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PublicouJuan Caravalho Alterado mais de 10 anos atrás
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ADAPTAR À DIFERENÇA ESCOLA BÁSICA P. JOAQUIM MARIA FERNANDES SOUSEL
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APRESENTAÇÃO E JUSTIFICAÇÃO No âmbito do tema Acessibilidade para todos, este ano resolveu pensar-se numa proposta de solução concreta com o objectivo de eliminar uma lacuna existente na nossa Escola: a criação de uma Instalação Sanitária destinada a alunos com Necessidades Educativas Especiais. Até ao momento ainda não tinha sido necessário, mas para o ano sabemos que iremos ter um aluno com Espinha Bífida, o que origina a criação de um espaço próprio com algumas características específicas, nomeadamente, a nível de equipamento:
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nomeadamente, apoio para mudança de fraldas (maca), mangueira de duche com água quente para o aluno não descurar sua higiene íntima, arrumos (armário e prateleiras) destinados a guardar o material de incontinência (fraldas, algálias), de higiene, bem como peças de roupa alternativas, para além de uma sanita e lavatório já existentes e respectivos apoios. Será também ser instalado um cilindro de aquecimento de água para lavagens com regulação de temperatura e aquecimento ambiente accionado por comando remoto, com o objectivo de evitar situações de risco.
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Pretende-se controlar a propagação de bactérias e micróbios e proteger os outros alunos de possíveis contágios, assim como evitar que o aluno fique sujeito a uma série de microrganismos que se encontram nos sanitários comuns e cujo sistema imunitário não o consiga proteger. Este espaço é também importante para garantir a sua privacidade e a de quem o acompanhe, no caso de ser uma auxiliar de apoio educativo. Surge assim, a necessidade de adaptar uma Instalação Sanitária independente, já existente, eliminando algumas barreiras arquitectónicas. A Escola manifesta a intenção de implementar a execução com brevidade.
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Existente: Levantamento fotográfico Levantamento desenhado O acesso ao espaço faz-se pelo exterior. A Instalação Sanitária existente é dividida em duas por uma parede com uma porta, de um lado encontra-se o lavatório, do outro a sanita.
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Proposta de solução O espaço cedido é pequeno, mas permite a deslocação em cadeira de rodas e os alcances foram estudados de forma a permitir as acessibilidades necessárias ao desempenho das funções pretendidas.
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O espaço será decorado com desenhos de alunos da turma concebidos propositadamente para a exposição do Dia da Pessoa com Deficiência em Dezembro passado. Estes desenhos foram executados na disciplina de Educação Visual com o objectivo de levar as pessoas a encarar a deficiência e a diferença com normalidade, de modo a facilitar a inclusão. Cada aluno pesquisou uma imagem de uma pessoa com uma deficiência, imprimiu-a e colou um pedaço de papel por cima de uma parte dessa imagem de maneira a poder ver essa pessoa com deficiência como se ela não a tivesse.
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LEVANTAMENTO FOTOGRÁFICO
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PLANTA ANTES DEPOIS
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CORTE A A ANTES DEPOIS
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CORTE B B ANTES DEPOIS
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CORTE C C ANTES DEPOIS
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CORTE D D ANTES DEPOIS
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Maquete Considerações finais A presente proposta de solução constitui assim, uma iniciativa que contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência ou incapacidade na nossa Escola. Foi elaborada por alunos do 9ºB, turma a que pertence um aluno com Necessidades Educativas Especiais no âmbito do estudo da Metodologia do projectual, da Representação Técnica de Formas e da Relação Homem – Espaço.
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Foram adoptadas metodologias personalizadas de trabalho e de aprendizagem adequadas a objectivos visados. Foi efectuada a pesquisa, selecção e organização da informação para a transformar em conhecimento mobilizável. Foram adoptadas estratégias adequadas à resolução do problema em causa e tomadas decisões convenientes.
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