCIAL : “é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.”
9
DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL
SOLIDADRIEDADE ORGÂNICA ENTRE OS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.